Blog "Gestão e Negócios Sustentáveis”, de
autoria de Superdotado Álaze Gabriel.
Disponível em http://gestaoenegociossustentaveis.blogspot.com/
4.5.1 Plano de Carreira do Super MX
4.5.1.1 PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS SUPER MX
Pelo presente instrumento,
nós, os sócios administradores, no exercício das atribuições a que nos compete,
criamos, promulgamos e implantamos o seguinte Plano de Cargos e Salários,
segundo missão, visão e valores corporativos, com o objetivo principal de
valorizar nossos queridos stakeholders internos de maneira proporcional ao
desempenho e resultados produzidos no tempo apropriado por cada um:
I – CONCEITOS E TERMINOLOGIAS
Plano de Carreira: instrumento de gestão que
consiste na reunião de princípios, diretrizes e normas que regulam o
desenvolvimento dos funcionários na carreira.
Carreira: conjunto de cargos afins, dispostos em
posições ordenadas segundo uma trajetória evolutiva crescente de variação das
exigências requeridas para ascensão.
Cargo: conjunto de atribuições, deveres e
responsabilidades, além de uma remuneração específica, que o particulariza
frente aos demais.
Piso Salarial: remuneração mínima à qual o
funcionário faz jus quando da atuação em determinado cargo que, na ausência de
lei que a estabeleça, equivale ao salário mínimo comercial.
Nivel: agrupamento de cargos com os mesmos
requisitos de capacitação e mesma natureza, complexidade, atribuições e
responsabilidades. Geralmente os níveis são escalonados de forma vertical na
estrutura da carreira.
Grau: subdivisão horizontal de um nível da
carreira.
Promoção: desenvolvimento vertical do funcionário
na carreira, ascendendo-se de nível. Trata-se de um processo que requer
investimentos na qualificação e capacitação do mesmo. Está diretamente
relacionada com o desempenho e os resultados produzidos pelo mesmo.
Progressão: desenvolvimento horizontal do funcionário
na carreira, podendo consistir em bonificações pelo desempenho satisfatório desse
no seu cargo ou obtenção de novo grau, isto é, transferência para outro cargo
de mesmo nível. Está diretamente relacionado ao desenvolvimento das habilidades
interpessoais e técnicas de modo a satisfazer os requisitos ideais e
promocionais.
Avaliação de Desempenho: instrumento que
visa acompanhar e analisar o desempenho do funcionário durante o exercício das
atribuições do cargo.
DIG: desempenho individual geral; equivale
a: n¹.AHI + n².AHT + n³.AHE
n¹ + n² + n³
DC: desempenho coletivo ou departamental;
equivale à média aritmética simples do DIG de cada membro do grupo.
DO: desempenho organizacional; equivale à
média aritmética simples do DC de cada departamento.
II - POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
A administração
de cargos e salários é dirigida pelo departamento pessoal considerando-se as
seguintes variáveis:
• a relatividade
interna: cada cargo terá sua remuneração estabelecida conforme as
responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função.
• a situação de
mercado: os salários serão estabelecidos conforme os padrões de mercado para
cargos com responsabilidades semelhantes.
• o equilíbrio
orçamentário da empresa: a política salarial levará em conta o desempenho da empresa
e seus resultados.
A Política de
Administração de Cargos e Salários da Empresa tem por objetivo reconhecer a
capacitação profissional e o desempenho dos seus funcionários. O
desenvolvimento técnico-profissional do funcionário e sua contribuição efetiva
para os resultados da empresa serão os indicadores utilizados para esse
reconhecimento.
III – CARGOS E SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES
PLANO DE CARGOS, ATRIBUIÇÕES E PISOS SALARIAIS
|
|||
CÓDIGO
|
CARGO
|
FUNÇÕES
|
P. SAL. (R$)
|
5.1
|
Diretor Geral
|
Agenda de reuniões ordinárias e extraordinárias
executivas; elaboração, implantação e revisão periódica do plano de negócios;
obtenção de financiamentos de capital fixo e de giro; análise mercadológica
mensal, semestral e anual (ABRAS, AMIS, concorrência, SEBRAE, BNDES, BACEN,
IBGE, FGV); pagamento aos sócios administradores do pró-labore e da
participação nos lucros acumulados; desenvolvimento de estratégias
empresariais de crescimento e de competitividade; parcerias estratégicas
(Unimed, Tsunami, Produtor, Eldorado, outras); avaliação estratégica anual
(PFOA, BCG, ANSOFF e MODELO DELTA); fiscalização da inteira sociedade no que
tange ao cumprimentos das atribuições; endosso obrigatório em transferências
bancárias e documentos diversos empresariais; banchmarketing; e-commerce; ultimato empresarial.
|
51.000
|
5.2
|
Diretor Comercial e Operacional
Continuação de Diretor Comercial e Operacional
|
Controle da logística empresarial: canais de
distribuição, fornecedores, transporte, portfólios de produtos, controle de
estoque; Trade Marketing: serviços de merchandising no ponto de venda,
política de preços, merchandising na mídia (TV, rádio, jornal impresso,
site); panfletagem, eventos (feiras expositivas, desfiles, conglomerados
populacionais em festas regionais, dias do consumidor, do supermercado, do
meio ambiente, campanhas como erradicação do trabalho escravo, erradicação da
exploração sexual de menores, da vacinação, controle da dengue); Operação:
layout (arranjo físico interno); intranet; delivery; departamentalização;
controle e apuração de inventário; check list gerencial e operacional;
Programa de Prevenção e Controle de Perdas;
Endosso facultativo nas transferências bancárias e nos
demais documentos organizacionais.
