terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Modelo de Sumário Executivo - PN Completo Supermercadista - Parte 2


Blog “Gestão e Negócios Sustentáveis”,  de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.



1.1.8   Planejamento de Financiamentos/Investimentos


Alicerçados numa análise mercadológica e num planejamento estratégico bem fundamentados, desenvolvemos o planejamento de financiamentos/investimentos explanando os financiamentos que realizamos, tanto de capital de giro como de capital fixo, diretamente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Como síntese, entretanto, apresentamos as tabelas a seguir:

TOTAL DE FINANCIAMENTOS BNDES
PRODUTO BNDES
AMORTIZAÇÃO
N° DE PREST.
TAXA DE JUROS
BNDES AUTOMÁTICO
R$200.000,00
60
6,07% a.a./0,492283 a.m.
FINAME
R$221.264,46
12
4,28% a.a./0,35 a.m.
TOTAIS
R$421.264,46
-
-

TOTAL AMORTIZAÇÃO
TOTAL DE JUROS
TOTAL DESPENDIDO
R$12.000.000,00
R$1.801.755,19
R$13.801.755,19
R$2.655.173,48
R$60.300,20
R$2.715.473,68
R$14.655.173,48
R$1.862.055,39
R$16.517.228,87

Observação: decidimos unanimemente, após reunião do Conselho Administrativo Executivo – CAE, utilizar dois produtos do BNDES, a saber, o FINAME e o BNDES Automático, visto que esse órgão governamental de fomento ao desenvolvimento econômico e social disseminará nossos investimentos em iniciativas socioambientais responsáveis em seu site institucional, na Revista Época Negócios bem como na Globo e Globo News, o que se fôssemos realizar sem tais financiamentos seria muito mais dispendioso. Por realizarmos ambos os financiamentos diretamente do BNDES, obtivemos juros menores, também reflexo da linha que selecionamos, a de Apoio aos Investimentos do Meio Ambiente. Nosso projeto Socioambiental inclui instalação de duas lojas em Três Corações, o que gerará 130 novos postos de trabalho e renda para os moradores do município, implantaremos o Instituto de Responsabilidade Socioambiental Comunitário – IRSAC, mediante o qual forneceremos treinamentos diversos gratuitos à comunidade com disciplinas tais como Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Ética e Cidadania, Finanças Pessoais, Informática, Inglês, Espanhol, Literatura, Artes e Educação Física, além de concedermos uma espaço, especificamente falando uma quadra poliesportiva para esportes diversos (handebol, vôlei, basquete, futebol, etc.) bem como dança, música, teatro e folclore; com isso objetivamos atenuar os elevados índices de marginalidade e criminalidade do local, incluindo social e digitalmente a inteira comunidade. Ademais, nosso projeto vai além disso, por exemplo construindo barragens protetoras da nascente do Rio Furnas, localizada em Três Corações, contribuindo então para a preservação do inteiro Rio Grande, um dos principais do nosso país.

1.1.9   Planejamento Financeiro/Orçamentário

Alicerçados numa análise mercadológica e num planejamento estratégico bem fundamentados, desenvolvemos o planejamento financeiro/orçamentário explanando o faturamento empresarial mensal, mediante quadros financeiros comparativos trimestrais. Vide algumas tabelas a seguir:

HISTÓRICO FATURAMENTO MÉDIO TRIMESTRAL SUPER MX 2011 E 2012
Competência
Lojas Super MX – Faturamento em milhões de reais
Total
Compar. 2012/2011 (%)
M
F1
F2
F3
F4
F5
Maio/2012
3,6
2,9
4,5
4,2
4,1
3,8
23,1
7,94
Abril/2012
3,2
3,3
3,9
3,7
4,2
2,5
20,8
-1,89
Março/2012
3,3
2,8
4,4
4
4,3
3,6
22,4
2,28
Fev/2012
3,5
2,5
4,7
3,8
3,9
3,5
21,9
0,46
Jan/2012
4,1
2,7
4,8
3,6
4
3,7
22,9
3,62
MÉDIA T1
3,5
2,8
4,5
3,9
4,1
3,4
22,2
2,48









