Blog
“Gestão e Negócios Sustentáveis”, de
autoria de Superdotado Álaze Gabriel.
Disponível
em http://gestaoenegociosustentaveis.blogspo.com/
1.1.8
Planejamento de
Financiamentos/Investimentos
Alicerçados numa
análise mercadológica e num planejamento estratégico bem fundamentados,
desenvolvemos o planejamento de financiamentos/investimentos explanando os financiamentos
que realizamos, tanto de capital de giro como de capital fixo, diretamente do
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Como síntese,
entretanto, apresentamos as tabelas a seguir:
TOTAL DE FINANCIAMENTOS BNDES
|
|||
PRODUTO BNDES
|
AMORTIZAÇÃO
|
N° DE PREST.
|
TAXA DE JUROS
|
BNDES
AUTOMÁTICO
|
R$200.000,00
|
60
|
6,07%
a.a./0,492283 a.m.
|
FINAME
|
R$221.264,46
|
12
|
4,28%
a.a./0,35 a.m.
|
TOTAIS
|
R$421.264,46
|
-
|
-
|
TOTAL
AMORTIZAÇÃO
|
TOTAL DE JUROS
|
TOTAL
DESPENDIDO
|
R$12.000.000,00
|
R$1.801.755,19
|
R$13.801.755,19
|
R$2.655.173,48
|
R$60.300,20
|
R$2.715.473,68
|
R$14.655.173,48
|
R$1.862.055,39
|
R$16.517.228,87
|
Observação:
decidimos unanimemente, após reunião do Conselho Administrativo Executivo –
CAE, utilizar dois produtos do BNDES, a saber, o FINAME e o BNDES Automático,
visto que esse órgão governamental de fomento ao desenvolvimento econômico e
social disseminará nossos investimentos em iniciativas socioambientais
responsáveis em seu site institucional, na Revista Época Negócios bem como na
Globo e Globo News, o que se fôssemos realizar sem tais financiamentos seria
muito mais dispendioso. Por realizarmos ambos os financiamentos diretamente do
BNDES, obtivemos juros menores, também reflexo da linha que selecionamos, a de
Apoio aos Investimentos do Meio Ambiente. Nosso projeto Socioambiental inclui
instalação de duas lojas em Três Corações, o que gerará 130 novos postos de
trabalho e renda para os moradores do município, implantaremos o Instituto de
Responsabilidade Socioambiental Comunitário – IRSAC, mediante o qual
forneceremos treinamentos diversos gratuitos à comunidade com disciplinas tais
como Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Ética e Cidadania,
Finanças Pessoais, Informática, Inglês, Espanhol, Literatura, Artes e Educação
Física, além de concedermos uma espaço, especificamente falando uma quadra
poliesportiva para esportes diversos (handebol, vôlei, basquete, futebol, etc.)
bem como dança, música, teatro e folclore; com isso objetivamos atenuar os
elevados índices de marginalidade e criminalidade do local, incluindo social e
digitalmente a inteira comunidade. Ademais, nosso projeto vai além disso, por
exemplo construindo barragens protetoras da nascente do Rio Furnas, localizada
em Três Corações, contribuindo então para a preservação do inteiro Rio Grande,
um dos principais do nosso país.
1.1.9
Planejamento
Financeiro/Orçamentário
Alicerçados
numa análise mercadológica e num planejamento estratégico bem fundamentados,
desenvolvemos o planejamento financeiro/orçamentário explanando o faturamento
empresarial mensal, mediante quadros financeiros comparativos trimestrais. Vide
algumas tabelas a seguir:
HISTÓRICO FATURAMENTO MÉDIO
