Blog "Gestão e Negócios Sustentáveis”, de
autoria de Superdotado Álaze Gabriel.
Disponível em http://gestaoenegociossustentaveis.blogspot.com/
3.4 Estudo
dos concorrentes
MERCADO SUPERMERCADISTA SULMINEIRO ATUAL
Com base nos
pressupostos anteriormente apresentados e nas metas gerais a longo prazo
estabelecidas pelo Supermercado Mercantil X LTDA delineados na sua missão,
visão e valores, enfatiza-se a análise do panorama mercadológico
supermercadista sulmineiro no intuito de obter a mais ampla e profunda bagagem
cognitiva e prática possível a ser utilizada na elaboração e implantação de
estratégias empresariais eficazes.
Aqui no Sul e
Sudoeste de Minas destaca-se a atuação das seguintes redes supermercadistas:
Unissul, Rex Supermercados, Produtor, Eldorado e Supermercado Mercantil X LTDA.
Por isso, considera-se a seguir a estrutura organizacional bem como a história,
as metas e objetivos de cada um deles:
REDE UNISSUL DE SUPERMERCADOS
O objetivo da UNISSUL é buscar sempre o
crescimento que, no dia a dia resulta em alianças comerciais, e por sua vez,
proporciona bons resultados.
Nesse contexto de constante crescimento
e realizando ótimas negociações, a UNISSUL comemora seus 9 anos. A UNISSUL se
mantêm como a maior rede de supermercados do Sul de Minas, com 13 associados
distribuídos em 16 cidades no estado de Minas Gerais e 3 em São Paulo,
totalizando 28 lojas, entre elas 4 com bandeira própria da Unissul S/A, outra
empresa da rede.
A
Unissul tem hoje mais de 2.400 funcionários e com uma área de vendas de
aproximadamente 30.000 m2. Atende a uma população superior a 1.800.000
habitantes, com expectativas para resultados ainda melhores para os próximos
anos.
Os números comprovam o
forte crescimento da Rede UNISSUL. O resultado do esforço, dedicação, confiança
e da união de todos os associados reflete na representatividade da UNISSUL no
mercado. Além do primeiro lugar no Sul de Minas, ocupa a 5ª posição
supermercadista estadual e já atingiu a 23ª colocação no ranking supermercadista
brasileiro. Segundo a mesma fonte da pesquisa, a ABRAS (2009), as principais
ênfases da UNISSUL são: trocar experiências, know-how e tecnologia; potencializar
negociações e oferecer vantagens ao consumidor; conquistar maior
competitividade; atingir maior índice de economia e eficiência; propaganda mais
eficaz, através da maior distribuição de jornais e folhetos promocionais na
região, com tiragem mínima de 700.000 exemplares em 4 edições mensais; melhor
distribuição de marcas nas principais cidades do Sul de Minas e nas três Paulistas
que agregam a Associação; propagandas nas principais redes de televisão locais.
Seus pontos de
venda estão localizados e distribuídos da seguinte forma: 2 lojas do Hiper e
Supermercado Braizinho em Cambuí; 2 lojas do Supermercados Carrossel em São
Lourenço e 1 em Caxambu; 1 loja do Center Box em Pouso Alegre; 2 lojas do Maiolini
em Varginha; 1 loja do Moacyr em Três Pontas; 1 loja do Oliveira em São Gonçalo
Do Sapucaí; 1 loja do Padre Nicolau em Itajubá; 1 loja do Pilar também em
Itajubá; 3 lojas do Serra Azul em Andradas; 2 lojas do Shimoda em Monte Sião, 1
em Ouro Fino, 1 em Socorro e 1 em Pinhalzinho; 1 loja do Superavenida em Santa
Rita do Sapucaí; 2 lojas do Tetra em Águas De Lindoya (SP); e 4 lojas e 1
centro de distribuição Unissul, sendo as primeiras situadas em Paraisópolis,
Alfenas, Passos, Pouso Alegre e o Centro de Distribuição localizado em Campos
Gerais. Destarte, a UNISSUL totaliza atualmente (18/05/12) 27 lojas e 1 centro
de distribuição espalhados no Sul de MG e no nordeste de SP.
REDE REX
SUPERMERCADOS
Com início de suas atividades em 1955,
na cidade de Lavras, o Supermercado Rex sempre se preocupou com o bem-estar de
seus colaboradores e com o bom atendimento aos clientes. Em 2005, quando a empresa
já possuía 6 filiais e um Centro de Distribuição, foi adquirida por
investidores do Vale do Aço, que se encantaram pelo Sul de Minas Gerais.