ANO 2011
Dez/2011
4,2
2,8
4,6
4,1
4,2
3,7
23,6
T4/T3
Nov/2011
3,7
2,6
4,2
3,8
4,1
3,3
21,7
-1,76
Out/2011
3,8
3
4
3,5
3,8
3,5
21,6
T4/T2
MÉDIA T4
3,9
2,8
4,3
3,8
4,0
3,5
22,3
5,19
Set/2011
4
3,2
4,3
3,7
4
3,8
23,0
T4/T1
Agosto/2011
3,8
3,1
4,5
4,2
4,1
3,4
23,1
1,67
Julho/2011
3,4
3,3
4,4
4,1
3,9
2,9
22,0

MÉDIA T3
3,7
3,2
4,4
4,0
4,0
3,4
22,7

Junho/2011
3,6
3
3,9
3,8
3,9
2,8
21
T3/T2
Maio/2011
3,9
2,7
4
4,3
3,8
2,7
21,4
7,08
Abril/2011
3,3
2,5
4,1
4,1
4,2
3
21,2
T3/T1
MÉDIA T2
3,6
2,7
4,0
4,1
4,0
2,8
21,2
3,50
Março/2011
3,7
2,4
4,6
4
4
3,2
21,9

Fev/2011
4,1
2,9
4,2
3,7
3,8
3,1
21,8

Jan/2011
3,9
3,1
3,8
3,6
4,3
3,4
22,1
T2/T1
MÉDIA T1
3,9
2,8
4,2
3,8
4,0
3,2
21,9
-3,34
Média Final
3,8
2,9
4,2
3,9
4,0
3,2
22,0












RESUMO FATURAMENTO BRUTO MENSAL – 05/2012
CONTAS
VALOR MONETÁRIO (R$)
VENDAS MERCADORIAS
10.842.473,50
JUROS ATIVOS
1.498.600,00
ALUGUÉIS ATIVOS
181.600,00
DESCONTOS ATIVOS
968.432,00
DIVIDENDOS RECEBIDOS
5.822.314,50
RENDIMENTOS DE APLIC. FINANC.
3.786.580,00
TOTAL
23.100.000,00

Após minuciosa análise financeira do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo do Resultado do Exercício, ambos do mês de maio de 2012, chegamos às seguintes conclusões:

Faturamento Empresarial 05/2012: R$23.100.000,00;
Custos Totais (variáveis + fixos) 05/2012: R$8.305.153,40;
Lucro Líquido 05/2012: R$14.794.846,60.

Para síntese da situação financeira atual, disponibilizamos tanto em nossos murais internos corporativos como no nosso site institucional, um quadro demonstrativo da análise financeira realizado na competência maio de 2012. Vide a seguir:

DEMONSTRATIVO DE ANÁLISE FINANCEIRA – MAIO/2012
NOME DO ÍNDICE
FÓRMULA
VALORES
1
Liquidez Imediata
ACDISP/PC
4,0642
2
Liquidez Corrente
AC/PC
5,0362
3
Liquidez Seca
(AC – EST)/PC
5,0239
4
Liquidez Geral
(AC +RLP)/(PC+ELP)
3,0256
5
Composição da Dívida
PC/CT = PC/(PC+PE)
31%
6
Grau de Endividamento
CT/PL = (PC+PE)/PL
24%
7
Partic. do CT
CT/AT = (PC+PE)/AT
19,3%
8
Retorno sobre Investim.
TRI (ROI) = LL/AT x 100
7,4% a.m.
9
Retorno do PL
TRPL (ROE) = LL/PL x 100
9,17% a.m.
10
Pay Back ROI
TMRI = 100%/TRI
1 m e 10,5 d
11
Pay Back ROE
TMRPL = 100%/TRPL
10 m e 27 d
12
Rentabilidade do Ativo
RA = LL/AT x 100
R$7,40
13
Rentab. do Cap. Próprio
RCP = LL/PL x 100
R$9,17
14
Participação do PL
PPL = PL/AT
80,7%
15
Rotativ. do Estoque
RE = CV/EM = CMP/EM
5  giros
16
Prazo Médio Pgto Comp.
PMPC = FM/CM
0 (tudo pago)
17
Prazo Médio Rbto Vendas
PMRV = DRM/VM
94 dias
18
Posicionamento Relativo
PR =PMPC/PMRV
0 (em dia)
19
Giro (rotativ.) do Ativo
GA = VL/AM
0,28 = 3,5 giros
20
Margem de Luc. Bruto
MB = LB/VL
67%
21
Margem de Luc. Operac.
MO = LO/VL
51%
22
Margem de Luc. Líquido
ML = LL/VL
34%
23
Margem de Cont. Simples
MC = PV – (CV + DV)
R$17.091.360,53
24
Margem de Cont. Ponder.
MCP = %MC x PART fat.
54,76%
25
Ponto de Equilíbrio (R$)
PE (R$) = DF/%MC
R$4.193.780,00
26
Ponto de Equil. (Quant.)
PE (Quant.)= (PE (R$) x PART.)/PV
3.439 ítens
27
Imobil. do Capital Próprio
ICP = APIM/PL
1,3 = 130%
28
Grau de Imobilização
GI = PL + (0,5 x PE)/AP + ARLP
49,51%
29
Nec. Capital de Giro (R$)
NCG = ACO - PCO
R$1.310.946,50
30
Nec. Capital de Giro (%)
NCG = ACO/PCO
1,38 = 138%
31
Capital de Giro (R$)
CDG = PNC - ANC
R$19.916.269,41
32
Capital de Giro (%)
CDG = PNC/ANC
1,34 = 134%
33
Solvência
IS = X1 + X2 + X3 - X4 - X5
12,576133
Corolário: o Supermercado Mercantil X LTDA encontra-se financeiramente saudável.

