sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Modelo de Análise Mercadológica Supermercadista - PN Completo - Parte 7



Blog "Gestão e Negócios Sustentáveis”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.




3.4 Estudo dos concorrentes

MERCADO SUPERMERCADISTA SULMINEIRO ATUAL

Com base nos pressupostos anteriormente apresentados e nas metas gerais a longo prazo estabelecidas pelo Supermercado Mercantil X LTDA delineados na sua missão, visão e valores, enfatiza-se a análise do panorama mercadológico supermercadista sulmineiro no intuito de obter a mais ampla e profunda bagagem cognitiva e prática possível a ser utilizada na elaboração e implantação de estratégias empresariais eficazes.
Aqui no Sul e Sudoeste de Minas destaca-se a atuação das seguintes redes supermercadistas: Unissul, Rex Supermercados, Produtor, Eldorado e Supermercado Mercantil X LTDA. Por isso, considera-se a seguir a estrutura organizacional bem como a história, as metas e objetivos de cada um deles:

REDE UNISSUL DE SUPERMERCADOS

O objetivo da UNISSUL é buscar sempre o crescimento que, no dia a dia resulta em alianças comerciais, e por sua vez, proporciona bons resultados.
Nesse contexto de constante crescimento e realizando ótimas negociações, a UNISSUL comemora seus 9 anos. A UNISSUL se mantêm como a maior rede de supermercados do Sul de Minas, com 13 associados distribuídos em 16 cidades no estado de Minas Gerais e 3 em São Paulo, totalizando 28 lojas, entre elas 4 com bandeira própria da Unissul S/A, outra empresa da rede.
A Unissul tem hoje mais de 2.400 funcionários e com uma área de vendas de aproximadamente 30.000 m2. Atende a uma população superior a 1.800.000 habitantes, com expectativas para resultados ainda melhores para os próximos anos.
Os números comprovam o forte crescimento da Rede UNISSUL. O resultado do esforço, dedicação, confiança e da união de todos os associados reflete na representatividade da UNISSUL no mercado. Além do primeiro lugar no Sul de Minas, ocupa a 5ª posição supermercadista estadual e já atingiu a 23ª colocação no ranking supermercadista brasileiro. Segundo a mesma fonte da pesquisa, a ABRAS (2009), as principais ênfases da UNISSUL são: trocar experiências, know-how e tecnologia; potencializar negociações e oferecer vantagens ao consumidor; conquistar maior competitividade; atingir maior índice de economia e eficiência; propaganda mais eficaz, através da maior distribuição de jornais e folhetos promocionais na região, com tiragem mínima de 700.000 exemplares em 4 edições mensais; melhor distribuição de marcas nas principais cidades do Sul de Minas e nas três Paulistas que agregam a Associação; propagandas nas principais redes de televisão locais.
Seus pontos de venda estão localizados e distribuídos da seguinte forma: 2 lojas do Hiper e Supermercado Braizinho em Cambuí; 2 lojas do Supermercados Carrossel em São Lourenço e 1 em Caxambu; 1 loja do Center Box em Pouso Alegre; 2 lojas do Maiolini em Varginha; 1 loja do Moacyr em Três Pontas; 1 loja do Oliveira em São Gonçalo Do Sapucaí; 1 loja do Padre Nicolau em Itajubá; 1 loja do Pilar também em Itajubá; 3 lojas do Serra Azul em Andradas; 2 lojas do Shimoda em Monte Sião, 1 em Ouro Fino, 1 em Socorro e 1 em Pinhalzinho; 1 loja do Superavenida em Santa Rita do Sapucaí; 2 lojas do Tetra em Águas De Lindoya (SP); e 4 lojas e 1 centro de distribuição Unissul, sendo as primeiras situadas em Paraisópolis, Alfenas, Passos, Pouso Alegre e o Centro de Distribuição localizado em Campos Gerais. Destarte, a UNISSUL totaliza atualmente (18/05/12) 27 lojas e 1 centro de distribuição espalhados no Sul de MG e no nordeste de SP.

