sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Modelo de Planejamento Estrutural e Operacional Supermercadista - Parte 3



Blog "Gestão e Negócios Sustentáveis”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.



4.5.1 Plano de Carreira do Super MX
 
4.5.1.1 PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS SUPER MX

Pelo presente instrumento, nós, os sócios administradores, no exercício das atribuições a que nos compete, criamos, promulgamos e implantamos o seguinte Plano de Cargos e Salários, segundo missão, visão e valores corporativos, com o objetivo principal de valorizar nossos queridos stakeholders internos de maneira proporcional ao desempenho e resultados produzidos no tempo apropriado por cada um:

I – CONCEITOS E TERMINOLOGIAS

Plano de Carreira: instrumento de gestão que consiste na reunião de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento dos funcionários na carreira.

Carreira: conjunto de cargos afins, dispostos em posições ordenadas segundo uma trajetória evolutiva crescente de variação das exigências requeridas para ascensão.

Cargo: conjunto de atribuições, deveres e responsabilidades, além de uma remuneração específica, que o particulariza frente aos demais.

Piso Salarial: remuneração mínima à qual o funcionário faz jus quando da atuação em determinado cargo que, na ausência de lei que a estabeleça, equivale ao salário mínimo comercial.

Nivel: agrupamento de cargos com os mesmos requisitos de capacitação e mesma natureza, complexidade, atribuições e responsabilidades. Geralmente os níveis são escalonados de forma vertical na estrutura da carreira.

Grau: subdivisão horizontal de um nível da carreira.

Promoção: desenvolvimento vertical do funcionário na carreira, ascendendo-se de nível. Trata-se de um processo que requer investimentos na qualificação e capacitação do mesmo. Está diretamente relacionada com o desempenho e os resultados produzidos pelo mesmo.

Progressão: desenvolvimento horizontal do funcionário na carreira, podendo consistir em bonificações pelo desempenho satisfatório desse no seu cargo ou obtenção de novo grau, isto é, transferência para outro cargo de mesmo nível. Está diretamente relacionado ao desenvolvimento das habilidades interpessoais e técnicas de modo a satisfazer os requisitos ideais e promocionais.

Avaliação de Desempenho: instrumento que visa acompanhar e analisar o desempenho do funcionário durante o exercício das atribuições do cargo.
DIG: desempenho individual geral; equivale a: n¹.AHI + n².AHT + n³.AHE
                                                                                        n¹ + n² + n³
DC: desempenho coletivo ou departamental; equivale à média aritmética simples do DIG de cada membro do grupo.
DO: desempenho organizacional; equivale à média aritmética simples do DC de cada departamento.
II - POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

A administração de cargos e salários é dirigida pelo departamento pessoal considerando-se as seguintes variáveis:

• a relatividade interna: cada cargo terá sua remuneração estabelecida conforme as responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função.
• a situação de mercado: os salários serão estabelecidos conforme os padrões de mercado para cargos com responsabilidades semelhantes.
• o equilíbrio orçamentário da empresa: a política salarial levará em conta o desempenho da empresa e seus resultados.

A Política de Administração de Cargos e Salários da Empresa tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus funcionários. O desenvolvimento técnico-profissional do funcionário e sua contribuição efetiva para os resultados da empresa serão os indicadores utilizados para esse reconhecimento.

III – CARGOS E SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES

PLANO DE CARGOS, ATRIBUIÇÕES E PISOS SALARIAIS
CÓDIGO
CARGO
FUNÇÕES
P. SAL. (R$)
5.1
Diretor Geral
Agenda de reuniões ordinárias e extraordinárias executivas; elaboração, implantação e revisão periódica do plano de negócios; obtenção de financiamentos de capital fixo e de giro; análise mercadológica mensal, semestral e anual (ABRAS, AMIS, concorrência, SEBRAE, BNDES, BACEN, IBGE, FGV); pagamento aos sócios administradores do pró-labore e da participação nos lucros acumulados; desenvolvimento de estratégias empresariais de crescimento e de competitividade; parcerias estratégicas (Unimed, Tsunami, Produtor, Eldorado, outras); avaliação estratégica anual (PFOA, BCG, ANSOFF e MODELO DELTA); fiscalização da inteira sociedade no que tange ao cumprimentos das atribuições; endosso obrigatório em transferências bancárias e documentos diversos empresariais; banchmarketing;  e-commerce; ultimato empresarial.
51.000
5.2