1.1.10    Cronograma para implantação do PN

Nesse subtópico apresentamos um quadro informativo de todas as nossas principais estratégias empresarias, com suas respectivas finalidades, resultados esperados, responsáveis por sua execução, prazos mínimos e máximos de retorno financeiro, moral e social sobre os investimentos realizados, bem como a sequência lógica e prática para implantação dos nossos seis principais planejamentos – estratégico, estrutural/operacional, trade marketing, RSAE, financiamentos/investimentos e financeiro/orçamentário.





1.2 Dados do empreendimento

·  Razão Social: Supermercado Mercantil X LTDA.

·  Data da Constituição: 01/06/1962.

·  Nome Fantasia: Super MX.

·  CNPJ: 09.483.578/0001-10 (matriz); 60.840.691/0002-63 (filial 1); 84.494.129/0003-93 (filial 2); 44.471.688/0004-52 (filial 3); 02.685.377/0005-23; e 02.138.483/0006-10 (filial 5).

·  Inscrição Estadual: 186.001.582.0028 (matriz); 524.451.003.0021 (filial 1); 172.894.255.0015 (filial 2); 193.847.336.0081 (filial 3); 452.667.891.0074 (filial 4); 147.236.859.0012 (filial 5).

·  Inscrição Municipal: ISENTO.

·  O foco da empresa: comercialização varejista.

·  Produtos: mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios.

·  Campo de Atuação: seis municípios estratégicos do Sul de Minas, a saber: São Lourenço, Varginha, Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Itajubá.

·  Tempo estimado para entrega domiciliar: imediato, no mesmo dia ou, no máximo no dia seguinte.

·  Setor de atividade/Segmento/CNAE: comércio varejista – supermercado – CNAE 47.11-3/02.

·  Forma Jurídica: sociedade limitada, código de natureza jurídica 224-0 (RFB), representada pelos seus quatro sócios administradores, a saber: Álaze Gabriel do Breviário, Paulo Daniel Gonçalves Gannam, Jarbas Viana da Silveira e Pedro Henrique Siqueira.

·  Porte Empresarial: Média-grande – classificação BNDES (de 90 a 300 milhões de faturamento anual) e Grande Porte segundo classificação SEBRAE (mais de 100 funcionários).

·  Enquadramento Tributário: a) âmbito federal: Lucro Real.
     b) âmbito estadual: Contribuinte Normal.
     c) âmbito municipal: Isento de I.M.

·  Composição societária: 4 sócios administradores, a saber: Álaze Gabriel do Breviário, diretor geral, majoritário; Paulo Daniel Gonçalves Gannam, diretor comercial e operacional, minoritário; Pedro Henrique Siqueira, diretor administrativo e de Recursos Humanos, minoritário; e Jarbas Viana da Silveira, diretor financeiro e contábil, minoritário.
1.3 Dados dos empreendedores
15
Sócio 01 - Majoritário
Nome: Álaze Gabriel do Breviário
Endereço: Rua M, 10 – Conjunto Habitacional José Antônio Mendes – N. Sra. de Lourdes
Cidade: São Lourenço                                                                 Estado: MG
Telefone 1:  35 8751 0623                                                          Telefone 2: 35 8404 4205
Perfil (breve currículo):