REDE REX SUPERMERCADOS

Com início de suas atividades em 1955, na cidade de Lavras, o Supermercado Rex sempre se preocupou com o bem-estar de seus colaboradores e com o bom atendimento aos clientes. Em 2005, quando a empresa já possuía 6 filiais e um Centro de Distribuição, foi adquirida por investidores do Vale do Aço, que se encantaram pelo Sul de Minas Gerais.
Desde então, a empresa engrenou um processo de expansão, chegando hoje a 16 lojas, 1 Atacado e 2 Centros de Distribuição, totalizando, aproximadamente 1200 colaboradores diretos. Além de Lavras, atua hoje em Perdões, Carrancas, Três Corações, São Gonçalo do Sapucaí e Cláudio, cidades que acolheram a empresa de braços abertos! e conheça nossas lojas. Com esta expansão arrojada, a empresa é a 10ª maior rede supermercadista de Minas Gerais e a 86ª em nível de Brasil, segundo o Ranking Abras 2011.
Sua visão atual é “Ser uma rede supermercadista regional com perfil e desempenho de uma rede nacional”, sua missão atual é “O Supermercados Rex é uma empresa comercial varejista de alimentos e outros produtos que busca superar as expectativas dos clientes, criar valor agregado para seus sócios, recompensar e valorizar seus colaboradores, estabelecer uma parceria rentável com seus fornecedores, ter uma participação responsável na comunidade e respeitar o meio ambiente” e seus valores atuais, sinteticamente alistados, são “Honestidade, ética e justiça. Dinamismo, inovação e realização. Valorização e desenvolvimento das pessoas. Segurança, solidez e serenidade com todos os públicos. Busca constante da qualidade.
Buscando o melhor atendimento de nossos clientes, o Rex trabalha com entrega a domicílio, sendo que, para as compras até às 19 horas, a entrega é feita no mesmo dia. As entregas da região, fora da cidade da loja, para as compras feitas até às 16 horas, a entrega é feita no mesmo dia. Para melhor atendê-los, não entregamos produtos perecíveis pelo risco de choque térmico e falta de refrigeração. Realiza entregas em todos os municípios em que atuamos, além de Distritos/Municípios próximos.
Suas lojas em Lavras entregam nas seguintes localidades: Barbosa, Cachoeirinha, Boca da Mata, Cachoeirinha do Funil, Fonseca, Rosas, Sítio Água Limpa, Itirapuã, Jaboticabeira, Lagoa, Limeira, Morro Redondo, Padre Israel; Paiol, Pimenta, Poço Bonito, Queixada, Registro, Ponte Alta, Serrinha, Tabuão, Tanque, Barreiro, Trevo de Lavras, Bocaina, Soca, Três Barras, Boa Vista; Trevo de Nepomuceno, Barro Vermelho, Faria, Fazenda Boa Vista, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Macaia, Ribeirão Vermelho, Macuco e Rosário.
Sua loja em Perdões entrega nas seguintes localidades: Santo Antônio do Amparo, Ribeirão Vermelho, Cana Verde, São Sebastião da Estrela, Serradinha, Onça e região. Sua loja em Carrancas entrega nas seguintes localidades: Serra da Zica, Retiro do Alto, Angola, Traitúba, Estação de Carrancas, Gonçalo, Praia, Maromba, Cachoeira da Zilda, Cachoeira da Esmeralda, Cachoeira da Fumaça e região.
Suas lojas em Três Corações entregam nas seguintes localidades: Carmo da Cachoeira, Campanha, Cambuquira, São Thomé das Letras, São Bento Abade e região. E sua loja em São Gonçalo do Sapucaí entrega nas seguintes localidades: Água Comprida, Cordislândia, Carneiro, Santa Luzia, Ressaca, Careaçu e região.
 Os Supermercados Rex participam ativamente de Ações Ambientais, Culturais e Sociais em todas as cidades onde atua. Vejam alguns exemplos: galpão cidadão; árvore da solidariedade; meninos do parque; grupo de bicicleta – Tribo II Rodas; Rex open de tênis; superação – Magneti Marelli; Lavras rodeio festival; Três Corações rodeio festival; Festa da Cerveja; Lavras folia; festa do caminhoneiro; show de João neto e Frederico; casa do vovô – Lavras; copa de futsal sindicato dos trabalhadores no comércio varejista e atacadista de Três Corações; e Festival UFLA Cultural.
 