Diretor Comercial e Operacional





Continuação de Diretor Comercial e Operacional
Controle da logística empresarial: canais de distribuição, fornecedores, transporte, portfólios de produtos, controle de estoque; Trade Marketing: serviços de merchandising no ponto de venda, política de preços, merchandising na mídia (TV, rádio, jornal impresso, site); panfletagem, eventos (feiras expositivas, desfiles, conglomerados populacionais em festas regionais, dias do consumidor, do supermercado, do meio ambiente, campanhas como erradicação do trabalho escravo, erradicação da exploração sexual de menores, da vacinação, controle da dengue); Operação: layout (arranjo físico interno); intranet; delivery; departamentalização; controle e apuração de inventário; check list gerencial e operacional; Programa de Prevenção e Controle de Perdas;
Endosso facultativo nas transferências bancárias e nos demais documentos organizacionais.
29.000
5.3
Diretor Administrativo e de Recursos Humanos
Recrutamento e Seleção; terceirizações; avaliação de desempenho; treinamentos corporativos e de terceiros; quadro distributivo trabalhista; organograma funcional; plano de carreira; contratação, bonificação, premiação, promoção, transferência, suspensão e demissão de funcionários; cálculos trabalhistas e previdenciários; endosso facultativo nas transferências bancárias e nos demais documentos organizacionais.
10.000
5.4
Diretor Financeiro e Contábil
Planejamento Tributário; auditoria interna;
controle patrimonial e de suas respectivas mutações no decorrer do tempo; contabilização dos fatos contábeis; análise financeira e contábil; endosso obrigatório nas transferências bancárias e nos demais documentos organizacionais.
10.000
4.1







Gerente Comercial e Operacional














Continuação de Gerente Comercial e Operacional
Responsável por: quatro assistentes comerciais/operacionais, oito repositores, oito empacotadores, dez motoristas, dez auxiliares de expedição e oito operadores de check out – 48 funcionários sob sua supervisão – além do próprio departamento comercial. Autoriza solicitações de compras a seu assistente comercial; treina-o. Seu expediente diário é dividido da seguinte maneira: 07:30hs, ponto, organização dos check outs junto com seus oper., checagem de cada seção e equipamentos (computadores, SIG, intranet, freezers, ares condicionados, sistema acústico, câmaras, etc.); 08:30hs, supervisiona estoques e baixas no SIG, reposições de seções; 09:30hs, horário com assist. comercial, autorização de compras, andamento; 10:00hs – junto com assist. com. recebe o fornecedor 2; 10:30hs, supervisão da expedição, solução de eventuais imprevistos; 11:30hs, intervalo; 13:30hs, ponto, andamento do supermercado, reposições, estoques, confere baixas no SIG; 14:15hs, supervisão da expedição; 15:00hs, junto com assist. com e com o assist, oper. 3 analisa suas duas seções de produtos e suas respectivas necessidades; 15:30hs, cofeebreak; 16:00 às 17:00hs, reunião executiva; 17:00hs, revisão final do dep. comercial e do SIG; 17:30hs, fim do expediente.
5.000
4.2
Gerente Administrativo e de Recursos e Humanos
Responsável por: recrutamento e seleção; terceirizações; avaliações de desempenho; treinamentos; organiza campanhas e demais eventos de trade marketing; certificação SA 8000 e ISO 14.0001; gestão GRI e Balanced Scorecard; auxilia na elaboração do PN; implantação do PN sob orientação da diretoria administrativa, financeira/contábil e comercial/operacional.
5.000
4.3
Gerente Financeiro e Contábil
Atua qual contador empresarial, assinando todos os documentos referentes aos fatos contábeis. É o responsável pelo departamento financeiro/contábil e treinamento dos três assistentes financeiros/contábeis que ficam sob sua supervisão. Elabora e analisa as seguintes demonstrações contábeis: BP, DRE, DLPA, DMPL e DOAR, além de balancetes e razonetes; auxilia o gerente administrativo bem como os diretores na tomada de decisões estratégicas e empreendedoras.

5.000


3.1




Analista TI





Continuação de Analista TI
Opera rede Ethernet, LAN, internet, intranet, pacote office e openoffice avançado, SIG, Carew Draw, Photoshop, Windows, Linux, Nero, KM Player, etc. Realiza manutenção nos PC’s da loja e nas instalações de softwares da intranet empresarial; atualiza as versões do SIG e do site institucional do Super MX, disseminando as ofertas da semana, notícias, relatórios gerenciais e-commerce e RSAE, publicações padrão GRI; comercializa produtos de informática e escritório; treina o assist. de informática.

2.400
3.2
Farmacêutico
Possui autorização legal para atuar na profissão de farmacêutico, além, é claro, do grau de Bacharel em Farmácia. Lidera uma equipe de três auxiliares de farmácia; controla o estoque da drogaria bem como a recepção de remédios e outros produtos comercializados em farmácia. Opera o SIG.
2.400
3.3
Terapeuta Ocupacional
Realiza em todos os departamentos a terapia ocupacional, com orientações de postura, relaxamento (o que inclui alguns breves exercícios físicos todas as manhãs), relacionamento. Com bom humor, cativa os funcionários motivando-os ao trabalho. Precisa ter CNH categoria B, pois nos momentos vagos atuará como o “quebra galho” solucionando problemas que necessitem de locomoção automotiva local. Semanalmente elabora e entrega ao setor de R.H. um relatório analítico do desempenho das equipes de trabalho personalizando-as por departamento; isso serve de parâmetro para as avaliações de desempenho e organização de treinamentos.