TRIMESTRAL SUPER MX 2011 E 2012
|
|||||||||
Competência
|
Lojas Super MX – Faturamento em
milhões de reais
|
Total
|
Compar. 2012/2011 (%)
|
||||||
M
|
F1
|
F2
|
F3
|
F4
|
F5
|
||||
Maio/2012
|
3,6
|
2,9
|
4,5
|
4,2
|
4,1
|
3,8
|
23,1
|
7,94
|
|
Abril/2012
|
3,2
|
3,3
|
3,9
|
3,7
|
4,2
|
2,5
|
20,8
|
-1,89
|
|
Março/2012
|
3,3
|
2,8
|
4,4
|
4
|
4,3
|
3,6
|
22,4
|
2,28
|
|
Fev/2012
|
3,5
|
2,5
|
4,7
|
3,8
|
3,9
|
3,5
|
21,9
|
0,46
|
|
Jan/2012
|
4,1
|
2,7
|
4,8
|
3,6
|
4
|
3,7
|
22,9
|
3,62
|
|
MÉDIA T1
|
3,5
|
2,8
|
4,5
|
3,9
|
4,1
|
3,4
|
22,2
|
2,48
|
|
ANO 2011
|
|||||||||
Dez/2011
|
4,2
|
2,8
|
4,6
|
4,1
|
4,2
|
3,7
|
23,6
|
T4/T3
|
|
Nov/2011
|
3,7
|
2,6
|
4,2
|
3,8
|
4,1
|
3,3
|
21,7
|
-1,76
|
|
Out/2011
|
3,8
|
3
|
4
|
3,5
|
3,8
|
3,5
|
21,6
|
T4/T2
|
|
MÉDIA T4
|
3,9
|
2,8
|
4,3
|
3,8
|
4,0
|
3,5
|
22,3
|
5,19
|
|
Set/2011
|
4
|
3,2
|
4,3
|
3,7
|
4
|
3,8
|
23,0
|
T4/T1
|
|
Agosto/2011
|
3,8
|
3,1
|
4,5
|
4,2
|
4,1
|
3,4
|
23,1
|
1,67
|
|
Julho/2011
|
3,4
|
3,3
|
4,4
|
4,1
|
3,9
|
2,9
|
22,0
|
||
MÉDIA T3
|
3,7
|
3,2
|
4,4
|
4,0
|
4,0
|
3,4
|
22,7
|
||
Junho/2011
|
3,6
|
3
|
3,9
|
3,8
|
3,9
|
2,8
|
21
|
T3/T2
|
|
Maio/2011
|
3,9
|
2,7
|
4
|
4,3
|
3,8
|
2,7
|
21,4
|
7,08
|
|
Abril/2011
|
3,3
|
2,5
|
4,1
|
4,1
|
4,2
|
3
|
21,2
|
T3/T1
|
|
MÉDIA T2
|
3,6
|
2,7
|
4,0
|
4,1
|
4,0
|
2,8
|
21,2
|
3,50
|
|
Março/2011
|
3,7
|
2,4
|
4,6
|
4
|
4
|
3,2
|
21,9
|
||
Fev/2011
|
4,1
|
2,9
|
4,2
|
3,7
|
3,8
|
3,1
|
21,8
|
||
Jan/2011
|
3,9
|
3,1
|
3,8
|
3,6
|
4,3
|
3,4
|
22,1
|
T2/T1
|
|
MÉDIA T1
|
3,9
|
2,8
|
4,2
|
3,8
|
4,0
|
3,2
|
21,9
|
-3,34
|
|
Média Final
|
3,8
|
2,9
|
4,2
|
3,9
|
4,0
|
3,2
|
22,0
|
||
RESUMO FATURAMENTO BRUTO MENSAL
– 05/2012
|
|
CONTAS
|
VALOR MONETÁRIO (R$)
|
VENDAS MERCADORIAS
|
10.842.473,50
|
JUROS ATIVOS
|
1.498.600,00
|
ALUGUÉIS ATIVOS
|
181.600,00
|
DESCONTOS ATIVOS
|
968.432,00
|
DIVIDENDOS RECEBIDOS
|
5.822.314,50
|
RENDIMENTOS DE APLIC. FINANC.
|
3.786.580,00
|
TOTAL
|
23.100.000,00
|
Após
minuciosa análise financeira do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo do
Resultado do Exercício, ambos do mês de maio de 2012, chegamos às seguintes
conclusões:
Faturamento
Empresarial 05/2012:
R$23.100.000,00;
Custos Totais (variáveis + fixos) 05/2012: R$8.305.153,40;
Lucro
Líquido 05/2012: R$14.794.846,60.
Para síntese da
situação financeira atual, disponibilizamos tanto em nossos murais internos
corporativos como no nosso site institucional, um quadro demonstrativo da
análise financeira realizado na competência maio de 2012. Vide a seguir:
DEMONSTRATIVO DE ANÁLISE
FINANCEIRA – MAIO/2012
|
|||
N°
|
NOME DO ÍNDICE
|
FÓRMULA
|
VALORES
|
1
|
Liquidez
Imediata
|
ACDISP/PC
|
4,0642
|
2
|
Liquidez
Corrente
|
AC/PC
|
5,0362
|
3
|
Liquidez
Seca
|
(AC
– EST)/PC
|
5,0239
|
4
|
Liquidez
Geral
|
(AC
+RLP)/(PC+ELP)
|
3,0256
|
5
|
Composição
da Dívida
|
PC/CT = PC/(PC+PE)
|
31%
|
6
|
Grau de Endividamento
|
CT/PL = (PC+PE)/PL
|
24%
|
7
|
Partic. do CT
|
CT/AT = (PC+PE)/AT
|
19,3%
|
8
|
Retorno sobre Investim.
|
TRI (ROI) = LL/AT x 100
|
7,4% a.m.
|
9
|
Retorno do PL
|
TRPL (ROE) = LL/PL x 100
|
9,17% a.m.