|
29.000
|
5.3
|
Diretor Administrativo e de Recursos Humanos
|
Recrutamento e Seleção; terceirizações; avaliação de
desempenho; treinamentos corporativos e de terceiros; quadro distributivo
trabalhista; organograma funcional; plano de carreira; contratação,
bonificação, premiação, promoção, transferência, suspensão e demissão de
funcionários; cálculos trabalhistas e previdenciários; endosso facultativo
nas transferências bancárias e nos demais documentos organizacionais.
|
10.000
|
5.4
|
Diretor Financeiro e Contábil
|
Planejamento Tributário; auditoria interna;
controle patrimonial e de suas respectivas mutações
no decorrer do tempo; contabilização dos fatos contábeis; análise financeira
e contábil; endosso obrigatório nas transferências bancárias e nos demais
documentos organizacionais.
|
10.000
|
4.1
|
Gerente Comercial e Operacional
Continuação de Gerente Comercial e Operacional
|
Responsável por: quatro
assistentes comerciais/operacionais, oito repositores, oito empacotadores,
dez motoristas, dez auxiliares de expedição e oito operadores de check out –
48 funcionários sob sua supervisão – além do próprio departamento comercial.
Autoriza solicitações de compras a seu assistente comercial; treina-o. Seu
expediente diário é dividido da seguinte maneira: 07:30hs, ponto, organização
dos check outs junto com seus oper., checagem de cada seção e equipamentos
(computadores, SIG, intranet, freezers, ares condicionados, sistema acústico,
câmaras, etc.); 08:30hs, supervisiona estoques e baixas no SIG, reposições de
seções; 09:30hs, horário com assist. comercial, autorização de compras,
andamento; 10:00hs – junto com assist. com. recebe o fornecedor 2; 10:30hs,
supervisão da expedição, solução de eventuais imprevistos; 11:30hs,
intervalo; 13:30hs, ponto, andamento do supermercado, reposições, estoques,
confere baixas no SIG; 14:15hs, supervisão da expedição; 15:00hs, junto com
assist. com e com o assist, oper. 3 analisa suas duas seções de produtos e
suas respectivas necessidades; 15:30hs, cofeebreak; 16:00 às 17:00hs, reunião
executiva; 17:00hs, revisão final do dep. comercial e do SIG; 17:30hs, fim do
expediente.
|
5.000
|
4.2
|
Gerente Administrativo e de Recursos e Humanos
|
Responsável por: recrutamento e
seleção; terceirizações; avaliações de desempenho; treinamentos; organiza
campanhas e demais eventos de trade marketing; certificação SA 8000 e ISO
14.0001; gestão GRI e Balanced Scorecard; auxilia na elaboração do PN;
implantação do PN sob orientação da diretoria administrativa,
financeira/contábil e comercial/operacional.
|
5.000
|
4.3
|
Gerente Financeiro e Contábil
|
Atua qual contador empresarial,
assinando todos os documentos referentes aos fatos contábeis. É o responsável
pelo departamento financeiro/contábil e treinamento dos três assistentes
financeiros/contábeis que ficam sob sua supervisão. Elabora e analisa as
seguintes demonstrações contábeis: BP, DRE, DLPA, DMPL e DOAR, além de balancetes
e razonetes; auxilia o gerente administrativo bem como os diretores na tomada
de decisões estratégicas e empreendedoras.
|
5.000
|
3.1
|
Analista TI
Continuação de Analista TI
|
Opera rede Ethernet, LAN, internet, intranet, pacote office e
openoffice avançado, SIG, Carew Draw, Photoshop, Windows, Linux, Nero, KM
Player, etc. Realiza
manutenção nos PC’s da loja e nas instalações de softwares da intranet
empresarial; atualiza as versões do SIG e do site institucional do Super MX,
disseminando as ofertas da semana, notícias, relatórios gerenciais e-commerce
e RSAE, publicações padrão GRI; comercializa produtos de informática e
escritório; treina o assist. de informática.
|
2.400
|
3.2
|
Farmacêutico
|
Possui autorização legal para
atuar na profissão de farmacêutico, além, é claro, do grau de Bacharel em
Farmácia. Lidera uma equipe de três auxiliares de farmácia; controla o
estoque da drogaria bem como a recepção de remédios e outros produtos
comercializados em farmácia. Opera o SIG.
|
2.400
|
3.3
|
Terapeuta Ocupacional
|
Realiza em todos os
departamentos a terapia ocupacional, com orientações de postura, relaxamento
(o que inclui alguns breves exercícios físicos todas as manhãs),
relacionamento. Com bom humor, cativa os funcionários motivando-os ao
trabalho. Precisa ter CNH categoria B, pois nos momentos vagos atuará como o
“quebra galho” solucionando problemas que necessitem de locomoção automotiva
local. Semanalmente elabora e entrega ao setor de R.H. um relatório analítico
do desempenho das equipes de trabalho personalizando-as por departamento;
isso serve de parâmetro para as avaliações de desempenho e organização de
treinamentos.