1.800
2.1
Assistente Contábil
Atuar qual técnico contábil na área fiscal ou trabalhista/previdenciária. Na primeira, é responsável por: tributação Lucro Real: IRPJ, PIS, COFINS, CSLL, ICMS, ISSQN, SINTEGRA, ECF, EFD, emissão dos DARF’s, DAE’s e GRU’s. Na segunda, é responsável por: Folha de Pagamento de funcionários e sócios (pró-labore), INSS total empresarial, IRRF, Cont. Sind. e Pat., RAIS, CAGED, GEFIP/SEFIP. Presta contas de seu trabalho ao contador oficial que também é o gerente financeiro/contábil e seu superior imediato.

1.200




2.2




Assistente Comercial
Responsável direto pela administração do departamento comercial, especialmente na ausência do gerente comercial e operacional. Suas principais atribuições são: atualização semanal de preços de todos os 8.400 produtos do Super MX nas maiores redes supermercadistas de Minas, do Brasil e do mundo; solicitação de compras, com a devida autorização de seu superior imediato; relacionamento direto com os fornecedores, conferência de mercadorias e notas fiscais, controle de estoques mediante SIG; agendar horários diários c/ forn., assist. oper., auxil. de drogaria e assistente em informática para tratar de estoque de mercadorias. Agenda: 08:00hs, ponto, SIG, checagem da lista; 08:30hs, assist, oper. 1; 09:00hs, fornecedor 1; 10:00hs, fornecedor 2; 10:30hs, assist. oper. 2; 11:00hs, fornecedor 3; 11:30hs, fornecedor 4; 12:00hs, intervalo; 14:00hs, ponto, SIG, checagem lista; 14:30hs, fornecedor 5; 15:00hs, assist. oper. 3; 15:30hs, fornecedor 6; 16:15hs, pausa p/ cofeebreack; 16:30hs, assist. oper. 4; 17:00hs, apresenta relatório final diário ao seu superior imediato; 17:30hs,  fornecedor 7; 18:00hs, fim do expediente; Sábado 08:30hs às 11:30hs, pesquisa de preços de mercado.





1.200
2.3
Assistente Operacional
Cada assistente operacional fica responsável por uma área equivalente a 500m² (25m*20m) do supermercado, isto é, um quarto exato de sua área total; supervisiona exatamente duas seções e dois repositores, garantindo que as mercadorias estejam sendo devidamente repostas; dá baixa no SIG sobre toda quantidade de produtos que saem do estoque; no horário marcado com o assistente comercial – 08:30hs; 10:30hs; 15:00hs; ou 16:30hs – encaminha a ele o relatório impresso pelo SIG com o estoque final e RE calculada. Analisa junto com ele as quantidades e dias exatos da necessidades de determinados produtos que se escasseiam. Sana as dúvidas dos consumidores que transitam pela loja e ficam perdidos.
1.200
2.4
Assistente Administrativo
Atualizar mensalmente valores monetários de pisos salariais em fontes confiáveis específicas. Organizar junto com o gerente administrativo/R.H. as avaliações de desempenho mensais e trimestrais bem como assisti-lo na execução das mesmas. Facilitar o processo de recrutamento, seleção e recepção dos candidatos a uma determinada vaga de trabalho no Super MX. Atuar como secretário do gerente administrativo/R.H. agendando treinamentos a funcionários no CTES MX ou em algum município próximo sede de cursos AMIS; organizar programa anual G10 da AMIS e os periódicos SEVAR’s.
1.200
2.5
Assistente em Informática
Operar pacotes office e openoffice, Nero, SIG, relatórios gerenciais; comercializar artigos de informática e papelaria em geral; dar partida ao acesso à internet nas cabines disponíveis; operar e solucionar problemas de rede, instalações de softwares e hardwares, uploads e download, dispositivos, drivers.
1.200
2.6
Operador de Check Out
Operar o SIG, o equipamento ECF, sabendo atender o consumidor sem perder de vista o seu trabalho. Agir em equipe com o empacotador auxiliando-o e sendo auxiliado pelo mesmo. Especializar-se na efetuação de transações comerciais, lançamentos de notas fiscais, geramento de boletos automáticos na hora da compra; operação do código de barras G1.
1.200
2.7
Operador de Telemarketing
Realizar telemarketing primordialmente receptivo, atuando qual Ouvidoria 0800 do Super MX; solucionar as questões levantadas pelos consumidores; anotar críticas construtivas e sugestões levando-as ao conhecimento do departamento de Recursos Humanos. Operar com telemarketing ativo exclusivamente para dar um feedback. Organizar e Fazer malas diretas promocionais aos consumidores cadastrados. Operar o SIG.
1.200
2.8
Cozinheiro
Preparar refeições ininterruptamente todos os dias, visto ser um sistema de autosserviço (self service); nosso público maior consiste em estudantes técnicos e universitário a trabalhadores do ou no inteiro Sul de Minas, os quais necessitam almoçar no centro para ganharem tempo de ainda retornarem às respectivas instituições de ensino.
1.800
2.9
Padeiro
Produzir pães, deixando a comercialização deles para o auxiliar de padaria, no atento, assumir o posto de atendente nas faltas do mesmo. Concentrar-se em treinar seu auxiliar a fim de substituir seu posto nas férias.
1.200
2.10
Açougueiro
Controlar estoque de carnes e congelados da câmara fria; treinar o auxiliar de açougue em lidar com a câmara, com os consumidores desse setor; explanar políticas de preços e estratégias de vendas aplicadas no mesmo. Estar impecavelmente limpo. Manter corredor acessível para estoques. Responsável pela manutenção da câmara do açougue.
1.200
2.11
Confeiteiro
Enfeitar com glacê, Chantilly; preparar delícias doces para os consumidores, atendendo-os quando for preciso; treinar o auxiliar de confeitaria de modo que ele também se desenvolva como um confeiteiro. Saber ouvir sugestões das pessoas, inclusive do respectivo auxiliar, quando esse tiver intenção evidente de ajudar.
1.200
2.12
Segurança
Garantir a segurança interna do supermercado, do estacionamento e/ou de seus demais departamentos. Estar sempre no uso do radiofone, mantendo contato com o outro segurança e com o monitor. Observar atentamente o desempenho dos funcionários, a execução dos processos internos, as reações dos consumidores e fornecedores; relatar de forma escrita ao R.H. sobre tudo o que vir.
1.200
2.13