REDE PRODUTOR SUPERMERCADOS

A trajetória do Produtor Supermercado começou na década de 70, quando o Sr. Luiz Antônio Nunes inaugurou seu primeiro armazém na cidade de Cruzeiro. A partir de então, com muito empenho, dedicação, visão, esforço e trabalho começou a colocar em prática sua missão de empresário. Atento às oportunidades, o Sr. Luiz trouxe seus filhos Anderson e Alexandre para auxiliar nas tarefas do dia a dia da empresa. Em alguns anos, os rapazes transformaram o pequeno armazém em mercearia e, mais adiante, em supermercado. Nos anos 90, os irmãos produtor, com a orientação e apoio do Sr. Luiz, iniciaram a expansão da empresa. Nascia, então, a Rede de Supermercados Produtor.
Sua missão é “Fornecer produtos e serviços de qualidade com preços justos e competitivos, visando lucratividade, crescimento da empresa e desenvolvimento de seus colaboradores, agindo com transparência e profissionalismo. Esforçar-se para propiciar ao cliente ambiente agradável e familiar, gerando empregos, provendo a união, fazendo assim a diferença”. Sua visão atual é “Com a certeza de que o cliente e os colaboradores são seus principais patrimônios, expandir a marca Produtor como modelo de loja, transformando-se em uma grande rede, diferenciada pelo atendimento, aumentando assim sua participação no mercado e gerando novas oportunidades. Com profissionalismo, atingir a satisfação de todos, aprimorando a estrutura física, buscando a fidelidade do cliente e o comprometimento dos colaboradores. Seus valores principais, sinteticamente alistados são “Valorizamos o ser humano, o conhecimento, a honestidade e a dedicação. Buscamos sempre resultados positivos com coragem, determinação e respeito. Dedicamo-nos à sociedade e assim buscamos parceria em projetos sociais. Damos prioridade à higiene e limpeza. Acreditamos que somente com união e colaboração é possível o desenvolvimento da empresa”.
Destacam-se os seguintes aspectos sobre a estrutura organizacional do Produtor: a) segurança - o Produtor afirma: “você merece realizar suas compras com tranquilidade. Por isso, o Produtor Supermercado investiu e investe na instalação de circuito interno de TV em todas as suas lojas. Garantia de segurança a clientes e colaboradores. Além disso, conta com profissionais especializados e treinados para proporcionar tranquilidade e segurança no interior de nossas lojas”; b) Padaria e Confeitaria: “Aqui você encontra pães fresquinhos e bolos deliciosos, além de grande variedade de doces e salgados. Tudo com qualidade e bom atendimento”; c) Hortifruti: “O Produtor Supermercado seleciona o melhor da natureza para você: variedade em frutas, legumes e verduras”; d) Açougue: “Em nosso setor de carnes, a qualidade é garantida. Nossos produtos são de excelente procedência, com cortes variados e atendimento personalizado”; e) Adega: “Datas especiais merecem bebidas especiais. Na adega do Produtor Supermercado, você encontra a bebida perfeita para brindar e degustar”; f)Frios e Laticínios: “Produtos de qualidade que fazem seu café da manhã e lanche da tarde ainda mais gostosos”; g) Congelados: “Praticidade que se coloca à mesa. Marcas e produtos variados para o seu almoço e jantar. h) Produtos de limpeza: “Deixar sua casa mais limpa e perfumada fica mais fácil com os mais variados produtos de limpeza do Produtor Supermercado”; e i) Produtor Delivery: “Com o Produtor Delivery, você faz sua compra, entre os mais de 15 mil itens disponíveis, como azeites da melhor origem, vinhos selecionados, frutas, verduras e legumes sempre fresquinhos, com fotos e informações nutricionais. Tudo selecionado e embalado, com carinho e cuidado, pensando sempre em você. Receba sua mercadorias na porta da sua casa, ou no local que preferir, de forma simples e segura”.
A rede Produtor Supermercado atua hoje em cinco municípios, sendo dois mineiros, um no RJ e dois em SP, a saber, em São Lourenço, em Itanhandu, em Volta Redonda, em Cruzeiro e em Cachoeira Paulista; possui atualmente cinco lojas. Seu site oficial é http://www.produtorsupermercados.com.br.