|
10
|
Pay Back ROI
|
TMRI = 100%/TRI
|
1 m e 10,5 d
|
11
|
Pay Back ROE
|
TMRPL = 100%/TRPL
|
10 m e 27 d
|
12
|
Rentabilidade do Ativo
|
RA = LL/AT x 100
|
R$7,40
|
13
|
Rentab.
do Cap. Próprio
|
RCP
= LL/PL x 100
|
R$9,17
|
14
|
Participação
do PL
|
PPL
= PL/AT
|
80,7%
|
15
|
Rotativ.
do Estoque
|
RE
= CV/EM = CMP/EM
|
5 giros
|
16
|
Prazo
Médio Pgto Comp.
|
PMPC
= FM/CM
|
0 (tudo pago)
|
17
|
Prazo
Médio Rbto Vendas
|
PMRV
= DRM/VM
|
94 dias
|
18
|
Posicionamento
Relativo
|
PR
=PMPC/PMRV
|
0 (em dia)
|
19
|
Giro
(rotativ.) do Ativo
|
GA
= VL/AM
|
0,28 = 3,5 giros
|
20
|
Margem
de Luc. Bruto
|
MB
= LB/VL
|
67%
|
21
|
Margem
de Luc. Operac.
|
MO
= LO/VL
|
51%
|
22
|
Margem
de Luc. Líquido
|
ML
= LL/VL
|
34%
|
23
|
Margem
de Cont. Simples
|
MC
= PV – (CV + DV)
|
R$17.091.360,53
|
24
|
Margem
de Cont. Ponder.
|
MCP = %MC x PART fat.
|
54,76%
|
25
|
Ponto de Equilíbrio (R$)
|
PE (R$) = DF/%MC
|
R$4.193.780,00
|
26
|
Ponto
de Equil. (Quant.)
|
PE (Quant.)= (PE (R$) x
PART.)/PV
|
3.439 ítens
|
27
|
Imobil.
do Capital Próprio
|
ICP
= APIM/PL
|
1,3 = 130%
|
28
|
Grau
de Imobilização
|
GI
= PL + (0,5 x PE)/AP + ARLP
|
49,51%
|
29
|
Nec.
Capital de Giro (R$)
|
NCG
= ACO - PCO
|
R$1.310.946,50
|
30
|
Nec.
Capital de Giro (%)
|
NCG
= ACO/PCO
|
1,38 = 138%
|
31
|
Capital
de Giro (R$)
|
CDG
= PNC - ANC
|
R$19.916.269,41
|
32
|
Capital
de Giro (%)
|
CDG
= PNC/ANC
|
1,34 = 134%
|
33
|
Solvência
|
IS = X1 + X2 + X3 - X4 - X5
|
12,576133
|
Corolário: o Supermercado Mercantil X LTDA
encontra-se financeiramente saudável.
1.1.10
Cronograma para
implantação do PN
Nesse subtópico
apresentamos um quadro informativo de todas as nossas principais estratégias
empresarias, com suas respectivas finalidades, resultados esperados,
responsáveis por sua execução, prazos mínimos e máximos de retorno financeiro,
moral e social sobre os investimentos realizados, bem como a sequência lógica e
prática para implantação dos nossos seis principais planejamentos –
estratégico, estrutural/operacional, trade marketing, RSAE,
financiamentos/investimentos e financeiro/orçamentário.
· Razão Social: Supermercado Mercantil X LTDA.
· Data da Constituição: 01/06/1962.
· Nome Fantasia: Super MX.
· CNPJ: 09.483.578/0001-10 (matriz); 60.840.691/0002-63 (filial 1);
84.494.129/0003-93 (filial 2); 44.471.688/0004-52 (filial 3);
02.685.377/0005-23; e 02.138.483/0006-10 (filial 5).
· Inscrição Estadual: 186.001.582.0028 (matriz); 524.451.003.0021 (filial 1);
172.894.255.0015 (filial 2); 193.847.336.0081 (filial 3); 452.667.891.0074
(filial 4); 147.236.859.0012 (filial 5).
· Inscrição Municipal: ISENTO.
· O foco da empresa: comercialização varejista.
· Produtos: mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios.
· Campo de Atuação: seis municípios estratégicos do Sul de Minas, a saber: São Lourenço,
Varginha, Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Itajubá.
· Setor de atividade/Segmento/CNAE: comércio varejista – supermercado – CNAE 47.11-3/02.
· Forma Jurídica: sociedade limitada, código de natureza jurídica 224-0 (RFB),
representada pelos seus quatro sócios administradores, a saber: Álaze Gabriel
do Breviário, Paulo Daniel Gonçalves Gannam, Jarbas Viana da Silveira e Pedro
Henrique Siqueira.
· Porte Empresarial: Média-grande – classificação BNDES (de 90 a 300 milhões de faturamento
anual) e Grande Porte segundo classificação SEBRAE (mais de 100 funcionários).