Monitor





Continuação de Monitor
Saber operar as funcionalidades específicas de segurança interna do SIG. Manter contato radiofônico e/ou telefônico com os seguranças (do supermercado e do estacionamento) a fim de mantê-los a par de tudo o que for necessário e relevante. Quando vir alguma situação crítica, saber solucionar prontamente o problema. Manter-se desperto o tempo todo. Realizar relatórios e entrega-los no setor de R.H. semanais sobre as principais tendências setoriais que observa.
1.200
2.14
Motorista
Dirigir para o Super MX gerenciando toda a logística empresarial de entrega de mercadorias em domicílios; além da CNH categoria B, precisa ter no mínimo 2 anos de prática contínua de direção veicular e entender os princípios básicos de mecânica e manutenção; manter em dia, junto ao gerente comercial/operacional as informações pertinentes às entregas, veículos, tributos dos mesmos, combustível, pneus, reparos, alinhamento e balanceamento periódicos, etc. Elaborar itinerário de entrega estratégico, seguindo a rota à qual estiver vinculado e, somente quando não se ocupar nessa, é que pode auxiliar os motoristas companheiros nas rotas deles.
1.200
1.1
Cargo de Confiança
Cargo a ser preenchido por colaborador(es) fiel(is) e competente(s) para a execução de atribuições não previstas pelo presente plano de carreira; inicialmente, pode vir a ser o operador de games em seção própria localizada logo no portão principal de entrada do Super MX. Saber jogar, vender games, operar rede LAN, internet, ECF e SIG; saber gerenciar o caixa.
1.500
1.2
Boys Setor Financeiro
Realizar diariamente as transações bancárias que forem solicitadas pelo departamento financeiro. Depósitos, DOC, TED, pagamentos, resolução de problemas com os cheques e suas várias alíneas, saques autorizados pela diretoria; solicitar endossos da diretoria para transações bancárias. Ser muito rápido e mais atento do que rápido, no intuito de fazer o seu máximo, o qual também inclui o seu melhor. Elaborar planilhas no Excel quando for solicitado para isso. Operar o SIG quando necessário.
900
1.3
Empacotador
Empacotar as compras realizadas nos check outs, com rapidez, porém com a qualidade de quem não deixa cair no chão ou ser danificada alguma mercadoria; saber organizar produtos nas sacolas e nas caixas plásticas os produtos de acordo com suas respectivas categorias (limpeza com limpeza; alimentos separados com outros alimentos; higiene e beleza podem ficar juntos; etc.). Na dúvida e/ou na pressa, sorria para o consumidor, diga que gosta muito de ser útil ao mesmo, mas continue empacotando e jamais pare. Operar o equipamento ECF e o SIG.
800
1.4
Repositor
Repor, repor e repor, praticamente o tempo todo, as mercadorias da seção para a qual foi designado por ocasião de sua contratação, transferência ou progressão. Deixar as prateleiras superorganizadas e pradronizadas; as seções, transitáveis; o chão, limpo, ou, então, se for o caso, solicitar à(o) faxineira(o) que o faça. Assistir o consumidor somente caso for solicitado para isso e, logo, ser gentil e solucionar prontamente a questão que for levantada. Saber operar o SIG.
800
1.5
Auxiliar de Padaria
Ser primeiramente capaz de sorrir e de tornar o ambiente agradável. Fazer do consumidor da padaria o ser humano mais importante do Super MX. Agir com muita atenção ao receber e preparar um pedido de lanches, cafés com ou sem leite, etc. Facilitar a atuação do padeiro estando plenamente sujeito à sua supervisão.
800
1.6
Auxiliar de Açougue
Cortar carnes; pesar e embalar perecíveis (mussarela, mortadela, presunto); usar com praticidade a câmara fria do açougue sob supervisão do açougueiro. Controlar estoques de carnes na câmara. Atender com bom humor e muita longanimidade aos consumidores do açougue.
800
1.7
Auxiliar de Drogaria
Atender aos consumidores da Drogaria Super MX, com muita atenção nas receitas, qual atendente de balcão, ou nas notas para efetuação do pagamento dos remédios no SIG. Saber operar o SIG no que lhe compete. Saber administrar o tempo e o estoque da drogaria.
800
1.8
Auxiliar de Confeitaria
Auxiliar o confeiteiro na arte de enfeitar bolos, tortas, mousses, pavês; atender aos consumidores da confeitaria; ater-se exclusivamente ao seu setor. Manter-se tranquilo, bem humorado e muito limpo.
800
1.9
Auxiliar de Cozinha
Facilitar a preparação de lanches e refeições. Atender com bom humor e sabendo ouvir os consumidores. Ser rápido ao prestar informações, pôr pratos e talheres à mesa, levar à mesma o(s) produto(s) solicitado(s). Manter cardápio atualizado e facilmente visível. Manter-se muito limpo.
800
1.10
Auxiliar de Expedição
Facilitar o sistema de logística empresarial, elaborando e executando estratégias eficazes de transporte de mercadorias junto ao motorista ao qual estiver vinculado. Saber resolver problemas de forma lógica e prática. Fazer com que as mercadorias cheguem aos consumidores com a mesma qualidade com a qual elas saíram da loja.
800
1.11
Auxiliar de Serviços Gerais
Executar um pouco de tudo, de todos os setores, sabendo receber ordens de muitos colegas de trabalho. Saber compreender e cooperar com a equipe de trabalho. Atender a períodos do ano de picos de vendas, tais como Natal, Ano Novo, Páscoa, Semana Santa, Padroeiro, etc.
800
1.12
Faxineiro
Faxinar os setores para os quais foi designado pela superior imediato por ocasião de sua contratação. Deixar seus setores brilhando, lindo e maravilhoso, de forma a despertar a atenção de todos, especialmente os consumidores, que por eles transitarem.
700
1.13
Estagiário
Atuar em áreas específicas de seu interesse e de acordo com a disponibilidade de vaga. Submeter-se a contrato específico de estagiário segundo a CLT. Aprender a apender é a sua principal atribuição.
Comercial