|
1.800
|
2.1
|
Assistente Contábil
|
Atuar qual técnico contábil na área
fiscal ou trabalhista/previdenciária. Na primeira, é responsável por:
tributação Lucro Real: IRPJ, PIS, COFINS, CSLL, ICMS, ISSQN, SINTEGRA, ECF,
EFD, emissão dos DARF’s, DAE’s e GRU’s. Na segunda, é responsável por: Folha
de Pagamento de funcionários e sócios (pró-labore), INSS total empresarial,
IRRF, Cont. Sind. e Pat., RAIS, CAGED, GEFIP/SEFIP. Presta contas de seu
trabalho ao contador oficial que também é o gerente financeiro/contábil e seu
superior imediato.
|
1.200
|
2.2
|
Assistente Comercial
|
Responsável direto pela
administração do departamento comercial, especialmente na ausência do gerente
comercial e operacional. Suas principais atribuições são: atualização semanal
de preços de todos os 8.400 produtos do Super MX nas maiores redes
supermercadistas de Minas, do Brasil e do mundo; solicitação de compras, com
a devida autorização de seu superior imediato; relacionamento direto com os
fornecedores, conferência de mercadorias e notas fiscais, controle de
estoques mediante SIG; agendar horários diários c/ forn., assist. oper.,
auxil. de drogaria e assistente em informática para tratar de estoque de
mercadorias. Agenda: 08:00hs, ponto, SIG, checagem da lista; 08:30hs, assist,
oper. 1; 09:00hs, fornecedor 1; 10:00hs, fornecedor 2; 10:30hs, assist. oper.
2; 11:00hs, fornecedor 3; 11:30hs, fornecedor 4; 12:00hs, intervalo; 14:00hs,
ponto, SIG, checagem lista; 14:30hs, fornecedor 5; 15:00hs, assist. oper. 3;
15:30hs, fornecedor 6; 16:15hs, pausa p/ cofeebreack; 16:30hs, assist. oper.
4; 17:00hs, apresenta relatório final diário ao seu superior imediato;
17:30hs, fornecedor 7; 18:00hs, fim do
expediente; Sábado 08:30hs às 11:30hs, pesquisa de preços de mercado.
|
1.200
|
2.3
|
Assistente Operacional
|
Cada assistente operacional
fica responsável por uma área equivalente a 500m² (25m*20m) do supermercado,
isto é, um quarto exato de sua área total; supervisiona exatamente duas
seções e dois repositores, garantindo que as mercadorias estejam sendo
devidamente repostas; dá baixa no SIG sobre toda quantidade de produtos que
saem do estoque; no horário marcado com o assistente comercial – 08:30hs;
10:30hs; 15:00hs; ou 16:30hs – encaminha a ele o relatório impresso pelo SIG
com o estoque final e RE calculada. Analisa junto com ele as quantidades e
dias exatos da necessidades de determinados produtos que se escasseiam. Sana
as dúvidas dos consumidores que transitam pela loja e ficam perdidos.
|
1.200
|
2.4
|
Assistente Administrativo
|
Atualizar mensalmente valores
monetários de pisos salariais em fontes confiáveis específicas. Organizar
junto com o gerente administrativo/R.H. as avaliações de desempenho mensais e
trimestrais bem como assisti-lo na execução das mesmas. Facilitar o processo
de recrutamento, seleção e recepção dos candidatos a uma determinada vaga de
trabalho no Super MX. Atuar como secretário do gerente administrativo/R.H.
agendando treinamentos a funcionários no CTES MX ou em algum município
próximo sede de cursos AMIS; organizar programa anual G10 da AMIS e os
periódicos SEVAR’s.
|
1.200
|
2.5
|
Assistente em Informática
|
Operar pacotes office e
openoffice, Nero, SIG, relatórios gerenciais; comercializar artigos de
informática e papelaria em geral; dar partida ao acesso à internet nas
cabines disponíveis; operar e solucionar problemas de rede, instalações de
softwares e hardwares, uploads e download, dispositivos, drivers.
|
1.200
|
2.6
|
Operador de Check Out
|
Operar o SIG, o equipamento
ECF, sabendo atender o consumidor sem perder de vista o seu trabalho. Agir em
equipe com o empacotador auxiliando-o e sendo auxiliado pelo mesmo.
Especializar-se na efetuação de transações comerciais, lançamentos de notas
fiscais, geramento de boletos automáticos na hora da compra; operação do
código de barras G1.
|
1.200
|
2.7
|
Operador de Telemarketing
|
Realizar telemarketing
primordialmente receptivo, atuando qual Ouvidoria 0800 do Super MX;
solucionar as questões levantadas pelos consumidores; anotar críticas
construtivas e sugestões levando-as ao conhecimento do departamento de
Recursos Humanos. Operar com telemarketing ativo exclusivamente para dar um
feedback. Organizar e Fazer malas diretas promocionais aos consumidores
cadastrados. Operar o SIG.
|
1.200
|
2.8
|
Cozinheiro
|
Preparar refeições
ininterruptamente todos os dias, visto ser um sistema de autosserviço (self
service); nosso público maior consiste em estudantes técnicos e universitário
a trabalhadores do ou no inteiro Sul de Minas, os quais necessitam almoçar no
centro para ganharem tempo de ainda retornarem às respectivas instituições de
ensino.
|
1.800
|
2.9
|
Padeiro
|
Produzir pães, deixando a
comercialização deles para o auxiliar de padaria, no atento, assumir o posto
de atendente nas faltas do mesmo. Concentrar-se em treinar seu auxiliar a fim
de substituir seu posto nas férias.