Empresa: Rede Unissul.
Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. Realiza comércio convencional e e-commerce. Possui atacado, drogaria (farmácia) e posto de combustível.
Mercado: interestadual: MG (sul e sudoeste) e SP (nordeste).
Atuação: Cambuí (MG), São Lourenço (MG), Caxambu (MG), Pouso Alegre (MG), Varginha (MG), Três Pontas (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Itajubá (MG), Andradas (MG), Monte Sião (MG), Ouro Fino (MG), Socorro (SP), Pinhalzinho (SP), Santa Rita do Sapucaí (MG), Águas de Lindoya (SP), Paraisópolis (SP), Alfenas (MG), Passos (MG), Pouso Alegre (MG) e Campos Gerais (MG).
Pontos fortes
Pontos fracos
Maior rede supermercadista sulmineira.
PN parcial, isto é, não é o completo.
13 empresas supermercadistas associadas.
Não possui gestão empreendedora.
28 lojas, sendo 27 varejistas e 1 centro de distribuição.
Como já líder supermercadista sulmineira, seu desenvolvimento desacelerou muito em relação ao que realizava quando não era líder.
Gestão estratégica.
Sua visão não é mais alcançar a liderança, pelo que suas estratégias atuais possuem outros fins.
Associados AMIS.

Possui 1,8 milhões de consumidores.

Possui mais de 2,4 mil colaboradores.

Realiza e-commerce e banchmarketing.



Empresa: Rede Rex Supermercados.
Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. Realiza comércio convencional e e-commerce. Possui atacado, drogaria (farmácia) e posto de combustível.
Mercado: mineiro, mesorregiões sul/sudoeste (8) e campo das vertentes (1).
Atuação: Lavras, Perdões, Carrancas, Três Corações (sul de minas), São Gonçalo do Sapucaí (sul de minas) e Cláudio.

Pontos fortes
Pontos fracos

10ª maior rede sup. mineira
Sua visão não é atingir a liderança supermercadista sulmineira.

Qualidade; tecnologia de ponta.
Seu campo de atuação não é predominantemente sulmineiro.

Possui 16 lojas varejistas, 1 loja atacadista e 2 centros de distribuição.


Possui atacado, drogaria e posto de combustível.


Grandes investimentos em RSAE.


Realiza e-commerce e banchmarketing.

Empresa: Rede Produtor Supermercados.
Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. Realiza comércio convencional e e-commerce. Possui delivery (internet).
Mercado: interestadual: MG (sul), SP (nordeste) e RJ (sudoeste).
Atuação: São Lourenço, Itanhandu, Cruzeiro, Cachoeira Paulista e Cruzeiro.

Pontos fortes
Pontos fracos

Rede Supermercadista.
Falta de PN (Gestão Estratégica).

Bons fornecedores e boa fatia de mercado.
Apenas 2 lojas no Sul de Minas.

Delivery e e-commerce.








Empresa: Rede Eldorado Supermercados.
Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. Realiza comércio convencional.
Mercado: sulmineiro.
Atuação: São Lourenço, Caxambu, Baependi e Cruzília.
Pontos fortes
Pontos fracos
Rede Supermercadista.
Falta de PN (Gestão Estratégica).
Bons fornecedores e boa fatia de mercado.
Não realiza e-commerce.
Possui 5 lojas no Sul de Minas.
Não possui delivery.

3.5 Perspectivas Mercadológicas Supermercadistas

Uma empresa americana de Consultoria e Pesquisa em Tendências e Inovações, a PFSK, lançou relatório com as 10 principais tendências que impactarão o varejo no futuro. O estudo é feito na perspectiva das marcas, consumidores e varejistas, destacando como a tecnologia e nossos sentidos exercem um papel na experiência de varejo dentro e fora das lojas. Estudo ouviu 1350 brasileiros, de todas as classes sociais, nas cidades de São Paulo, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados afirmam que ser bem atendido é o fator principal quando estão a comprar, 26% se preocupam primeiro com a qualidade e 24% compram de acordo com a imagem da empresa no mercado. Apenas 12% acham o preço importante na hora de decidir o que comprar. O PSFK lançou um relatório com as 10 principais tendências que, segundo a consultoria, impactarão o varejo daqui 3 a 5 anos. Em pouco mais de 80 páginas, o estudo explora um futuro na perspectiva das marcas, consumidores, varejistas e comunidades - destacando como a tecnologia e nossos sentidos exercem um papel na experiência de varejo dentro e fora das lojas. Essas tendências são:

1 - O mundo como experiência de varejo: é a possibilidade de comprar qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer lugar, diz o relatório. Tecnologias de pagamento móbile e identificação de produtos estão possibilitando os usuários a interagir e comprar virtualmente qualquer produto, de qualquer lugar do mundo, mesmo que não disponível em nenhum varejo tradicional. A capacidade de uma pessoal em comprar qualquer coisa que vê reduz o caminho da compra, transformando qualquer encontro em uma oportunidade de venda.