IV - NORMAS E PROCEDIMENTOS DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

Os salários serão administrados dentro das faixas salariais de nível de cargos. A determinação dos salários individuais será feita conforme as seguintes normas e procedimentos:
1. Salário de Admissão

Todo funcionário deve ser admitido com o piso salarial estabelecido pela legislação em vigor para o seu cargo e, na ausência dessa, com o salário mínimo comercial. Excepcionalmente, o salário de admissão pode ser estabelecido acima desse limite, em função do grau de qualificação e experiência exigidos do candidato ou por contingência de mercado.

2. Salário Para um Novo Cargo

Para se definir a faixa salarial de um novo cargo, este deverá passar pelo processo de avaliação de desempenho e classificação quanto à satisfação, com base nos requisitos mínimos, ideais ou promocionais do novo cargo, conduzido pela área de Recursos Humanos, a fim de averiguar o momento apropriado para promoção funcional ou salarial, mediante gratificação de desempenho I e II.

3. Alterações Salariais

O Sistema de Administração de Cargos e Salários prevê as seguintes situações que poderão gerar alterações salariais: fim do período de experiência, ocorrido a partir do 91° dia de trabalho, o qual acrescenta automaticamente o auxílio-alimentação bem como o plano de saúde Unimed e o plano odontológico Sisdente; promoção (desenvolvimento vertical funcional); progressão (desenvolvimento horizontal dado das seguintes formas: aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo e/ou transferência para outro cargo); reclassificação do cargo.

3.1. Salário Após o Período de Experiência

Em casos específicos, em que o funcionário tenha sido contratado com a condição de ter um reajuste após o período de experiência, o salário do funcionário será reajustado para o nível previamente acertado na contratação.

3.2. Promoção

Os aumentos por promoção são concedidos aos funcionários que passam a ocupar cargos incluídos num nível hierárquico superior ao atual, dentro da estrutura de cargos e salários. A promoção está vinculada à existência de vaga no quadro de funcionários (caso de auxiliares, assistentes, analistas, por exemplo), ou poderá ocorrer em função da necessidade de preenchimento de uma vaga em aberto (caso de encarregados, supervisores, gerentes, por exemplo). Em caso de ausência de vaga no cargo a ser pleiteado e tendo-se sido satisfeitos os requisitos promocionais do cargo atual, passa-se a fazer jus à gratificação de desempenho II, fixada em aumento de 20% da remuneração do funcionário em seu último cargo. Os candidatos a uma promoção deverão passar por um processo de avaliação conduzido pela área de Recursos Humanos. São duas as modalidades de promoção vertical:

3.2.1. Promoção na Mesma Carreira

 Como exemplos de promoção na mesma carreira temos: o de repositor para supervisor de sessão; o de empacotador para operador de check out; o de assistente de padaria, açougue, frios, delivery, drogaria e restaurante para supervisor dos mesmos, dentre outros. Deverá ser aprovada pelo departamento pessoal e pelo gerente administrativo, sendo facultativa a aprovação da diretoria administrativa. O salário é alterado para se enquadrar na Classe do novo cargo. Pleitea-se o piso salarial do novo cargo bem como seus respectivos direitos e obrigações. Os aumentos decorrentes da promoção são concedidos obrigatoriamente 30 dias contados a partir da data da mesma, isto é, desde que o funcionário preencha os requisitos necessários a ela.