· Enquadramento Tributário: a) âmbito federal: Lucro Real.
b) âmbito estadual:
Contribuinte Normal.
c) âmbito
municipal: Isento de I.M.
·
Composição societária: 4 sócios administradores, a saber: Álaze Gabriel do Breviário,
diretor geral, majoritário; Paulo Daniel Gonçalves Gannam, diretor comercial e
operacional, minoritário; Pedro Henrique Siqueira, diretor administrativo e de
Recursos Humanos, minoritário; e Jarbas Viana da Silveira, diretor financeiro e
contábil, minoritário.
1.3 Dados dos empreendedores
15
Sócio 01 - Majoritário
Nome: Álaze Gabriel do Breviário
Endereço: Rua M, 10 – Conjunto Habitacional José Antônio Mendes –
N. Sra. de Lourdes
Cidade: São Lourenço Estado: MG
Telefone 1: 35 8751 0623 Telefone 2: 35 8404 4205
Perfil (breve currículo):
GRADUANDO EM PROCESSOS GERENCIAIS pela Universidade Bráz Cubas; cursando 16° curso técnico,
esse em contabilidade, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; assistente administrativo e jurídico; operador de ambiente
Windows e Linux, pacote office e openoffice, Ladware, Cial, Prosoft, SIGPC,
softwares contábeis públicos e outros; com doze anos de atuação no mercado de
trabalho, sendo sete anos no comércio varejista e cinco no segmento de
prestação de serviços.
ADVOCACIA DR.
RUBÉLIO DE CARVALHO - 2011: Secretário e Assistente Jurídico (1 ano). Responsável
pelo (a): IRPF, emissão de CND's, inventários, procurações, petições,
declarações, consultas processuais online, organização arquivológica advocatícia
impressa e eletrônica (salvos no computador), instalação de periféricos de
entrada, saída e mistos no PC, configuração de protocolos de e-mail e de
internet, realização de download, upload, backup, pagamento de contas online e
convencional, depósitos bancários, atuação junto a órgãos públicos
governamentais (RFB, Prefeitura, AF, Fórum e tribunais) e pessoas jurídicas
privadas (outros escritórios de advocacia e de contabilidade) na resolução de
processos advocatícios.
FUNDAÇÃO
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - LEI 8745/93 - 2010: Agente Censitário
Municipal/Supervisor (contrato temporário estatutário) (10 meses). Gerente do
Posto de Coleta do IBGE, responsável pelo (a): liderança de sessenta e dois funcionários
temporariamente contratados; fornecimento de treinamentos presenciais na Faculdade
São Lourenço aos sete supervisores e cinquenta e cinco recenseadores durante as
etapas da Pré-Coleta e, no Posto ou nos setores, durante a Coleta de Dados do
Censo Demográfico 2010; definição junto aos ACM's dos municípios circunvizinhos
as fronteiras intermunicipais de São Lourenço com Pouso Alto, São Sebastião do
Rio Verde, Carmo de Minas e Soledade de Minas; participação de todas as
reuniões censitárias realizadas durante o ano; divulgação e liderança,
juntamente com sete supervisores, da realização do Censo Demográfico 2010, nas
escolas, nas associações comunitárias, nas rádios, nos nove pontos de atuação
do PSF (Programa da Saúde Familiar) de São Lourenço, aos vereadores e ao
prefeito mediante reuniões extraordinárias; operação e gerência do SIGPC –
Sistema Gerencial do Posto de Coleta; administração do Posto de Coleta;
resultados adicionais: redução de 36% dos gastos com energia elétrica;
conquista da imunidade temporária do IPTU do Posto bem como de todo o seu
mobiliário (mesas, cadeiras e armários) e outros materiais (toalhas, tapetes,
filtros, cafeteira, açúcar, café, copos descartáveis, telefone, etc.).
CONTABILIDADE
JOSÉ ROBERTO MARQUES – 2009/2010: Área Fiscal
(6 meses). Responsável pela:
emissão de tributos federais (DAS, DARF, IRPF, IRPJ ativas e inativas, GPS,
GRU), estaduais (DAE) e municipais; emissão de documentos acessórios federais (CND
da União – tributária e previdenciária, cartão de CNPJ, DAI, Consultas
Processuais, etc), estaduais (CND do Estado) e municipais (CND municipal);
contabilização no Cial Fiscal do faturamento das empresas clientes da
contabilidade. Área Trabalhista (6 meses). Responsável pelo (a):
preenchimento e transmissão da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do
CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), emissão e transmissão da
GFIP/SEFIP, requerimento do seguro-desemprego (no MTE), com as guias CD/SD, a
funcionários de clientes da contabilidade; realização de cálculos trabalhistas.