|
1.200
|
2.10
|
Açougueiro
|
Controlar estoque de carnes e
congelados da câmara fria; treinar o auxiliar de açougue em lidar com a
câmara, com os consumidores desse setor; explanar políticas de preços e
estratégias de vendas aplicadas no mesmo. Estar impecavelmente limpo. Manter
corredor acessível para estoques. Responsável pela manutenção da câmara do
açougue.
|
1.200
|
2.11
|
Confeiteiro
|
Enfeitar com glacê, Chantilly;
preparar delícias doces para os consumidores, atendendo-os quando for
preciso; treinar o auxiliar de confeitaria de modo que ele também se
desenvolva como um confeiteiro. Saber ouvir sugestões das pessoas, inclusive
do respectivo auxiliar, quando esse tiver intenção evidente de ajudar.
|
1.200
|
2.12
|
Segurança
|
Garantir a segurança interna do
supermercado, do estacionamento e/ou de seus demais departamentos. Estar
sempre no uso do radiofone, mantendo contato com o outro segurança e com o
monitor. Observar atentamente o desempenho dos funcionários, a execução dos
processos internos, as reações dos consumidores e fornecedores; relatar de
forma escrita ao R.H. sobre tudo o que vir.
|
1.200
|
2.13
|
Monitor
Continuação de Monitor
|
Saber operar as funcionalidades
específicas de segurança interna do SIG. Manter contato radiofônico e/ou
telefônico com os seguranças (do supermercado e do estacionamento) a fim de
mantê-los a par de tudo o que for necessário e relevante. Quando vir alguma
situação crítica, saber solucionar prontamente o problema. Manter-se desperto
o tempo todo. Realizar relatórios e entrega-los no setor de R.H. semanais
sobre as principais tendências setoriais que observa.
|
1.200
|
2.14
|
Motorista
|
Dirigir para o Super MX
gerenciando toda a logística empresarial de entrega de mercadorias em
domicílios; além da CNH categoria B, precisa ter no mínimo 2 anos de prática
contínua de direção veicular e entender os princípios básicos de mecânica e
manutenção; manter em dia, junto ao gerente comercial/operacional as
informações pertinentes às entregas, veículos, tributos dos mesmos,
combustível, pneus, reparos, alinhamento e balanceamento periódicos, etc.
Elaborar itinerário de entrega estratégico, seguindo a rota à qual estiver
vinculado e, somente quando não se ocupar nessa, é que pode auxiliar os
motoristas companheiros nas rotas deles.
|
1.200
|
1.1
|
Cargo de Confiança
|
Cargo a ser preenchido por
colaborador(es) fiel(is) e competente(s) para a execução de atribuições não
previstas pelo presente plano de carreira; inicialmente, pode vir a ser o
operador de games em seção própria localizada logo no portão principal de
entrada do Super MX. Saber jogar, vender games, operar rede LAN, internet,
ECF e SIG; saber gerenciar o caixa.
|
1.500
|
1.2
|
Boys Setor Financeiro
|
Realizar diariamente as
transações bancárias que forem solicitadas pelo departamento financeiro.
Depósitos, DOC, TED, pagamentos, resolução de problemas com os cheques e suas
várias alíneas, saques autorizados pela diretoria; solicitar endossos da
diretoria para transações bancárias. Ser muito rápido e mais atento do que
rápido, no intuito de fazer o seu máximo, o qual também inclui o seu melhor.
Elaborar planilhas no Excel quando for solicitado para isso. Operar o SIG
quando necessário.
|
900
|
1.3
|
Empacotador
|
Empacotar as compras realizadas
nos check outs, com rapidez, porém com a qualidade de quem não deixa cair no
chão ou ser danificada alguma mercadoria; saber organizar produtos nas
sacolas e nas caixas plásticas os produtos de acordo com suas respectivas
categorias (limpeza com limpeza; alimentos separados com outros alimentos;
higiene e beleza podem ficar juntos; etc.). Na dúvida e/ou na pressa, sorria
para o consumidor, diga que gosta muito de ser útil ao mesmo, mas continue
empacotando e jamais pare. Operar o equipamento ECF e o SIG.
|
800
|
1.4
|
Repositor
|
Repor, repor e repor,
praticamente o tempo todo, as mercadorias da seção para a qual foi designado
por ocasião de sua contratação, transferência ou progressão. Deixar as
prateleiras superorganizadas e pradronizadas; as seções, transitáveis; o
chão, limpo, ou, então, se for o caso, solicitar à(o) faxineira(o) que o
faça. Assistir o consumidor somente caso for solicitado para isso e, logo,
ser gentil e solucionar prontamente a questão que for levantada. Saber operar
o SIG.
|
800
|
1.5
|
Auxiliar de Padaria
|
Ser primeiramente capaz de
sorrir e de tornar o ambiente agradável. Fazer do consumidor da padaria o ser
humano mais importante do Super MX. Agir com muita atenção ao receber e
preparar um pedido de lanches, cafés com ou sem leite, etc. Facilitar a
atuação do padeiro estando plenamente sujeito à sua supervisão.
|
800
|
1.6
|
Auxiliar de Açougue
|
Cortar carnes; pesar e embalar
perecíveis (mussarela, mortadela, presunto); usar com praticidade a câmara
fria do açougue sob supervisão do açougueiro. Controlar estoques de carnes na
câmara. Atender com bom humor e muita longanimidade aos consumidores do
açougue.