Desde então, a empresa engrenou um
processo de expansão, chegando hoje a 16 lojas, 1 Atacado e 2 Centros de
Distribuição, totalizando, aproximadamente 1200 colaboradores diretos. Além de
Lavras, atua hoje em Perdões, Carrancas, Três Corações, São Gonçalo do Sapucaí
e Cláudio, cidades que acolheram a empresa de braços abertos! e conheça nossas
lojas. Com esta expansão arrojada, a empresa é a 10ª maior rede supermercadista
de Minas Gerais e a 86ª em nível de Brasil, segundo o Ranking Abras 2011.
Sua visão atual é “Ser uma rede
supermercadista regional com perfil e desempenho de uma rede nacional”, sua
missão atual é “O Supermercados Rex é uma empresa comercial varejista de
alimentos e outros produtos que busca superar as expectativas dos clientes,
criar valor agregado para seus sócios, recompensar e valorizar seus
colaboradores, estabelecer uma parceria rentável com seus fornecedores, ter uma
participação responsável na comunidade e respeitar o meio ambiente” e seus
valores atuais, sinteticamente alistados, são “Honestidade, ética e justiça.
Dinamismo, inovação e realização. Valorização e desenvolvimento das pessoas.
Segurança, solidez e serenidade com todos os públicos. Busca constante da
qualidade.
Buscando o melhor
atendimento de nossos clientes, o Rex trabalha com entrega a domicílio, sendo
que, para as compras até às 19 horas, a entrega é feita no mesmo dia. As entregas
da região, fora da cidade da loja, para as compras feitas até às 16 horas, a
entrega é feita no mesmo dia. Para melhor atendê-los, não entregamos produtos
perecíveis pelo risco de choque térmico e falta de refrigeração. Realiza
entregas em todos os municípios em que atuamos, além de Distritos/Municípios
próximos.
Suas lojas em
Lavras entregam nas seguintes localidades: Barbosa,
Cachoeirinha, Boca da Mata, Cachoeirinha do Funil, Fonseca, Rosas, Sítio Água
Limpa, Itirapuã, Jaboticabeira, Lagoa, Limeira, Morro Redondo, Padre Israel;
Paiol, Pimenta, Poço Bonito, Queixada, Registro, Ponte Alta, Serrinha, Tabuão,
Tanque, Barreiro, Trevo de Lavras, Bocaina, Soca, Três Barras, Boa Vista; Trevo
de Nepomuceno, Barro Vermelho, Faria, Fazenda Boa Vista, Ijaci, Ingaí,
Itumirim, Macaia, Ribeirão Vermelho, Macuco e Rosário.
Sua loja em Perdões entrega nas seguintes
localidades: Santo Antônio do Amparo, Ribeirão Vermelho, Cana Verde, São
Sebastião da Estrela, Serradinha, Onça e região. Sua loja em Carrancas entrega
nas seguintes localidades: Serra da Zica, Retiro do Alto, Angola, Traitúba,
Estação de Carrancas, Gonçalo, Praia, Maromba, Cachoeira da Zilda, Cachoeira da
Esmeralda, Cachoeira da Fumaça e região.
Suas lojas em Três Corações entregam nas
seguintes localidades: Carmo da Cachoeira, Campanha, Cambuquira, São Thomé das
Letras, São Bento Abade e região. E sua loja em São Gonçalo do Sapucaí entrega
nas seguintes localidades: Água Comprida, Cordislândia, Carneiro, Santa Luzia,
Ressaca, Careaçu e região.
Os Supermercados Rex
participam ativamente de Ações Ambientais, Culturais e Sociais em todas as
cidades onde atua. Vejam alguns exemplos: galpão cidadão; árvore da
solidariedade; meninos do parque; grupo de bicicleta – Tribo II Rodas; Rex open
de tênis; superação – Magneti Marelli; Lavras rodeio festival; Três Corações
rodeio festival; Festa da Cerveja; Lavras folia; festa do caminhoneiro; show de
João neto e Frederico; casa do vovô – Lavras; copa de futsal sindicato dos
trabalhadores no comércio varejista e atacadista de Três Corações; e Festival UFLA
Cultural.