Área Contábil (6 meses). Responsável pelas inscrições de CNPJ na RFB,
DBE, inscrições estaduais na Receita Estadual (Agência Fazendária), inscrições municipais e alvarás de
localização e funcionamento na Prefeitura, a alvarás sanitários na Vigilância
Sanitária, etc; cálculo do PIR, PIS, COFINS, Pró-labore, Contribuições
Sindicais; contabilização desde a abertura até o fechamento de empresas
(algumas).
ESTÂNCIA
CONTABILIDADE (ESTÁGIO PROFISSIONAL) - 2008: Área Fiscal (1 ano). Responsável
pelo (a): organização arquivológica contábil; emissão de guias de tributos
federais (DARF), estaduais (DAE) e municipais; redação, registro e/ou emissão
de documentos comercias e oficiais, como cartas, ofícios, memorandos,
contratos, guias, declarações, procurações, petições, recibos, inventários,
dentre outros; contabilização na Ledware Contábil do faturamento de todas as
empresas clientes da contabilidade; pagamentos de contas; obtenção de vários
requerimentos - inscrições, procurações, alvarás, consultas processuais ou
homologações, na RFB, AF, Prefeitura, Fórum, Câmara dos Vereadores.
UNIMED SÃO
LÇO COOP. DE TRABALHO MÉDICO (ESTÁGIO PROFISSIONAL) - 2007: Departamento
de Cadastro (2 meses). Responsável pela triagem de todas as
correspondências, faturas, cartas, Avisos de Recebimentos e outros documentos
cooperativos; efetuamento de pagamentos de contas; execução de funções
semelhantes a de carteiros da Empresa de Correios e Telégrafos entregando
mensalmente centenas de correspondências (como faturas, informativos e cartas)
aos clientes da Unimed. Departamento
Financeiro (7 meses). Responsável pela realização diária de serviços
financeiros e bancários tais como: pagamentos de contas, depósitos, saques,
transferências bancárias (DOC e TED), com valores em dinheiro (que variavam de
R$5.000,00 a R$10.000,00 por dia), cheques (que variavam de R$ 1.000,00 a
R$100.000,00 por dia), promissórias e outros títulos de crédito (que variavam
de R$100,00 a R$1.000,00 por semana) e transferências bancárias, as quais eram
efetuadas mediante declaração endossadas pela gerência e pelos três diretores e
remetida ao banco por mim, para garantir a total segurança, variando de R$
1.000,00 a R$500.000,00; obediência às diretrizes departamentais e
organizacionais; resultados adicionais: nunca tive problemas quanto ao trabalho,
nunca fui assaltado, nunca perdi valores, nunca errei de banco ao efetuar os
serviços bancários, embora fosse muito corrido ir diariamente a sete bancos
(Unicred, Itaú, Bradesco, C.E.F., HSBC, Unibanco e Real) e a seus
correspondentes bancários no intervalo de uma hora e meia.
FURTADOS E
SILVA PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA – 2005/2006: Departamento
de Expedição (10 meses). Responsável pela preparação de viagens e expedição
de balas e doces a vários municípios do sulmineiros, alguns municípios de São
Paulo e outros do Rio de Janeiro, fazendo entregas nesses locais; aplicação de
técnicas de negociação junto a fornecedores, representantes comerciais e
autoridades governamentais. Departamento
de Empacotamento (12 meses). Responsável pelo armazenamento, empacotamento,
pesar, selar, rotular e preparação para o departamento de expedição de balas e
doces Yasmim; período de um ano, compreendido desde o princípio do trabalho até
o fim do 12º mês de atuação na empresa. Técnico em caldeiras (12
meses). Responsável pelas limpezas quinzenais na caldeira, reposição de
lenha e controle da pressão interna e externa; período de um ano, compreendido
desde o início do 7º mês de atuação até o fim do 18º mês de atuação; nota
explicativa: remuneração à parte do salário comercial e dos adicionais
cabíveis. Departamento de
Corte (8 meses). Responsável pelo corte e preparação de balas e doces
Yasmim para o departamento de empacotamento; período de oito meses,
compreendidos do incício do 11º mês de atuação ao 18º mês de atuação na
empresa. Departamento de Produção (6 meses). Auxiliar de produção
de balas e doces; período de seis meses, compreendidos desde o início do 13º
mês de atuação até o fim do 18º mês de atuação; nota explicativa: nessa função,
aprendi as dosagens corretas de gorduras vegetais hidrogenadas, de açúcar comum
ou mascavo, de aromatizantes, de corantes, de conservantes, de frutas (quando
era o caso de utilizá-las), de leite líquido ou em pó, de amendoim (no caso de
cajuzinho e balas de amendoim), aprendi o ponto certo de torrar o amendoim e de
cozer as balas e os doces.