3.2.2. Promoção Com Mudança de Carreira

Como exemplo de promoção com mudança de carreira temos o de repositor para operador de check out ou para assistente administrativo. Os procedimentos são todos semelhantes à promoção na mesma carreira. O aumento nesse tipo de promoção também será efetivado após 30 dias da data da mesma. Aplica-se, entretanto, nesse caso, as seguintes distinções: nesse ínterim será avaliada a adaptação do funcionário ao novo cargo; tal tipo de promoção será efetivada somente com a aprovação da gerência da área, além da aprovação do departamento pessoal, do gerente administrativo e do diretor administrativo; após uma promoção na mesma carreira, o promovido deverá ser observado um período mínimo de um ano, antes de nova promoção. Caso o funcionário não se adapte ao novo cargo, a gerência da área deverá comunicar com antecedência o fato à área de Recursos Humanos. Se for possível, o funcionário poderá retornar à sua área de origem ou ser transferido para uma função compatível com seu perfil profissional.

3.3. Progressão

O aumento por progressão pode ser concedido ao funcionário que apresentar desempenho que o destaque significativamente dos demais ocupantes do mesmo cargo ou dentro de uma equipe de trabalho ou devido ao turn over, ou seja, rotatividade de pessoal. Em caso de ausência de vaga no cargo a ser pleiteado e tendo-se sido satisfeitos os requisitos ideais do cargo, passa-se a fazer jus à gratificação de desempenho I, fixada em aumento de 10% da remuneração do funcionário em seu último cargo. Os aumentos decorrentes da progressão serão obrigatoriamente concedidos 30 dias contados a partir da data da mesma e devem se ajustar ao orçamento definido para essa finalidade. Um funcionário só pode receber progressão ou nova progressão a cada intervalo mínimo de um ano de atuação no cargo atual. Realizada uma progressão, só se poderá pleitear uma promoção após seis meses contados a partir da data da primeira.

3.4. Transferência de cargo

Ocorre uma transferência quando o funcionário passa a ocupar um cargo em outra área. Por exemplo, um Assistente que é transferido da área industrial para a área administrativa. Uma transferência geralmente não significa que o funcionário receberá um aumento de salário. Se a transferência for para um cargo de um nível hierárquico superior ao atual, serão aplicadas as mesmas regras definidas para os casos de promoção.
Se a transferência for para um cargo do mesmo nível, e for necessário um aumento de salário para um melhor posicionamento do salário do funcionário na faixa salarial, serão aplicadas as mesmas regras definidas paras os casos de progressão.

3.5. Reclassificação do cargo

Ocorre um reajuste salarial por reclassificação quando um cargo recebe atribuições adicionais, de maior complexidade e responsabilidade e que exijam maior conhecimento do que as atribuições atuais, justificando uma reclassificação do cargo para um nível mais alto na estrutura de cargos.

3.6. Ajustes de mercado

São alterações salariais com o objetivo de alinhar o salário do cargo com os padrões de mercado, constatados por meio de pesquisa de remuneração. Mantemo-nos mensalmente atualizados pelos ajustes salariais e funcionais praticados pelo mercado mediante o site http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/scripts/tb_salarios.php, consultado e analisado pelo departamento pessoal.

V – AVALIAÇÃO PARA BONIFICAÇÃO, PREMIAÇÃO, PROMOÇÃO

Como critérios para avaliação de desempenho bem como para bonificações, premiações, progressões e promoções consideramos os seguintes aspectos: disciplina; assiduidade; pontualidade; colaboração com a equipe, superiores e colegas de trabalho; disponibilidade; qualidade do trabalho realizado; responsabilidade; apresentação pessoal com trajes, perfumes e posturas adequados ao ambiente de trabalho; conhecimento e experiência no exercício da função/cargo; desenvolvimento acadêmico-profissional e extra-acadêmico-profissional; entendimento e aceitação de mudanças, flexibilidade, mente aberta; comunicação; organização; liderança (para encarregados e acima); resolução de problemas e conflitos (para encarregados e acima); enfim, o desenvolvimento de todas as habilidades técnicas e interpessoais mínimas, ideais e promocionais mensurados mediante questionários de DIG relativo e real, aplicamos mensal e trimestralmente, respectivamente, segundo indicadores IHI e IHT, pertencentes à gestão Balanced Scorecard.

VI – PROCED. P/ SOLIC. DE PROMOÇÃO, PROGRESSÃO OU TRANSF.