REDE PRODUTOR SUPERMERCADOS
A trajetória do Produtor
Supermercado começou na década de 70, quando o Sr. Luiz Antônio Nunes inaugurou
seu primeiro armazém na cidade de Cruzeiro. A partir de então, com muito
empenho, dedicação, visão, esforço e trabalho começou a colocar em prática sua
missão de empresário. Atento às oportunidades, o Sr. Luiz trouxe seus filhos
Anderson e Alexandre para auxiliar nas tarefas do dia a dia da empresa. Em
alguns anos, os rapazes transformaram o pequeno armazém em mercearia e, mais
adiante, em supermercado. Nos anos 90, os irmãos produtor, com a orientação e
apoio do Sr. Luiz, iniciaram a expansão da empresa. Nascia, então, a Rede de
Supermercados Produtor.
Sua missão é “Fornecer produtos e
serviços de qualidade com preços justos e competitivos, visando lucratividade,
crescimento da empresa e desenvolvimento de seus colaboradores, agindo com
transparência e profissionalismo. Esforçar-se para propiciar ao cliente
ambiente agradável e familiar, gerando empregos, provendo a união, fazendo
assim a diferença”. Sua visão atual é “Com a certeza de que o cliente e os
colaboradores são seus principais patrimônios, expandir a marca Produtor como
modelo de loja, transformando-se em uma grande rede, diferenciada pelo
atendimento, aumentando assim sua participação no mercado e gerando novas
oportunidades. Com profissionalismo, atingir a satisfação de todos, aprimorando
a estrutura física, buscando a fidelidade do cliente e o comprometimento dos
colaboradores. Seus valores principais,
sinteticamente alistados são “Valorizamos o ser humano, o conhecimento,
a honestidade e a dedicação. Buscamos sempre resultados positivos com coragem,
determinação e respeito. Dedicamo-nos à sociedade e assim buscamos parceria em
projetos sociais. Damos prioridade à higiene e limpeza. Acreditamos que somente
com união e colaboração é possível o desenvolvimento da empresa”.
Destacam-se os seguintes aspectos sobre
a estrutura organizacional do Produtor: a) segurança - o Produtor afirma: “você
merece realizar suas compras com tranquilidade. Por isso, o Produtor
Supermercado investiu e investe na instalação de circuito interno de TV em
todas as suas lojas. Garantia de segurança a clientes e colaboradores. Além
disso, conta com profissionais especializados e treinados para proporcionar
tranquilidade e segurança no interior de nossas lojas”; b) Padaria e Confeitaria: “Aqui você
encontra pães fresquinhos e bolos deliciosos, além de grande variedade de doces
e salgados. Tudo com qualidade e bom atendimento”; c) Hortifruti: “O Produtor Supermercado seleciona o melhor da
natureza para você: variedade em frutas, legumes e verduras”; d) Açougue: “Em nosso setor de carnes, a
qualidade é garantida. Nossos produtos são de excelente procedência, com cortes
variados e atendimento personalizado”; e) Adega: “Datas especiais merecem bebidas especiais. Na adega do
Produtor Supermercado, você encontra a bebida perfeita para brindar e
degustar”; f)Frios e Laticínios: “Produtos
de qualidade que fazem seu café da manhã e lanche da tarde ainda mais
gostosos”; g) Congelados: “Praticidade
que se coloca à mesa. Marcas e produtos variados para o seu almoço e jantar. h)
Produtos de limpeza: “Deixar sua
casa mais limpa e perfumada fica mais fácil com os mais variados produtos de limpeza
do Produtor Supermercado”; e i) Produtor
Delivery: “Com o Produtor Delivery, você faz sua compra, entre os mais
de 15 mil itens disponíveis, como azeites da melhor origem, vinhos
selecionados, frutas, verduras e legumes sempre fresquinhos, com fotos e
informações nutricionais. Tudo selecionado e embalado, com carinho e cuidado,
pensando sempre em você. Receba sua mercadorias na porta da sua casa, ou no
local que preferir, de forma simples e segura”.
A rede Produtor
Supermercado atua hoje em cinco municípios, sendo dois mineiros, um no RJ e
dois em SP, a saber, em São Lourenço, em Itanhandu, em Volta Redonda, em
Cruzeiro e em Cachoeira Paulista; possui atualmente cinco lojas. Seu site
oficial é http://www.produtorsupermercados.com.br.
Empresa: Rede Unissul.
Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de
produtos alimentícios. Realiza comércio convencional e e-commerce. Possui
atacado, drogaria (farmácia) e posto de combustível.
Mercado: interestadual: MG (sul e sudoeste) e SP (nordeste).