GRADUANDO EM PROCESSOS GERENCIAIS pela Universidade Bráz Cubas; cursando 16° curso técnico, esse em contabilidade, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; assistente administrativo e jurídico; operador de ambiente Windows e Linux, pacote office e openoffice, Ladware, Cial, Prosoft, SIGPC, softwares contábeis públicos e outros; com doze anos de atuação no mercado de trabalho, sendo sete anos no comércio varejista e cinco no segmento de prestação de serviços.
ADVOCACIA DR. RUBÉLIO DE CARVALHO - 2011: Secretário e Assistente Jurídico (1 ano). Responsável pelo (a): IRPF, emissão de CND's, inventários, procurações, petições, declarações, consultas processuais online, organização arquivológica advocatícia impressa e eletrônica (salvos no computador), instalação de periféricos de entrada, saída e mistos no PC, configuração de protocolos de e-mail e de internet, realização de download, upload, backup, pagamento de contas online e convencional, depósitos bancários, atuação junto a órgãos públicos governamentais (RFB, Prefeitura, AF, Fórum e tribunais) e pessoas jurídicas privadas (outros escritórios de advocacia e de contabilidade) na resolução de processos advocatícios.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - LEI 8745/93 - 2010: Agente Censitário Municipal/Supervisor (contrato temporário estatutário) (10 meses). Gerente do Posto de Coleta do IBGE, responsável pelo (a): liderança de sessenta e dois funcionários temporariamente contratados; fornecimento de treinamentos presenciais na Faculdade São Lourenço aos sete supervisores e cinquenta e cinco recenseadores durante as etapas da Pré-Coleta e, no Posto ou nos setores, durante a Coleta de Dados do Censo Demográfico 2010; definição junto aos ACM's dos municípios circunvizinhos as fronteiras intermunicipais de São Lourenço com Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Carmo de Minas e Soledade de Minas; participação de todas as reuniões censitárias realizadas durante o ano; divulgação e liderança, juntamente com sete supervisores, da realização do Censo Demográfico 2010, nas escolas, nas associações comunitárias, nas rádios, nos nove pontos de atuação do PSF (Programa da Saúde Familiar) de São Lourenço, aos vereadores e ao prefeito mediante reuniões extraordinárias; operação e gerência do SIGPC – Sistema Gerencial do Posto de Coleta; administração do Posto de Coleta; resultados adicionais: redução de 36% dos gastos com energia elétrica; conquista da imunidade temporária do IPTU do Posto bem como de todo o seu mobiliário (mesas, cadeiras e armários) e outros materiais (toalhas, tapetes, filtros, cafeteira, açúcar, café, copos descartáveis, telefone, etc.).

CONTABILIDADE JOSÉ ROBERTO MARQUES – 2009/2010: Área Fiscal (6 meses). Responsável pela: emissão de tributos federais (DAS, DARF, IRPF, IRPJ ativas e inativas, GPS, GRU), estaduais (DAE) e municipais; emissão de documentos acessórios federais (CND da União – tributária e previdenciária, cartão de CNPJ, DAI, Consultas Processuais, etc), estaduais (CND do Estado) e municipais (CND municipal); contabilização no Cial Fiscal do faturamento das empresas clientes da contabilidade. Área Trabalhista (6 meses). Responsável pelo (a): preenchimento e transmissão da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), emissão e transmissão da GFIP/SEFIP, requerimento do seguro-desemprego (no MTE), com as guias CD/SD, a funcionários de clientes da contabilidade; realização de cálculos trabalhistas. Área Contábil (6 meses). Responsável pelas inscrições de CNPJ na RFB, DBE, inscrições estaduais na Receita Estadual (Agência Fazendária),  inscrições municipais e alvarás de localização e funcionamento na Prefeitura, a alvarás sanitários na Vigilância Sanitária, etc; cálculo do PIR, PIS, COFINS, Pró-labore, Contribuições Sindicais; contabilização desde a abertura até o fechamento de empresas (algumas).

ESTÂNCIA CONTABILIDADE (ESTÁGIO PROFISSIONAL) - 2008: Área Fiscal (1 ano). Responsável pelo (a): organização arquivológica contábil; emissão de guias de tributos federais (DARF), estaduais (DAE) e municipais; redação, registro e/ou emissão de documentos comercias e oficiais, como cartas, ofícios, memorandos, contratos, guias, declarações, procurações, petições, recibos, inventários, dentre outros; contabilização na Ledware Contábil do faturamento de todas as empresas clientes da contabilidade; pagamentos de contas; obtenção de vários requerimentos - inscrições, procurações, alvarás, consultas processuais ou homologações, na RFB, AF, Prefeitura, Fórum, Câmara dos Vereadores.