|
800
|
1.7
|
Auxiliar de Drogaria
|
Atender aos consumidores da
Drogaria Super MX, com muita atenção nas receitas, qual atendente de balcão,
ou nas notas para efetuação do pagamento dos remédios no SIG. Saber operar o
SIG no que lhe compete. Saber administrar o tempo e o estoque da drogaria.
|
800
|
1.8
|
Auxiliar de Confeitaria
|
Auxiliar o confeiteiro na arte
de enfeitar bolos, tortas, mousses, pavês; atender aos consumidores da
confeitaria; ater-se exclusivamente ao seu setor. Manter-se tranquilo, bem
humorado e muito limpo.
|
800
|
1.9
|
Auxiliar de Cozinha
|
Facilitar a preparação de
lanches e refeições. Atender com bom humor e sabendo ouvir os consumidores.
Ser rápido ao prestar informações, pôr pratos e talheres à mesa, levar à
mesma o(s) produto(s) solicitado(s). Manter cardápio atualizado e facilmente
visível. Manter-se muito limpo.
|
800
|
1.10
|
Auxiliar de Expedição
|
Facilitar o sistema de
logística empresarial, elaborando e executando estratégias eficazes de
transporte de mercadorias junto ao motorista ao qual estiver vinculado. Saber
resolver problemas de forma lógica e prática. Fazer com que as mercadorias
cheguem aos consumidores com a mesma qualidade com a qual elas saíram da
loja.
|
800
|
1.11
|
Auxiliar de Serviços Gerais
|
Executar um pouco de tudo, de
todos os setores, sabendo receber ordens de muitos colegas de trabalho. Saber
compreender e cooperar com a equipe de trabalho. Atender a períodos do ano de
picos de vendas, tais como Natal, Ano Novo, Páscoa, Semana Santa, Padroeiro,
etc.
|
800
|
1.12
|
Faxineiro
|
Faxinar os setores para os
quais foi designado pela superior imediato por ocasião de sua contratação. Deixar
seus setores brilhando, lindo e maravilhoso, de forma a despertar a atenção
de todos, especialmente os consumidores, que por eles transitarem.
|
700
|
1.13
|
Estagiário
|
Atuar em áreas específicas de
seu interesse e de acordo com a disponibilidade de vaga. Submeter-se a
contrato específico de estagiário segundo a CLT. Aprender a apender é a sua
principal atribuição.
|
Comercial
|
IV - NORMAS E PROCEDIMENTOS DE FUNCIONAMENTO DO
SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
Os salários
serão administrados dentro das faixas salariais de nível de cargos. A
determinação dos salários individuais será feita conforme as seguintes normas e
procedimentos:
1. Salário de Admissão
Todo funcionário
deve ser admitido com o piso salarial estabelecido pela legislação em vigor
para o seu cargo e, na ausência dessa, com o salário mínimo comercial.
Excepcionalmente, o salário de admissão pode ser estabelecido acima desse
limite, em função do grau de qualificação e experiência exigidos do candidato
ou por contingência de mercado.
2. Salário Para um Novo Cargo
Para se definir
a faixa salarial de um novo cargo, este deverá passar pelo processo de avaliação
de desempenho e classificação quanto à satisfação, com base nos requisitos
mínimos, ideais ou promocionais do novo cargo, conduzido pela área de Recursos
Humanos, a fim de averiguar o momento apropriado para promoção funcional ou salarial,
mediante gratificação de desempenho I e II.
3. Alterações Salariais
O Sistema de
Administração de Cargos e Salários prevê as seguintes situações que poderão
gerar alterações salariais: fim do período de experiência, ocorrido a partir do
91° dia de trabalho, o qual acrescenta automaticamente o auxílio-alimentação
bem como o plano de saúde Unimed e o plano odontológico Sisdente; promoção
(desenvolvimento vertical funcional); progressão (desenvolvimento horizontal
dado das seguintes formas: aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo
e/ou transferência para outro cargo); reclassificação do cargo.
3.1. Salário Após o Período de Experiência
Em casos
específicos, em que o funcionário tenha sido contratado com a condição de ter
um reajuste após o período de experiência, o salário do funcionário será
reajustado para o nível previamente acertado na contratação.
3.2. Promoção
Os aumentos por
promoção são concedidos aos funcionários que passam a ocupar cargos incluídos num
nível hierárquico superior ao atual, dentro da estrutura de cargos e salários. A
promoção está vinculada à existência de vaga no quadro de funcionários (caso de
auxiliares, assistentes, analistas, por exemplo), ou poderá ocorrer em função
da necessidade de preenchimento de uma vaga em aberto (caso de encarregados,
supervisores, gerentes, por exemplo). Em caso de ausência de vaga no cargo a
ser pleiteado e tendo-se sido satisfeitos os requisitos promocionais do cargo
atual, passa-se a fazer jus à gratificação de desempenho II, fixada em aumento
de 20% da remuneração do funcionário em seu último cargo. Os candidatos a uma
promoção deverão passar por um processo de avaliação conduzido pela área de
Recursos Humanos. São duas as modalidades de promoção vertical:
3.2.1. Promoção
na Mesma Carreira
Como exemplos de promoção na mesma carreira
temos: o de repositor para supervisor de sessão; o de empacotador para operador
de check out; o de assistente de padaria, açougue, frios, delivery, drogaria e
restaurante para supervisor dos mesmos, dentre outros. Deverá ser aprovada pelo
departamento pessoal e pelo gerente administrativo, sendo facultativa a
aprovação da diretoria administrativa. O salário é alterado para se enquadrar
na Classe do novo cargo. Pleitea-se o piso salarial do novo cargo bem como seus
respectivos direitos e obrigações. Os aumentos decorrentes da promoção são
concedidos obrigatoriamente 30 dias contados a partir da data da mesma, isto é,
desde que o funcionário preencha os requisitos necessários a ela.