Atuação: Cambuí
(MG), São Lourenço (MG), Caxambu (MG), Pouso Alegre (MG), Varginha (MG), Três
Pontas (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Itajubá (MG), Andradas (MG), Monte
Sião (MG), Ouro Fino (MG), Socorro (SP), Pinhalzinho (SP), Santa Rita do
Sapucaí (MG), Águas de Lindoya (SP), Paraisópolis (SP), Alfenas (MG), Passos
(MG), Pouso Alegre (MG) e Campos Gerais (MG).
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Pontos fortes
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Pontos fracos
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Maior rede supermercadista sulmineira.
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PN parcial,
isto é, não é o completo.
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13 empresas supermercadistas associadas.
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Não possui
gestão empreendedora.
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28 lojas,
sendo 27 varejistas e 1 centro de distribuição.
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Como já líder supermercadista sulmineira, seu desenvolvimento
desacelerou muito em relação ao que realizava quando não era líder.
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Gestão
estratégica.
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Sua visão
não é mais alcançar a liderança, pelo que suas estratégias atuais possuem
outros fins.
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Associados
AMIS.
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Possui 1,8
milhões de consumidores.
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Possui mais
de 2,4 mil colaboradores.
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Realiza
e-commerce e banchmarketing.
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Empresa: Rede Rex Supermercados.
Segmento,
Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com
predominância de produtos alimentícios. Realiza comércio convencional e
e-commerce. Possui atacado, drogaria (farmácia) e posto de combustível.
Mercado: mineiro, mesorregiões sul/sudoeste (8) e campo das vertentes (1).
Atuação: Lavras, Perdões, Carrancas, Três Corações (sul de minas), São Gonçalo
do Sapucaí (sul de minas) e Cláudio.
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Pontos fortes
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Pontos fracos
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10ª maior
rede sup. mineira
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Sua visão
não é atingir a liderança supermercadista sulmineira.
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Qualidade;
tecnologia de ponta.
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Seu campo
de atuação não é predominantemente sulmineiro.
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Possui 16
lojas varejistas, 1 loja atacadista e 2 centros de distribuição.
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Possui
atacado, drogaria e posto de combustível.
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Grandes investimentos em RSAE.
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Realiza e-commerce e banchmarketing.
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Empresa: Rede Produtor Supermercados.
Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de
produtos alimentícios. Realiza comércio convencional e e-commerce. Possui
delivery (internet).
Mercado: interestadual: MG (sul), SP (nordeste) e RJ (sudoeste).
Atuação: São Lourenço, Itanhandu, Cruzeiro, Cachoeira Paulista e Cruzeiro.
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Pontos fortes
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Pontos fracos
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Rede
Supermercadista.
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Falta de PN
(Gestão Estratégica).
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Bons
fornecedores e boa fatia de mercado.
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Apenas 2
lojas no Sul de Minas.
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Delivery e
e-commerce.
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Empresa: Rede Eldorado Supermercados.
Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de
produtos alimentícios. Realiza comércio convencional.
Mercado: sulmineiro.
Atuação: São Lourenço, Caxambu, Baependi e Cruzília.
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Pontos fortes
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Pontos fracos
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Rede
Supermercadista.
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Falta de PN
(Gestão Estratégica).
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Bons fornecedores e boa fatia de mercado.
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Não realiza
e-commerce.
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Possui 5
lojas no Sul de Minas.
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Não possui delivery.
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3.5 Perspectivas Mercadológicas
Supermercadistas
Uma empresa americana de Consultoria e
Pesquisa em Tendências e Inovações, a PFSK, lançou relatório com as 10
principais tendências que impactarão o varejo no futuro. O estudo é
feito na perspectiva das marcas, consumidores e varejistas, destacando como a
tecnologia e nossos sentidos exercem um papel na experiência de varejo dentro e
fora das lojas. Estudo ouviu 1350
brasileiros, de todas as classes sociais, nas cidades de São Paulo, Recife,
Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte Segundo o levantamento,
61% dos entrevistados afirmam que ser bem atendido é o fator principal quando
estão a comprar, 26% se preocupam primeiro com a qualidade e 24% compram de
acordo com a imagem da empresa no mercado. Apenas 12% acham o preço importante
na hora de decidir o que comprar. O PSFK lançou um relatório com as 10
principais tendências que, segundo a consultoria, impactarão o varejo daqui 3 a
5 anos. Em pouco mais de 80 páginas, o estudo explora um futuro na perspectiva
das marcas, consumidores, varejistas e comunidades - destacando como a
tecnologia e nossos sentidos exercem um papel na experiência de varejo dentro e
fora das lojas. Essas tendências são:
1 - O mundo como experiência de varejo: é
a possibilidade de comprar qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer lugar,
diz o relatório. Tecnologias de pagamento móbile e identificação de produtos
estão possibilitando os usuários a interagir e comprar virtualmente qualquer
produto, de qualquer lugar do mundo, mesmo que não disponível em nenhum varejo
tradicional. A capacidade de uma pessoal em comprar qualquer coisa que vê reduz
o caminho da compra, transformando qualquer encontro em uma oportunidade de
venda.