UNIMED SÃO LÇO COOP. DE TRABALHO MÉDICO (ESTÁGIO PROFISSIONAL) - 2007: Departamento de Cadastro (2 meses). Responsável pela triagem de todas as correspondências, faturas, cartas, Avisos de Recebimentos e outros documentos cooperativos; efetuamento de pagamentos de contas; execução de funções semelhantes a de carteiros da Empresa de Correios e Telégrafos entregando mensalmente centenas de correspondências (como faturas, informativos e cartas) aos clientes da Unimed. Departamento Financeiro (7 meses). Responsável pela realização diária de serviços financeiros e bancários tais como: pagamentos de contas, depósitos, saques, transferências bancárias (DOC e TED), com valores em dinheiro (que variavam de R$5.000,00 a R$10.000,00 por dia), cheques (que variavam de R$ 1.000,00 a R$100.000,00 por dia), promissórias e outros títulos de crédito (que variavam de R$100,00 a R$1.000,00 por semana) e transferências bancárias, as quais eram efetuadas mediante declaração endossadas pela gerência e pelos três diretores e remetida ao banco por mim, para garantir a total segurança, variando de R$ 1.000,00 a R$500.000,00; obediência às diretrizes departamentais e organizacionais; resultados adicionais: nunca tive problemas quanto ao trabalho, nunca fui assaltado, nunca perdi valores, nunca errei de banco ao efetuar os serviços bancários, embora fosse muito corrido ir diariamente a sete bancos (Unicred, Itaú, Bradesco, C.E.F., HSBC, Unibanco e Real) e a seus correspondentes bancários no intervalo de uma hora e meia.

FURTADOS E SILVA PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA – 2005/2006: Departamento de Expedição (10 meses). Responsável pela preparação de viagens e expedição de balas e doces a vários municípios do sulmineiros, alguns municípios de São Paulo e outros do Rio de Janeiro, fazendo entregas nesses locais; aplicação de técnicas de negociação junto a fornecedores, representantes comerciais e autoridades governamentais. Departamento de Empacotamento (12 meses). Responsável pelo armazenamento, empacotamento, pesar, selar, rotular e preparação para o departamento de expedição de balas e doces Yasmim; período de um ano, compreendido desde o princípio do trabalho até o fim do 12º mês de atuação na empresa. Técnico em caldeiras (12 meses). Responsável pelas limpezas quinzenais na caldeira, reposição de lenha e controle da pressão interna e externa; período de um ano, compreendido desde o início do 7º mês de atuação até o fim do 18º mês de atuação; nota explicativa: remuneração à parte do salário comercial e dos adicionais cabíveis. Departamento de Corte (8 meses). Responsável pelo corte e preparação de balas e doces Yasmim para o departamento de empacotamento; período de oito meses, compreendidos do incício do 11º mês de atuação ao 18º mês de atuação na empresa. Departamento de Produção (6 meses). Auxiliar de produção de balas e doces; período de seis meses, compreendidos desde o início do 13º mês de atuação até o fim do 18º mês de atuação; nota explicativa: nessa função, aprendi as dosagens corretas de gorduras vegetais hidrogenadas, de açúcar comum ou mascavo, de aromatizantes, de corantes, de conservantes, de frutas (quando era o caso de utilizá-las), de leite líquido ou em pó, de amendoim (no caso de cajuzinho e balas de amendoim), aprendi o ponto certo de torrar o amendoim e de cozer as balas e os doces.

SORVETERIA R'BOM – 2002/2005: Serviços Gerais (1 ano). Responsável por auxiliar na expedição, na produção, no atendimento aos clientes externos, no estoque e na reposição dos frios, na câmara fria, na limpeza, na organização de eventos (tais como as barracas na Festa de Agosto de São Lourenço, festas de casamento, aniversários e outras no salão de festas da R'Bom) e na realização de entregas em muitos municípios  sulmineiros. Departamento de Produção (1ano). Responsável pela produção de picolés e sorvetes de todos os tipos e sabores. Departamento Financeiro (6 meses). Responsável pelo controle das receitas e despesas das vendas externas de picolés e sorvetes; resultados adicionais: aumento da lucratividade das vendas externas de picolés e sorvetes em 10% ensinando aos picolezeiros muitas técnicas especiais de vendas.