3.2.2. Promoção
Com Mudança de Carreira
Como exemplo de
promoção com mudança de carreira temos o de repositor para operador de check
out ou para assistente administrativo. Os procedimentos são todos semelhantes à
promoção na mesma carreira. O aumento nesse tipo de promoção também será
efetivado após 30 dias da data da mesma. Aplica-se, entretanto, nesse caso, as
seguintes distinções: nesse ínterim será avaliada a adaptação do funcionário ao
novo cargo; tal tipo de promoção será efetivada somente com a aprovação da gerência
da área, além da aprovação do departamento pessoal, do gerente administrativo e
do diretor administrativo; após uma promoção na mesma carreira, o promovido deverá
ser observado um período mínimo de um ano, antes de nova promoção. Caso o
funcionário não se adapte ao novo cargo, a gerência da área deverá comunicar
com antecedência o fato à área de Recursos Humanos. Se for possível, o
funcionário poderá retornar à sua área de origem ou ser transferido para uma
função compatível com seu perfil profissional.
3.3. Progressão
O aumento por progressão
pode ser concedido ao funcionário que apresentar desempenho que o destaque
significativamente dos demais ocupantes do mesmo cargo ou dentro de uma equipe
de trabalho ou devido ao turn over, ou seja, rotatividade de pessoal. Em caso
de ausência de vaga no cargo a ser pleiteado e tendo-se sido satisfeitos os
requisitos ideais do cargo, passa-se a fazer jus à gratificação de desempenho
I, fixada em aumento de 10% da remuneração do funcionário em seu último cargo. Os
aumentos decorrentes da progressão serão obrigatoriamente concedidos 30 dias
contados a partir da data da mesma e devem se ajustar ao orçamento definido
para essa finalidade. Um funcionário só pode receber progressão ou nova
progressão a cada intervalo mínimo de um ano de atuação no cargo atual.
Realizada uma progressão, só se poderá pleitear uma promoção após seis meses
contados a partir da data da primeira.
3.4. Transferência de cargo
Ocorre uma
transferência quando o funcionário passa a ocupar um cargo em outra área. Por
exemplo, um Assistente que é transferido da área industrial para a área
administrativa. Uma transferência geralmente não significa que o funcionário
receberá um aumento de salário. Se a transferência for para um cargo de um
nível hierárquico superior ao atual, serão aplicadas as mesmas regras definidas
para os casos de promoção.
Se a
transferência for para um cargo do mesmo nível, e for necessário um aumento de
salário para um melhor posicionamento do salário do funcionário na faixa
salarial, serão aplicadas as mesmas regras definidas paras os casos de
progressão.
3.5. Reclassificação do cargo
Ocorre um
reajuste salarial por reclassificação quando um cargo recebe atribuições
adicionais, de maior complexidade e responsabilidade e que exijam maior
conhecimento do que as atribuições atuais, justificando uma reclassificação do
cargo para um nível mais alto na estrutura de cargos.
3.6. Ajustes de mercado
São alterações
salariais com o objetivo de alinhar o salário do cargo com os padrões de
mercado, constatados por meio de pesquisa de remuneração. Mantemo-nos
mensalmente atualizados pelos ajustes salariais e funcionais praticados pelo
mercado mediante o site http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/scripts/tb_salarios.php, consultado e
analisado pelo departamento pessoal.
V – AVALIAÇÃO PARA BONIFICAÇÃO, PREMIAÇÃO, PROMOÇÃO
Como critérios
para avaliação de desempenho bem como para bonificações, premiações,
progressões e promoções consideramos os seguintes aspectos: disciplina;
assiduidade; pontualidade; colaboração com a equipe, superiores e colegas de
trabalho; disponibilidade; qualidade do trabalho realizado; responsabilidade; apresentação
pessoal com trajes, perfumes e posturas adequados ao ambiente de trabalho; conhecimento
e experiência no exercício da função/cargo; desenvolvimento acadêmico-profissional
e extra-acadêmico-profissional; entendimento e aceitação de mudanças,
flexibilidade, mente aberta; comunicação; organização; liderança (para
encarregados e acima); resolução de problemas e conflitos (para encarregados e
acima); enfim, o desenvolvimento de todas as habilidades técnicas e
interpessoais mínimas, ideais e promocionais mensurados mediante questionários
de DIG relativo e real, aplicamos mensal e trimestralmente, respectivamente,
segundo indicadores IHI e IHT, pertencentes à gestão Balanced Scorecard.
VI – PROCED. P/ SOLIC. DE PROMOÇÃO, PROGRESSÃO OU
TRANSF.