Alistamos a seguir os procedimentos para a solicitação de uma progressão ou promoção bem como o que fazer em cada etapa:

6.1 Solicitação da Promoção (início do processo) – incentivamos a todos os funcionários a elaborarem um planejamento estratégico pessoal definindo sua missão aqui na Terra, sua visão atual sobre suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazos, em todos os âmbitos de suas vidas, inclusive o profissional; tal técnica ajuda a se focar em nossas metas profissionais específicas, por exemplo, traçando o itinerário de desenvolvimento profissional que desejamos e que nos seja alcançável dentro de um espaço de tempo apropriado. Estabelecer nossos valores, definir um símbolo da nossa existência (nossa logomarca) impedirá que nos percamos no tempo e no espaço e que gastemos todos os nossos recursos (tempo, esforço, assiduidade, talentos, finanças, etc.) em vão. Após real objetivo de pleitear uma vaga hierarquicamente superior, deve-se solicitá-la diretamente ao superior imediato. Por exemplo: um repositor que deseja ser promovido para assistente operacional deve solicitar a promoção ao seu assistente operacional; um assistente administrativo que deseja ser promovido ao cargo de gerente administrativo deve solicitá-la ao seu gerente administrativo; um auxiliar de expedição que deseja ser promovido ao cargo de motorista deve solicitá-la ao motorista ao qual está vinculado; e daí sucessivamente.

6.2 Aprovação preliminar pelo superior do solicitante – logo após receber a solicitação de promoção, o stakeholder em questão dará o seu parecer, se acredita que seu companheiro realmente atuará com competência no cargo que pretende conquistar; senão, caso o superior hierárquico imediato desaprová-lo, então estará se isentando de comunicar o fato ao departamento de recursos humanos, e fará bem por isso, visto que indicar alguém em quem não confia, ao invés de contribuir para o progresso do companheiro, só o prejudicaria. No entanto, caso o desejoso funcionário a determinado cargo ainda assim acredite em seu potencial e deseja uma chance para provar que é realmente capaz, então deve se dirigir ao departamento de recursos humanos, informar que foi desaprovado pelo superior imediato ao solicitar a promoção mas que, ainda assim, deseja pleitear o cargo visto que satisfaz os requisitos ao mesmo e que, com o tempo, gradualmente, todos os stakeholders,  inclusive seu atual superior hierárquico imediato o verão com admiração e orgulho por presenciar sua excelente atuação profissional.

6.3 Análise do funcionário pela área de Recursos Humanos – o departamento de recursos humanos submeterá o candidato a um questionário DIG real específico do cargo que pretende galgar; então, o gerente administrativo fará uma entrevista oral com esse e corrigirá o questionário, após o que dará o feedback ao candidato informando se o mesmo passou ou não no teste; em caso positivo, o gerente autorizará o encaminhamento desse resultado à diretoria administrativa a fim de que essa possa dar o ultimato; senão, o gerente isenta-se de dar continuidade ao processo solicitando que o candidato aguarde novas oportunidades e especificando claramente as habilidades técnicas e interpessoais que ele necessita desenvolver para, então, poder pleitear a vaga que tanto deseja;

6.4 Aprovação da Diretoria – sendo aprovado pela gerência, os resultados tanto do questionário DIG real como da entrevista, acrescido do desempenho do candidato desde o início de sua atuação no Super MX, são revisados e avaliados; o assunto é levado para uma das reuniões executivas semanais para ser analisado pelo todo da sociedade; em caso positivo para o candidato, pelo menos dois de seus superiores aprovam sua promoção – e um deles obrigatoriamente necessita ser um diretor – e o candidato passa a tomar posse do cargo em questão; senão for, aguarda mais alguns meses e então retorna no início do processo 9 subtópico 6.1);

6.5 Efetivação da promoção – autorizada pela diretoria e pela gerência a promoção de um stakeholder interno, esse aguarda até seu primeiro contra cheque chegar para então de se considerar promovido.

6.6 Prazos para solicitação de promoção, progressão e/ou transferência bem como para posse nas mesmas – aprovado pela diretoria, a posse do funcionário em seu novo posto se dará no prazo de, no mínimo, 24 horas e de, no máximo, 72 horas, a contar do momento da aprovação. Caso não tome posse o funcionário nesse intervalo de tempo perderá o direito a promoção, progressão e transferência por seis meses, findo os quais terá de reiniciar todo o processo caso ainda deseje ser promovido, progredido ou transferido.

VII – PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE CRIAÇÃO DE UMA VAGA OU POSTO DE TRABALHO

Alistamos a seguir os procedimentos para a solicitação de criação de um vaga ou posto de trabalho bem como o que fazer em cada etapa:

7.1. Conceito de Vaga – alude-se ao tempo em que permanece sem preenchimento um determinado cargo ou posto de trabalho; a vacância pode ser gerada por muitos motivos, dentre eles: aposentadoria, morte, demissão, exoneração, transferência, rescisão contratual, acordo entre empregador e empregado, etc. Deve-se ter isso em mente quando se objetiva traçar um plano de carreira pessoal, pois esses são fatores de certo modo positivo para quem deseja crescer em âmbito profissional, uma vez que geram as oportunidades necessárias.