LOJA GIRASSOL – 2000/2001: Divulgador Externo (1 ano). Responsável pela disseminação das ofertas semanais de cama, mesa e banho da Loja Girassol em todos os bairros do município de São Lourenço mediante panfletagem domiciliar e em estabelecimentos comerciais.

Cargo/Funções do Sócio 01: Álaze Gabriel do Breviário é sócio administrador majoritário, responsável pela direção geral do Supermercado Mercantil X LTDA. Suas atribuições na sociedade são:

ü Agenda de reuniões ordinárias e extraordinárias executivas;
ü Elaboração, Implantação e Revisão periódica do Plano de Negócios;
ü Obtenção de financiamentos de capital fixo e de giro;
ü Análise Mercadológica mensal, semestral e anual (ABRAS, AMIS, concorrência, SEBRAE, BNDES, BACEN, IBGE, FGV);
ü Pagamento aos sócios administradores do Pró-labore e da Participação nos Lucros Acumulados;
ü Desenvolvimento de estratégias empresariais de crescimento e de competitividade;
ü Parcerias estratégicas (Unimed, Tsunami, Produtor, Eldorado, outras);
ü Avaliação Estratégica Anual (PFOA, BCG, ANSOFF e MODELO DELTA);
ü Fiscalização da inteira sociedade no que tange ao cumprimentos das atribuições;
ü Endosso obrigatório em Transferências Bancárias e documentos diversos empresariais;
ü Banchmarketing;
ü E-commerce;
ü Ultimato empresarial.

Sócio 02 - Minoritário
Nome: Paulo Daniel Gonçalves Gannam
Endereço: Avenida Antônio Junqueira de Souza, 588 – Centro.
Cidade: São Lourenço                                                               Estado: MG
Telefone 1: 35 8871 2154                                                          Telefone 2: 35 8754 2369
Perfil (breve currículo):

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005); nove anos de atuação no mercado de trabalho no setor comercial varejista, sendo sete anos em grandes redes supermercadistas e dois no comércio de café.

CAFÉ 3 CORAÇÕES – 2010 a 2011 - CORDENADOR DE VENDAS: Responsável por Belo Horizonte e Região Metropolitana, atuando na área comercial, coordenando as equipes de supervisão, vendas, trade marketing e promoções. Responsável pelas contas das redes multinacionais, nacionais, regionais e pequeno varejo. Acompanhamento de DRE por cliente, garantindo metas, cobertura, positivação, devolução, inadimplência, bonificação e desconto pontual. Aplicação de treinamento na equipe de vendas, desenvolvimento de ações motivacionais. Participação no recrutamento e seleção de pessoal. Desenvolvimento e controle dos índices e indicadores da área por equipe e individual. Conhecimento do mercado consumidor e avaliação das potencialidades para maximizar as vendas. Garantindo a manutenção das normas e procedimentos internos e cumprimento da Carta de Conduta. Criação de campanhas internas de premiação pelos resultados obtidos. Acompanhamento na incorporação e transição da Veloso Tavares (Café Fino Grão).

SUPERMERCADOS REX LTDA - 2009 a 2010 - GERENTE OPERACIONAL: Rede formada por 16 lojas, 1 atacado e 2 centros de distribuição, atuando diretamente na operação de loja, desenvolvendo as equipes e formando profissionais, implantamos o projeto de (Prevenção e Controle de Perdas). Reestruturação administrativa e operacional de algumas lojas, treinamento das equipes e acompanhamento do projeto INDG - GMD (Gerenciamento Matricial de Despesa), treinamento e formação da equipe de base e liderança. Implantação da escola de formação para atender os setores: Açougue, Frios, Padaria e Hortifruti com foco na formação de profissionais para atender os setores mais críticos. Criamos os treinamentos (Capacitando o Formador) e (Treinando a Base). Avaliação e definição de Mix de acordo com perfil de cada loja. Definição de novos processos de RM e reformulação do layout de algumas lojas, controle e apuração de inventário.