SORVETERIA
R'BOM – 2002/2005: Serviços Gerais (1 ano). Responsável por auxiliar
na expedição, na produção, no atendimento aos clientes externos, no estoque e na
reposição dos frios, na câmara fria, na limpeza, na organização de eventos
(tais como as barracas na Festa de Agosto de São Lourenço, festas de casamento,
aniversários e outras no salão de festas da R'Bom) e na realização de entregas
em muitos municípios sulmineiros. Departamento
de Produção (1ano). Responsável pela produção de picolés e sorvetes de
todos os tipos e sabores. Departamento Financeiro (6 meses). Responsável
pelo controle das receitas e despesas das vendas externas de picolés e
sorvetes; resultados adicionais: aumento da lucratividade das vendas externas
de picolés e sorvetes em 10% ensinando aos picolezeiros muitas técnicas
especiais de vendas.
LOJA GIRASSOL – 2000/2001: Divulgador Externo (1 ano). Responsável
pela disseminação das ofertas semanais de cama, mesa e banho da Loja Girassol
em todos os bairros do município de São Lourenço mediante panfletagem
domiciliar e em estabelecimentos comerciais.
Cargo/Funções do Sócio 01: Álaze Gabriel do
Breviário é sócio administrador majoritário, responsável pela direção geral do
Supermercado Mercantil X LTDA. Suas atribuições na sociedade são:
ü
Agenda de reuniões ordinárias e
extraordinárias executivas;
ü
Elaboração, Implantação e Revisão
periódica do Plano de Negócios;
ü
Obtenção de financiamentos de
capital fixo e de giro;
ü
Análise Mercadológica mensal,
semestral e anual (ABRAS, AMIS, concorrência, SEBRAE, BNDES, BACEN, IBGE, FGV);
ü
Pagamento aos sócios administradores
do Pró-labore e da Participação nos Lucros Acumulados;
ü
Desenvolvimento de estratégias
empresariais de crescimento e de competitividade;
ü
Parcerias estratégicas (Unimed,
Tsunami, Produtor, Eldorado, outras);
ü
Avaliação Estratégica Anual (PFOA,
BCG, ANSOFF e MODELO DELTA);
ü
Fiscalização da inteira sociedade
no que tange ao cumprimentos das atribuições;
ü
Endosso obrigatório em
Transferências Bancárias e documentos diversos empresariais;
ü
Banchmarketing;
ü
E-commerce;
ü
Ultimato empresarial.
Sócio 02 - Minoritário
Nome: Paulo Daniel Gonçalves Gannam
Endereço: Avenida Antônio Junqueira de Souza, 588 – Centro.
Cidade: São Lourenço Estado: MG
Telefone 1: 35 8871 2154 Telefone 2: 35 8754 2369
Perfil (breve currículo):
BACHARELADO
EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de
Minas Gerais (2005); nove anos de atuação no mercado de trabalho no setor
comercial varejista, sendo sete anos em grandes redes supermercadistas e dois
no comércio de café.
CAFÉ 3
CORAÇÕES – 2010 a 2011 - CORDENADOR DE VENDAS: Responsável por Belo Horizonte e Região
Metropolitana, atuando na área comercial, coordenando as equipes de supervisão,
vendas, trade marketing e promoções. Responsável pelas contas das redes
multinacionais, nacionais, regionais e pequeno varejo. Acompanhamento de DRE
por cliente, garantindo metas, cobertura, positivação, devolução,
inadimplência, bonificação e desconto pontual. Aplicação de treinamento na
equipe de vendas, desenvolvimento de ações motivacionais. Participação no
recrutamento e seleção de pessoal. Desenvolvimento e controle dos índices e
indicadores da área por equipe e individual. Conhecimento do mercado consumidor
e avaliação das potencialidades para maximizar as vendas. Garantindo a
manutenção das normas e procedimentos internos e cumprimento da Carta de
Conduta. Criação de campanhas internas de premiação pelos resultados obtidos.
Acompanhamento na incorporação e transição da Veloso Tavares (Café Fino Grão).
SUPERMERCADOS REX LTDA - 2009 a 2010 - GERENTE OPERACIONAL: Rede formada por 16 lojas, 1 atacado e 2 centros de distribuição, atuando diretamente na operação de loja, desenvolvendo as equipes e formando profissionais, implantamos o projeto de (Prevenção e Controle de Perdas). Reestruturação administrativa e operacional de algumas lojas, treinamento das equipes e acompanhamento do projeto INDG - GMD (Gerenciamento Matricial de Despesa), treinamento e formação da equipe de base e liderança. Implantação da escola de formação para atender os setores: Açougue, Frios, Padaria e Hortifruti com foco na formação de profissionais para atender os setores mais críticos. Criamos os treinamentos (Capacitando o Formador) e (Treinando a Base). Avaliação e definição de Mix de acordo com perfil de cada loja. Definição de novos processos de RM e reformulação do layout de algumas lojas, controle e apuração de inventário.