Alistamos a
seguir os procedimentos para a solicitação de uma progressão ou promoção bem
como o que fazer em cada etapa:
6.1
Solicitação da Promoção (início do processo) – incentivamos a todos os
funcionários a elaborarem um planejamento estratégico pessoal definindo sua
missão aqui na Terra, sua visão atual sobre suas metas e objetivos a curto,
médio e longo prazos, em todos os âmbitos de suas vidas, inclusive o
profissional; tal técnica ajuda a se focar em nossas metas profissionais
específicas, por exemplo, traçando o itinerário de desenvolvimento profissional
que desejamos e que nos seja alcançável dentro de um espaço de tempo
apropriado. Estabelecer nossos valores, definir um símbolo da nossa existência
(nossa logomarca) impedirá que nos percamos no tempo e no espaço e que gastemos
todos os nossos recursos (tempo, esforço, assiduidade, talentos, finanças,
etc.) em vão. Após real objetivo de pleitear uma vaga hierarquicamente
superior, deve-se solicitá-la diretamente ao superior imediato. Por exemplo: um
repositor que deseja ser promovido para assistente operacional deve solicitar a
promoção ao seu assistente operacional; um assistente administrativo que deseja
ser promovido ao cargo de gerente administrativo deve solicitá-la ao seu
gerente administrativo; um auxiliar de expedição que deseja ser promovido ao
cargo de motorista deve solicitá-la ao motorista ao qual está vinculado; e daí
sucessivamente.
6.2 Aprovação
preliminar pelo superior do solicitante – logo após receber a solicitação de
promoção, o stakeholder em questão dará o seu parecer, se acredita que seu
companheiro realmente atuará com competência no cargo que pretende conquistar;
senão, caso o superior hierárquico imediato desaprová-lo, então estará se
isentando de comunicar o fato ao departamento de recursos humanos, e fará bem
por isso, visto que indicar alguém em quem não confia, ao invés de contribuir
para o progresso do companheiro, só o prejudicaria. No entanto, caso o desejoso
funcionário a determinado cargo ainda assim acredite em seu potencial e deseja
uma chance para provar que é realmente capaz, então deve se dirigir ao
departamento de recursos humanos, informar que foi desaprovado pelo superior
imediato ao solicitar a promoção mas que, ainda assim, deseja pleitear o cargo
visto que satisfaz os requisitos ao mesmo e que, com o tempo, gradualmente,
todos os stakeholders, inclusive seu
atual superior hierárquico imediato o verão com admiração e orgulho por
presenciar sua excelente atuação profissional.
6.3 Análise do
funcionário pela área de Recursos Humanos – o departamento de recursos humanos
submeterá o candidato a um questionário DIG real específico do cargo que
pretende galgar; então, o gerente administrativo fará uma entrevista oral com
esse e corrigirá o questionário, após o que dará o feedback ao candidato
informando se o mesmo passou ou não no teste; em caso positivo, o gerente
autorizará o encaminhamento desse resultado à diretoria administrativa a fim de
que essa possa dar o ultimato; senão, o gerente isenta-se de dar continuidade
ao processo solicitando que o candidato aguarde novas oportunidades e
especificando claramente as habilidades técnicas e interpessoais que ele
necessita desenvolver para, então, poder pleitear a vaga que tanto deseja;
6.4 Aprovação da
Diretoria – sendo aprovado pela gerência, os resultados tanto do questionário
DIG real como da entrevista, acrescido do desempenho do candidato desde o
início de sua atuação no Super MX, são revisados e avaliados; o assunto é
levado para uma das reuniões executivas semanais para ser analisado pelo todo
da sociedade; em caso positivo para o candidato, pelo menos dois de seus
superiores aprovam sua promoção – e um deles obrigatoriamente necessita ser um
diretor – e o candidato passa a tomar posse do cargo em questão; senão for,
aguarda mais alguns meses e então retorna no início do processo 9 subtópico
6.1);
6.5 Efetivação
da promoção – autorizada pela diretoria e pela gerência a promoção de um
stakeholder interno, esse aguarda até seu primeiro contra cheque chegar para
então de se considerar promovido.
6.6 Prazos para
solicitação de promoção, progressão e/ou transferência bem como para posse nas
mesmas – aprovado pela diretoria, a posse do funcionário em seu novo posto se
dará no prazo de, no mínimo, 24 horas e de, no máximo, 72 horas, a contar do
momento da aprovação. Caso não tome posse o funcionário nesse intervalo de
tempo perderá o direito a promoção, progressão e transferência por seis meses,
findo os quais terá de reiniciar todo o processo caso ainda deseje ser
promovido, progredido ou transferido.
VII – PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE CRIAÇÃO DE
UMA VAGA OU POSTO DE TRABALHO
Alistamos a
seguir os procedimentos para a solicitação de criação de um vaga ou posto de
trabalho bem como o que fazer em cada etapa:
7.1. Conceito de
Vaga – alude-se ao tempo em que permanece sem preenchimento um determinado
cargo ou posto de trabalho; a vacância pode ser gerada por muitos motivos,
dentre eles: aposentadoria, morte, demissão, exoneração, transferência,
rescisão contratual, acordo entre empregador e empregado, etc. Deve-se ter isso
em mente quando se objetiva traçar um plano de carreira pessoal, pois esses são
fatores de certo modo positivo para quem deseja crescer em âmbito profissional,
uma vez que geram as oportunidades necessárias.