UNISSUL SUPERMERCADOS S/A - 2008 a 2009 - SUPERVISOR OPERACIONAL: Rede formada por 13 empresas, 27 lojas e 1 centro de distribuição no Sul de Minas, atuando como supervisor operacional ligado diretamente na operação de loja, desenvolvendo gerentes, subgerentes e lideres de setor aumentando a eficiência operacional, fazendo análises de desempenho individual e coletivo, planejamento e acompanhamento de metas estabelecidas e índices de acompanhamento e demais indicadores. Implantação Programa de Prevenção e Controle de Perdas, acompanhamento de auditorias internas por departamento, apuração e apresentação de resultados ao conselho administrativo; avaliação conjunta com gerentes e colaboradores da operação de loja, check list gerencial e operacional, alteração do layout e reestruturação administrativa e operacional de algumas lojas, reduzindo custos e despesas, aumento da receita e da rentabilidade, controle e apuração de inventário. Implantação do Projeto do Instituto INDG – GMR (Gerenciamento Matricial de Receita). Elaboração e criação de campanhas de marketing, reformulação do departamento comercial separando e otimizando as linhas entre os compradores e melhorando e eficácia comercial do grupo.
(REDE ASCCOM) COOSUPER – 2003 a 2008 - GESTOR COMERCIAL: Rede independente formada por 14 empresas e totalizando 34 lojas. Responsável pela área comercial e liderança da equipe. Administração dos contratos de fornecimento, follow-up de verbas de introdução, trade e marketing. Gestão das linhas de mercearia doce, salgada, cesta básica e bebidas. Elaboração e criação da "Coosuper" Cooperativa de Consumo localizada na cidade de Formiga-MG, que visa a centralização das negociações e melhoria no fluxo logístico, eficiência na distribuição, redução das rupturas e melhora no fluxo de estoque e caixa. Avaliação dos fornecedores pelo giro e rentabilidade; acompanhamento do ponto de equilíbrio de estoque bem como de todo o processo de logística empresarial. Criação e estudos mercadológicos de produtos e implantação de Marca Própria.

Cargo/Funções do sócio 02: Paulo Daniel Gonçalves Gannam é sócio administrador minoritário, responsável pela direção comercial e operacional do Supermercado Mercantil X LTDA. Suas atribuições na sociedade são:

ü Controle da logística empresarial: canais de distribuição, fornecedores, transporte, portfólios de produtos, controle de estoque;
ü Trade Marketing: serviços de merchandising no ponto de venda, política de preços, merchandising na mídia (TV, rádio, jornal impresso, site); panfletagem, eventos (feiras expositivas, desfiles, conglomerados populacionais em festas regionais, dias do consumidor, do supermercado, do meio ambiente, campanhas como erradicação do trabalho escravo, erradicação da exploração sexual de menores, da vacinação, controle da dengue);
ü Operação: layout (arranjo físico interno); intranet; delivery; departamentalização; controle e apuração de inventário; check list gerencial e operacional; Programa de Prevenção e Controle de Perdas;
ü Endosso facultativo nas transferências bancárias e nos demais documentos organizacionais.

Sócio 03 - Minoritário
Nome: Pedro Henrique Siqueira
Endereço: Avenida Dom Pedro II, 677 - Centro
Cidade: São Lourenço                                                                Estado: MG
Telefone 1:  35 87018324                                                           Telefone 2: 35 9945 6782
Perfil (breve currículo):

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004); dez anos de atuação no mercado de trabalho gerindo os recursos humanos da Rede ABC de Supermercados, setor comercial varejista.

REDE ABC DE SUPERMERCADOS – 2001 a 2011 – GESTOR DE RECURSOS HUMANOS: Rede atualmente formada por 10 empresas e 34 lojas situadas no centro-oeste mineiro. Responsável pela aplicação da avaliação de desempenho 360° em nível individual e coletivo, treinamentos corporativos, controle de admissão, bonificação, premiação, promoção, transferência, suspensão e demissão bem como dos cálculos trabalhistas e previdenciários envolvidos nesses processos. Responsável pela transmissão da RAIS, do CAGED, da GFIP e da SEFIP, folhas de pagamento inclusive pró-labore, recolhimentos de FGTS, INSS, rescisões contratuais. Elaborou e implantou o planejamento de políticas de recursos humanos, o qual incluiu um plano de carreira transparente e um QDT – Quadro de Distribuição do Trabalho – apropriado às necessidades organizacionais bem como critérios eficazes de recrutamento e seleção.
Cargo/Funções do Sócio 03: Pedro Henrique Siqueira é sócio administrador minoritário, responsável pela direção de recursos humanos. Suas atribuições na sociedade são:

ü Recrutamento e Seleção;
ü Terceirizações;
ü Avaliação de desempenho;
ü Treinamentos Corporativos e de Terceiros;
ü Quadro Distributivo Trabalhista;
ü Organograma Funcional;
ü Plano de Carreira;
ü Contratação, bonificação, premiação, promoção, transferência, suspensão e demissão de funcionários; cálculos trabalhistas e previdenciários;
ü Endosso facultativo nas transferências bancárias e nos demais documentos organizacionais.