UNISSUL SUPERMERCADOS S/A - 2008 a 2009 - SUPERVISOR OPERACIONAL: Rede formada por 13 empresas, 27 lojas e 1 centro de distribuição no Sul de Minas, atuando como supervisor operacional ligado diretamente na operação de loja, desenvolvendo gerentes, subgerentes e lideres de setor aumentando a eficiência operacional, fazendo análises de desempenho individual e coletivo, planejamento e acompanhamento de metas estabelecidas e índices de acompanhamento e demais indicadores. Implantação Programa de Prevenção e Controle de Perdas, acompanhamento de auditorias internas por departamento, apuração e apresentação de resultados ao conselho administrativo; avaliação conjunta com gerentes e colaboradores da operação de loja, check list gerencial e operacional, alteração do layout e reestruturação administrativa e operacional de algumas lojas, reduzindo custos e despesas, aumento da receita e da rentabilidade, controle e apuração de inventário. Implantação do Projeto do Instituto INDG – GMR (Gerenciamento Matricial de Receita). Elaboração e criação de campanhas de marketing, reformulação do departamento comercial separando e otimizando as linhas entre os compradores e melhorando e eficácia comercial do grupo.
(REDE
ASCCOM) COOSUPER – 2003 a 2008 - GESTOR COMERCIAL: Rede independente formada por 14 empresas e
totalizando 34 lojas. Responsável pela área comercial e liderança da equipe.
Administração dos contratos de fornecimento, follow-up de verbas de introdução,
trade e marketing. Gestão das linhas de mercearia doce, salgada, cesta básica e
bebidas. Elaboração e criação da "Coosuper" Cooperativa de Consumo
localizada na cidade de Formiga-MG, que visa a centralização das negociações e
melhoria no fluxo logístico, eficiência na distribuição, redução das rupturas e
melhora no fluxo de estoque e caixa. Avaliação dos fornecedores pelo giro e
rentabilidade; acompanhamento do ponto de equilíbrio de estoque bem como de
todo o processo de logística empresarial. Criação e estudos mercadológicos de
produtos e implantação de Marca Própria.
Cargo/Funções do sócio 02: Paulo Daniel Gonçalves
Gannam é sócio administrador minoritário, responsável pela direção comercial e
operacional do Supermercado Mercantil X LTDA. Suas atribuições na sociedade
são:
ü
Controle da logística empresarial:
canais de distribuição, fornecedores, transporte, portfólios de produtos,
controle de estoque;
ü
Trade Marketing: serviços de
merchandising no ponto de venda, política de preços, merchandising na mídia
(TV, rádio, jornal impresso, site); panfletagem, eventos (feiras expositivas,
desfiles, conglomerados populacionais em festas regionais, dias do consumidor,
do supermercado, do meio ambiente, campanhas como erradicação do trabalho
escravo, erradicação da exploração sexual de menores, da vacinação, controle da
dengue);
ü
Operação: layout (arranjo físico
interno); intranet; delivery; departamentalização; controle e apuração de
inventário; check list gerencial e operacional; Programa de Prevenção e
Controle de Perdas;
ü
Endosso facultativo nas
transferências bancárias e nos demais documentos organizacionais.
Sócio 03 - Minoritário
Nome: Pedro Henrique Siqueira
Endereço: Avenida Dom Pedro II, 677 - Centro
Cidade: São Lourenço
Estado: MG
Telefone 1: 35 87018324 Telefone 2: 35 9945 6782
Perfil (breve currículo):
BACHARELADO
EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de
Minas Gerais (2004); dez anos de atuação no mercado de trabalho gerindo os
recursos humanos da Rede ABC de Supermercados, setor comercial varejista.
REDE ABC
DE SUPERMERCADOS – 2001 a 2011 – GESTOR DE RECURSOS HUMANOS: Rede atualmente formada por 10 empresas e 34 lojas
situadas no centro-oeste mineiro. Responsável pela aplicação da avaliação de
desempenho 360° em nível individual e coletivo, treinamentos corporativos,
controle de admissão, bonificação, premiação, promoção, transferência,
suspensão e demissão bem como dos cálculos trabalhistas e previdenciários
envolvidos nesses processos. Responsável pela transmissão da RAIS, do CAGED, da
GFIP e da SEFIP, folhas de pagamento inclusive pró-labore, recolhimentos de
FGTS, INSS, rescisões contratuais. Elaborou e implantou o planejamento de
políticas de recursos humanos, o qual incluiu um plano de carreira transparente
e um QDT – Quadro de Distribuição do Trabalho – apropriado às necessidades
organizacionais bem como critérios eficazes de recrutamento e seleção.