7.2 Solicitação de criação da vaga (início do processo) – deve-se procurar diretamente o departamento de recursos humanos e informar que deseja que seja criada uma nova vaga ou posto de trabalho; deve-se, obrigatoriamente, fundamentar a solicitação com objetivos proveitosos não só em aspecto pessoal mas para a organização empresarial; vaga que não vai gerar competição interna, nem intriga, inveja ou outros conflitos. Feito isso, é só aguardar e o Departamento de R.H. analisará a viabilidade de seus argumentos. Caso não aprove, o R.H. lhe convocará para lhe informar os motivos de forma clara e objetiva.

7.5 Aprovação pela Diretoria – caso seja aprovada pelo R.H. a criação da nova vaga, logo, passará pelas mãos do diretor administrativo para dar o seu parecer final e, então, retornará para o R.H., o qual convocará o candidato e lhe dará as boas novas. Daí, o gerente administrativo reformulará o Plano de Carreira Empresarial fazendo todos os ajustes necessários no momento e marcará um reunião com todos os stakeholders internos a fim de tornar do conhecimento de todos os ajustes realizados, seus benefícios sobre cada um e sobre o organização como um todo.

X – ORÇAMENTO PARA PREMIAÇÕES E PROMOÇÕES

Como empresa socialmente responsável, o Supermercado Mercantil X LTDA faz mensalmente provisões para premiações e promoções bem como para direitos trabalhistas em geral (13° e férias + 1/3 tanto dos funcionários quanto dos sócios, FGTS, INSS total sobre 13°, imprevistos, cesta natalina, dentre outras) com o intuito de propiciar mais segurança para todos os stakeholders; produzimos, destarte, postos de trabalhos bem valorizados e estáveis. Premiamos nossos funcionários ao concluírem 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos de atuação, com festas, presentes, em alguns casos cerimônias solenes com muitos convidados especiais, como representantes da ABRAS e da AMIS, como do Ministério da Fazenda, do BNDES, da C.E.F., ou do governo em geral.

XI – PROGRAMA DE ESTAGIÁRIOS

Adotamos as seguintes políticas no que tange aos estagiários:

11.1. Regras de Funcionamento do Estágio – ofertamos 1,3% de vagas aos estagiários anualmente, o que, atualmente, consiste em seis vagas anuais, sendo uma para cada loja do Super MX. Todos os contratos com estagiários é terceirizado e regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas, a qual atribui como direitos do empregado: 44hs semanais, 6 hs de trabalho diárias acrescido de 2hs extras diárias, máximo de 40hs extras mensais, FGTS, 13°, FÉRIAS + 1/3, Aviso Prévio Indenizado ou Trabalhado, Adicionais que, no Super MX, são insalubridade e as extras, já mencionadas. 1 DSR por semana, Abono Salarial, recolhimento compulsório do INSS, seguro desemprego, bem como 6% de vale-transporte e benefícios adicionais que o empregador deseja oferecer, tais como nós concedemos: vale-alimentação, cesta natalina, treinamentos corporativos e na AMIS, premiações, progressões e promoções.

11.2. Critérios de Recrutamento de Estagiários – são terceirizados pelo Sindicato dos Trabalhadores Uba MG, de Alfenas e  pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Lourenço.

11.3. Valor da Bolsa de Aprendizagem – o valor da bolsa aprendizagem corresponde a R$466,65, proporcional a 6 horas de trabalho, acrescido de R$154,00 de auxílio-alimentação a partir do quarto mês de atuação no Super MX, além de uma cesta natalina, treinamentos, premiações e oportunidades de progressões e promoções a partir do segundo ano, assim como ao custeio de 50% da universidade. Os estagiários também fazem jus ao FGTS, 13° salário, férias com o acréscimo de 1/3, INSS descontado, horas extras e insalubridade, se for atuar na câmara fria da seção dos frios.

XII – RESPONSABILIDADES

Somos responsáveis e transparentes em tudo. Por isso, fazemos questão de cumprirmos bem nossos papéis tendo-se em vista que, destarte, estamos incentivando os demais a fazerem o mesmo.

12.1. Diretores – são responsáveis pela gestão estratégica e empreendedora executada de modo mui competente, satisfazendo plenamente as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização de todos os stakeholders.

12.2. Gerentes – gerenciam, cada um, de forma conjunta, os seus respectivos departamentos de forma a interligar os quatro elementos chaves da gestão Balanced Scorecard: aprendizagem e crescimento, processos de negócios internos, clientes e R.O.I., Retorne About Invest, ou seja, retorno sobre os investimentos.  

12.3. Área de Recursos Humanos – elabora, organiza, executa e controla todas as inciativas empresariais voltadas para recursos humanos, tais como: recrutamento, seleção, terceirização, contratação, treinamentos, avaliação de desempenho, sanções, premiações, regressões, promoções, bonificações, etc. Elabora e implanta Planos de Negócios Completos ou Parciais, tais como: o Estratégico, o Estrutural/Operacional, o de Marketing, o Financeiro, o Tributário, dentre outros.
 

4.5.1.2 ORGANOGRAMA FUNCIONAL

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para enriquecer a participação nesse blog com seus comentários. Após análise dos mesmos, fornecer-lhe-ei um feedback simples.