Sócio 04 - Minoritário
Nome: Jarbas Viana da Silveira
Endereço: Rua Madame Shimith, 540 – Nossa Senhora de Fátima
Cidade: São Lourenço                                                                Estado: MG
Telefone 1: 35 8746 5178                                                           Telefone 2: 35 8845 6987
Perfil (breve currículo):

BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Faculdade São Lourenço (2005) e especialista em direito tributário pela Damásio de Jesus (2007); dez anos de atuação no mercado de trabalho na área de prestação de serviços contábeis.

MURY ASSESSORIA CONTÁBIL – 2002 a 2012 – GERENTE CONTÁBIL: maior escritório sulmineiro de assistência contábil; composta atualmente por 85 funcionários presta assessoria contábil a pequenas, médias e grandes empresas de MG, SP, RJ, ES, SC e PR. Responsável pela contabilização das empresas optantes pelo Lucro Real; orientador dos auxiliares, assistentes e supervisores fiscais, trabalhistas/previdenciários e contábeis dos Microempreendedores Individuais, das empresas optantes pelo Simples Nacional (antigo simples federal) e pelo Lucro Presumido. Durante toda a sua atuação na Mury, elaborou demonstrações contábeis obrigatórias (BP, DRE, DOAR, DMPL e DLPA), além de seus respectivos razonetes e balancetes, analisando-os mediante cálculos de indicadores financeiros de liquidez, rentabilidade, lucratividade, necessidade de capital de giro, endividamento, capitalização, imobilização, retorno sobre investimentos, rotatividade, margem de contribuição, ponto de equilíbrio e solvência.

Cargo/Funções do Sócio 04: Jarbas Viana da Silveira é sócio administrador minoritário do Super MX, responsável pela diretoria financeira e contábil da sociedade. Suas atribuições principais na mesma são:

ü Planejamento Tributário;
ü Auditoria Interna;
ü Controle patrimonial e de suas respectivas mutações no decorrer do tempo;
ü Contabilização dos fatos contábeis;
ü Análise Financeira e Contábil;
ü Endosso obrigatório nas transferências bancárias e nos demais documentos organizacionais.
·  Composição do capital social por sócio:

Composição do Capital Social

Sócio
Quota de Participação Societária
Álaze Gabriel do Breviário
51%
Paulo Daniel Gonçalves Gannam
29%
Pedro Henrique Siqueira
10%
Jarbas Viana da Silveira
10%

1.4 Recomendações

 

No intuito de propiciar o melhor aproveitamento da leitura e análise do presente instrumento, fazemos aos nossos vários públicos de interesse (stakeholders) as seguintes recomendações:
a)    aos investidores: a análise das estratégias empresariais bem como da perspectiva organizacional do Super MX;
b)   aos intermediários financeiros (bancos, seguradoras, financeiras): a análise geral dos negócios, mas mormente a análise do progresso financeiro até a atualidade bem como suas projeções para anos vindouros;
c)    aos consumidores e à comunidade em geral: a análise histórica do Super MX, assim como das iniciativas sociais e ambientais adotadas pelo mesmo;
d)   aos fornecedores: a análise geral dos negócios empreendidos e da disponibilidade de recursos financeiros do Super MX;
e)    aos concorrentes: a análise das mudanças organizacionais do Super MX no decorrer do tempo.
f)    ao governo ou órgãos fiscalizadores diversos (MTE, RFB, Vigilância Sanitária, etc): a análise do sumário executivo, de nossas práticas socioambientais empresariais e de nossa situação financeira.
g)   à mídia: a análise do sumário executivo do nosso PN bem como do planejamento de Responsabilidade Social e Ambiental Empresarial – RSAE.
Por fim, desejamos a todos os nossos colaboradores muito sucesso em suas respectivas carreiras, que continuem nos servindo com destreza e qualidade e que, juntos, busquemos, desenvolvamos e pratiquemos e/ou incentivemos iniciativas sustentáveis de gestão em nossa comunidade, no intuito de preservar o nosso grande lar, o “Planeta Água”.

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