2 - Pré-visualização da compra: com aparelhos mobile mais inteligentes e tecnologia GPS aprimorada, o consumidor terá acesso a detalhes sobre o ambiente de varejo, antes mesmo de visitar a loja. Essa informação poderá ter a forma de uma visão do interior da loja ou de direções que ajudarão consumidores a navegar melhor pelos corredores e localizar produtos com mais facilidade. Além disso, para oferecer mais conveniência e eficiência, essa tecnologia também permite informações em tempo real sobre o tráfego nas lojas, o que afeta os hábitos como desperdício de tempo no dia de visita à loja.

3 - Serviços habilitados para tablets: a introdução de aparelhos móbile com acesso à internet, como iPhone e o iPad no ambiente de varejo está possibilitando aos varejistas oferecer um nível mais alto de serviço aos seus consumidores. A experiência dentro da loja já pode permitir acesso em tempo real a informações da web assim como assistência pessoal da equipe de vendas, para criar uma experiência de compra personalizada que ajuda na fidelização.

4 - A venda do ideal: o consumidor busca por produtos e experiências com uma imagem ideal em mente de como eles vão se encaixar na sua vida. As empresas estão explorando maneiras de traduzir de uma melhor forma essa imagem para a realidade através de usos inovadores das plataformas de comunicação. Essas ferramentas que permitem que os consumidores tenham suas expectativas atendidas mais cedo no processo evitam desperdício de tempo mais adiante.

5 - Toda loja como principal: é o nível mais alto de experiência em todos os pontos de contato. Os varejistas estão repensando as maneiras como utilizam o espaço físico nas lojas, deixando de lado a ideia de simplesmente fazer a venda e focando, ao invés, no cultivo de uma experiência de imersão com a marca. Como resultado, todas as lojas estão sendo reimaginadas como lojas principais, incorporando elementos de storytelling e entretenimento junto a demonstrações de produtos e displays interativos. Esses detalhes trazem um nível de descobrimento e educação para a experiência de compra, fazendo com que cada visita tenha a sensação de um evento, ao invés de uma transação.

6 - Curadoria complementar: os varejistas estão aumentando suas ofertas centrais ao trazer outras marcas e serviços relevantes para suas lojas. Esses alinhamentos estratégicos oferecem aos consumidores conveniência one-stop e recomendações com base no seu gosto, valorizando a experiência de compra e fortalecendo a fidelidade.

7 - Decoração mutável: para manter as lojas sempre renovadas e relevantes, os varejistas estão construindo seus ambientes com a mudança em mente. Os displays e a decoração são feitos para ter mobilidade e flexibilidade o suficiente para serem modificados. Assim, a experiência no varejo pode ser facilmente adaptada e atualizada para se manter em dia com as novas tendências e atitudes.

8 - Levando as lojas até o consumidor: em esforço para conectar de forma melhor com consumidores fora do ambiente tradicional de varejo, vários varejistas estão viajando até seu público. Seja pegando a estrada ou visitando residências, as marcas estão criando experiências únicas ao entregar produtos e serviços diretamente para as pessoas, geralmente em locais inesperados.

9 - Show & Tell Instantâneo: as redes sociais mobile e tecnologias para conexão dentro das lojas estão possibilitando aos consumidores receber, em tempo real, feedback de amigos e estranhos com gostos parecidos. A disponibilidade de opiniões instantâneas e conselho de amigos estão transformando até mesmo uma compra solitária em uma experiência mais social, além de ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas sobre o que comprar.

 10 - A força do grupo: os consumidores estão usando as redes online para fazer compras colaborativas que ajudam a aumentar seu poder individual de consumo. Ao se conectar com compradores de gostos comuns, todos podem aproveitar os descontos e exercer influência sobre os produtos e serviços oferecidos pelo vendedor. Ao mesmo tempo, os varejistas estão dando boas-vindas às compras coletivas online, que permitem o acesso a um público mais amplo e a possibilidade de fazer vendas maiores, além de share of mind.






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