2 - Pré-visualização da compra: com aparelhos
mobile mais inteligentes e tecnologia GPS aprimorada, o consumidor terá acesso
a detalhes sobre o ambiente de varejo, antes mesmo de visitar a loja. Essa
informação poderá ter a forma de uma visão do interior da loja ou de direções
que ajudarão consumidores a navegar melhor pelos corredores e localizar
produtos com mais facilidade. Além disso, para oferecer mais conveniência e
eficiência, essa tecnologia também permite informações em tempo real sobre o
tráfego nas lojas, o que afeta os hábitos como desperdício de tempo no dia de
visita à loja.
3 - Serviços habilitados para tablets: a introdução de
aparelhos móbile com acesso à internet, como iPhone e o iPad no ambiente de
varejo está possibilitando aos varejistas oferecer um nível mais alto de serviço
aos seus consumidores. A experiência dentro da loja já pode permitir acesso em
tempo real a informações da web assim como assistência pessoal da equipe de
vendas, para criar uma experiência de compra personalizada que ajuda na
fidelização.
4 - A venda do ideal: o consumidor
busca por produtos e experiências com uma imagem ideal em mente de como eles
vão se encaixar na sua vida. As empresas estão explorando maneiras de traduzir
de uma melhor forma essa imagem para a realidade através de usos inovadores das
plataformas de comunicação. Essas ferramentas que permitem que os consumidores
tenham suas expectativas atendidas mais cedo no processo evitam desperdício de
tempo mais adiante.
5 - Toda loja como principal: é o nível mais
alto de experiência em todos os pontos de contato. Os varejistas estão
repensando as maneiras como utilizam o espaço físico nas lojas, deixando de
lado a ideia de simplesmente fazer a venda e focando, ao invés, no cultivo de
uma experiência de imersão com a marca. Como resultado, todas as lojas estão
sendo reimaginadas como lojas principais, incorporando elementos de
storytelling e entretenimento junto a demonstrações de produtos e displays
interativos. Esses detalhes trazem um nível de descobrimento e educação para a
experiência de compra, fazendo com que cada visita tenha a sensação de um
evento, ao invés de uma transação.
6 - Curadoria complementar: os varejistas
estão aumentando suas ofertas centrais ao trazer outras marcas e serviços
relevantes para suas lojas. Esses alinhamentos estratégicos oferecem aos
consumidores conveniência one-stop e recomendações com base no seu gosto,
valorizando a experiência de compra e fortalecendo a fidelidade.
7 - Decoração mutável: para manter as
lojas sempre renovadas e relevantes, os varejistas estão construindo seus
ambientes com a mudança em mente. Os displays e a decoração são feitos para ter
mobilidade e flexibilidade o suficiente para serem modificados. Assim, a
experiência no varejo pode ser facilmente adaptada e atualizada para se manter
em dia com as novas tendências e atitudes.
8 - Levando as lojas até o consumidor: em esforço para
conectar de forma melhor com consumidores fora do ambiente tradicional de
varejo, vários varejistas estão viajando até seu público. Seja pegando a
estrada ou visitando residências, as marcas estão criando experiências únicas
ao entregar produtos e serviços diretamente para as pessoas, geralmente em
locais inesperados.
9 - Show & Tell Instantâneo: as redes sociais
mobile e tecnologias para conexão dentro das lojas estão possibilitando aos
consumidores receber, em tempo real, feedback de amigos e estranhos com gostos
parecidos. A disponibilidade de opiniões instantâneas e conselho de amigos
estão transformando até mesmo uma compra solitária em uma experiência mais
social, além de ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas sobre o que
comprar.
10 - A força do grupo: os consumidores estão usando as redes online
para fazer compras colaborativas que ajudam a aumentar seu poder individual de
consumo. Ao se conectar com compradores de gostos comuns, todos podem
aproveitar os descontos e exercer influência sobre os produtos e serviços
oferecidos pelo vendedor. Ao mesmo tempo, os varejistas estão dando boas-vindas
às compras coletivas online, que permitem o acesso a um público mais amplo e a
possibilidade de fazer vendas maiores, além de share of mind.
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