7.2 Solicitação
de criação da vaga (início do processo) – deve-se procurar diretamente o
departamento de recursos humanos e informar que deseja que seja criada uma nova
vaga ou posto de trabalho; deve-se, obrigatoriamente, fundamentar a solicitação
com objetivos proveitosos não só em aspecto pessoal mas para a organização
empresarial; vaga que não vai gerar competição interna, nem intriga, inveja ou
outros conflitos. Feito isso, é só aguardar e o Departamento de R.H. analisará
a viabilidade de seus argumentos. Caso não aprove, o R.H. lhe convocará para
lhe informar os motivos de forma clara e objetiva.
7.5 Aprovação
pela Diretoria – caso seja aprovada pelo R.H. a criação da nova vaga, logo,
passará pelas mãos do diretor administrativo para dar o seu parecer final e,
então, retornará para o R.H., o qual convocará o candidato e lhe dará as boas
novas. Daí, o gerente administrativo reformulará o Plano de Carreira
Empresarial fazendo todos os ajustes necessários no momento e marcará um
reunião com todos os stakeholders internos a fim de tornar do conhecimento de todos
os ajustes realizados, seus benefícios sobre cada um e sobre o organização como
um todo.
X – ORÇAMENTO PARA PREMIAÇÕES E PROMOÇÕES
Como empresa
socialmente responsável, o Supermercado Mercantil X LTDA faz mensalmente
provisões para premiações e promoções bem como para direitos trabalhistas em
geral (13° e férias + 1/3 tanto dos funcionários quanto dos sócios, FGTS, INSS
total sobre 13°, imprevistos, cesta natalina, dentre outras) com o intuito de
propiciar mais segurança para todos os stakeholders; produzimos, destarte,
postos de trabalhos bem valorizados e estáveis. Premiamos nossos funcionários
ao concluírem 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos de atuação, com festas, presentes, em
alguns casos cerimônias solenes com muitos convidados especiais, como representantes
da ABRAS e da AMIS, como do Ministério da Fazenda, do BNDES, da C.E.F., ou do
governo em geral.
XI – PROGRAMA DE ESTAGIÁRIOS
Adotamos as
seguintes políticas no que tange aos estagiários:
11.1. Regras de
Funcionamento do Estágio – ofertamos 1,3% de vagas aos estagiários anualmente,
o que, atualmente, consiste em seis vagas anuais, sendo uma para cada loja do
Super MX. Todos os contratos com estagiários é terceirizado e regido pela
Consolidação das Leis Trabalhistas, a qual atribui como direitos do empregado:
44hs semanais, 6 hs de trabalho diárias acrescido de 2hs extras diárias, máximo
de 40hs extras mensais, FGTS, 13°, FÉRIAS + 1/3, Aviso Prévio Indenizado ou
Trabalhado, Adicionais que, no Super MX, são insalubridade e as extras, já
mencionadas. 1 DSR por semana, Abono Salarial, recolhimento compulsório do
INSS, seguro desemprego, bem como 6% de vale-transporte e benefícios adicionais
que o empregador deseja oferecer, tais como nós concedemos: vale-alimentação,
cesta natalina, treinamentos corporativos e na AMIS, premiações, progressões e
promoções.
11.2. Critérios
de Recrutamento de Estagiários – são terceirizados pelo Sindicato dos
Trabalhadores Uba MG, de Alfenas e pela
Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Lourenço.
11.3. Valor da
Bolsa de Aprendizagem – o valor da bolsa aprendizagem corresponde a R$466,65,
proporcional a 6 horas de trabalho, acrescido de R$154,00 de
auxílio-alimentação a partir do quarto mês de atuação no Super MX, além de uma
cesta natalina, treinamentos, premiações e oportunidades de progressões e
promoções a partir do segundo ano, assim como ao custeio de 50% da
universidade. Os estagiários também fazem jus ao FGTS, 13° salário, férias com
o acréscimo de 1/3, INSS descontado, horas extras e insalubridade, se for atuar
na câmara fria da seção dos frios.
XII – RESPONSABILIDADES
Somos
responsáveis e transparentes em tudo. Por isso, fazemos questão de cumprirmos
bem nossos papéis tendo-se em vista que, destarte, estamos incentivando os
demais a fazerem o mesmo.
12.1. Diretores
– são responsáveis pela gestão estratégica e empreendedora executada de modo
mui competente, satisfazendo plenamente as necessidades fisiológicas, de
segurança, sociais, de estima e de autorrealização de todos os stakeholders.
12.2. Gerentes –
gerenciam, cada um, de forma conjunta, os seus respectivos departamentos de
forma a interligar os quatro elementos chaves da gestão Balanced Scorecard:
aprendizagem e crescimento, processos de negócios internos, clientes e R.O.I.,
Retorne About Invest, ou seja, retorno sobre os investimentos.
12.3. Área de
Recursos Humanos – elabora, organiza, executa e controla todas as inciativas
empresariais voltadas para recursos humanos, tais como: recrutamento, seleção,
terceirização, contratação, treinamentos, avaliação de desempenho, sanções,
premiações, regressões, promoções, bonificações, etc. Elabora e implanta Planos
de Negócios Completos ou Parciais, tais como: o Estratégico, o
Estrutural/Operacional, o de Marketing, o Financeiro, o Tributário, dentre
outros.
4.5.1.2 ORGANOGRAMA FUNCIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se à vontade para enriquecer a participação nesse blog com seus comentários. Após análise dos mesmos, fornecer-lhe-ei um feedback simples.