Cargo/Funções do Sócio 03: Pedro Henrique Siqueira
é sócio administrador minoritário, responsável pela direção de recursos
humanos. Suas atribuições na sociedade são:
ü Recrutamento e Seleção;
ü Terceirizações;
ü Avaliação de desempenho;
ü Treinamentos Corporativos e de Terceiros;
ü Quadro Distributivo Trabalhista;
ü Organograma Funcional;
ü Plano de Carreira;
ü Contratação, bonificação, premiação, promoção,
transferência, suspensão e demissão de funcionários; cálculos trabalhistas e previdenciários;
ü
Endosso facultativo nas
transferências bancárias e nos demais documentos organizacionais.
Sócio 04 - Minoritário
Nome: Jarbas Viana da Silveira
Endereço: Rua Madame Shimith, 540 – Nossa Senhora de Fátima
Cidade: São Lourenço Estado: MG
Telefone 1: 35 8746 5178 Telefone 2: 35 8845 6987
Perfil (breve currículo):
BACHAREL
EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela
Faculdade São Lourenço (2005) e especialista em direito tributário pela Damásio
de Jesus (2007); dez anos de atuação no mercado de trabalho na área de
prestação de serviços contábeis.
MURY
ASSESSORIA CONTÁBIL – 2002 a 2012 – GERENTE CONTÁBIL: maior escritório sulmineiro de assistência contábil;
composta atualmente por 85 funcionários presta assessoria contábil a pequenas,
médias e grandes empresas de MG, SP, RJ, ES, SC e PR. Responsável pela
contabilização das empresas optantes pelo Lucro Real; orientador dos
auxiliares, assistentes e supervisores fiscais, trabalhistas/previdenciários e
contábeis dos Microempreendedores Individuais, das empresas optantes pelo
Simples Nacional (antigo simples federal) e pelo Lucro Presumido. Durante toda
a sua atuação na Mury, elaborou demonstrações contábeis obrigatórias (BP, DRE,
DOAR, DMPL e DLPA), além de seus respectivos razonetes e balancetes,
analisando-os mediante cálculos de indicadores financeiros de liquidez,
rentabilidade, lucratividade, necessidade de capital de giro, endividamento, capitalização,
imobilização, retorno sobre investimentos, rotatividade, margem de
contribuição, ponto de equilíbrio e solvência.
Cargo/Funções do Sócio 04: Jarbas Viana da Silveira
é sócio administrador minoritário do Super MX, responsável pela diretoria financeira
e contábil da sociedade. Suas atribuições principais na mesma são:
ü
Planejamento Tributário;
ü
Auditoria Interna;
ü
Controle patrimonial e de suas respectivas
mutações no decorrer do tempo;
ü
Contabilização dos fatos contábeis;
ü
Análise Financeira e Contábil;
ü
Endosso obrigatório nas
transferências bancárias e nos demais documentos organizacionais.
· Composição do capital social por sócio:
Composição do Capital Social |
|
Sócio
|
Quota
de Participação Societária
|
Álaze Gabriel do Breviário
|
51%
|
Paulo Daniel Gonçalves Gannam
|
29%
|
Pedro Henrique Siqueira
|
10%
|
Jarbas Viana da Silveira
|
10%
|
1.4 Recomendações
No
intuito de propiciar o melhor aproveitamento da leitura e análise do presente
instrumento, fazemos aos nossos vários públicos de interesse (stakeholders) as
seguintes recomendações:
a) aos
investidores: a análise das estratégias empresariais bem como da perspectiva
organizacional do Super MX;
b) aos
intermediários financeiros (bancos, seguradoras, financeiras): a análise geral
dos negócios, mas mormente a análise do progresso financeiro até a atualidade
bem como suas projeções para anos vindouros;
c) aos
consumidores e à comunidade em geral: a análise histórica do Super MX, assim
como das iniciativas sociais e ambientais adotadas pelo mesmo;
d) aos
fornecedores: a análise geral dos negócios empreendidos e da disponibilidade de
recursos financeiros do Super MX;
e) aos
concorrentes: a análise das mudanças organizacionais do Super MX no decorrer do
tempo.
f) ao
governo ou órgãos fiscalizadores diversos (MTE, RFB, Vigilância Sanitária,
etc): a análise do sumário executivo, de nossas práticas socioambientais
empresariais e de nossa situação financeira.
g) à
mídia: a análise do sumário executivo do nosso PN bem como do planejamento de
Responsabilidade Social e Ambiental Empresarial – RSAE.
Por fim, desejamos a todos os nossos colaboradores muito
sucesso em suas respectivas carreiras, que continuem nos servindo com destreza
e qualidade e que, juntos, busquemos, desenvolvamos e pratiquemos e/ou
incentivemos iniciativas sustentáveis de gestão em nossa comunidade, no intuito
de preservar o nosso grande lar, o “Planeta Água”.
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