Blog "Gestão e Negócios Sustentáveis”, de
autoria de Superdotado Álaze Gabriel.
Disponível em http://gestaoenegociossustentaveis.blogspot.com/
5.3 Praça
Atuamos no inteiro
Sul de Minas, em seis lojas estrategicamente localizadas em áreas centrais de
Itajubá, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Alfenas, Varginha e São Lourenço. Cada
município pólo possui seu campo de abrangência regional.
O campo de
abrangência regional de São Lourenço inclui os municípios: Pouso Alto, São
Sebastião do Rio Verde, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Virgínia,
Marmelópolis, Carmo de Minas, Dom Viçoso, Jesuânia, Olímpio Noronha, Lambari,
Soledade de Minas, Caxambu, Baependi, Cruzília, Alagoa, Aiuruoca, Carvalhos,
Seritinga, Serranos, Minduri e São Tomé das Letras.
O campo de
abrangência regional de Itajubá inclui os municípios: Cristina, Maria da Fé,
Conceição das Pedras, Pedralva, Delfim Moreira, Wenceslau Bráz, Natércia,
Heliodora, São José do Alegre, Piranguinho, Brasópolis e Piranguçu.
O campo de
abrangência regional de Pouso Alegre inclui os seguintes municípios: São
Sebastião da Bela Vista, Cachoeira de Minas, Consolação, Conceição dos Ouros,
Cambuí, Estiva, Tocos do Moji, Bom Repouso, Borda da Mata, Senador José Bento,
Congonhal, Careaçu, Paraisópolis, Gonçalves, Ipuiúna e Ouro Fino.
O campo de
abrangência regional de Poços de Caldas inclui os municípios seguintes:
Andradas, Caldas, Santa Rita de Caldas, Albertina, Bandeira do Sul, Campestre,
Botelhos e Cabo Verde.
O campo de
abrangência regional de Alfenas inclui os municípios que se segue: Areado,
Monte Belo, Serrania, Divisa Nova, Machado, Poço Fundo e Carvalhópolis.
O campo de
abrangência regional de Varginha inclui os municípios alistados a seguir: Três
Pontas, Elói Mendes, Paraguaçu, Monsenhor Paulo, Três Corações, Campanha,
Cambuquira e Carmo da Cachoeira.
5.4 Promoção
Sendo o quarto
elemento do Mix de Marketing, a promoção divide-se em dois grupos principais:
a) publicidade: alude-se às técnicas de merchandising, seja no ponto de
venda seja na mídia em geral; seus custos são variáveis e estão embutidos no
valor de compra dos produtos aos consumidores; b) propaganda: alude-se
às demais técnicas de disseminação e promoção dos produtos e serviços,
dividindo-se em internas – concursos, descontos, brindes, sorteios, promoções
relâmpagos, bandejas de degustação, degustação, catálogos, boletins
informativos internos, brindes, etc. – e externas – feiras, exposições,
campanhas, eventos em geral, etc. Antes disso, no entanto, apresentamos uma
análise completa do comportamento do consumidor no ponto de venda, no intuito
de melhor compreender os motivos e finalidades das técnicas de marketing
utilizadas no segmento supermercadista para melhor satisfazermos as
necessidades dos nossos clientes.
COMPORTAMENTO DO
CONSUMIDOR NO PONTO DE VENDA
A pesquisa a seguir foi realizada pela empresa
Brasil POPAI- Point OFPURCHASE Advertising
Internacional/Associação internacional dedicada ao merchandising no ponto de venda,
com 64 anos de existência e sede nos EUA, possui escritórios em 26 países.
Comparando a compra programada (lista de compras) com a compra decidida
dentro do ponto de venda: 73% das compras de produtos e marcas são decididas
no ponto de venda; 12% das compras são planejadas antes e a marca é decidida antecipadamente;
15% das compras já têm planejados os produtos e a marca. Somando-se 73% com 12%
sabemos que 85% decidem sobre a marca do produto no ponto - de - venda, o que demonstra
que a maioria das pessoas está aberta à influência de promoções, para essa
decisão.
Como são percebidos pelos consumidores os materiais e as ações
promocionais no ponto de venda: 50% tomam conhecimento das ofertas
especiais de preço ou de promoções; 49% tomam conhecimento em relação à oferta
de amostras ou degustação; 48% tomam conhecimento das ofertas expostas no
corredor do supermercado (ilha); 40% tomam conhecimento das demonstrações de
produtos
Período
O período do dia
mais utilizado para fazer compras é o da tarde, com 56%, ficando a manhã com
28% e a noite com 16%. O sábado é o dia de maior tráfego nas lojas, seguindo
-se a quarta-feira (quando existem promoções) e o domingo.
Percurso e
Duração
Foi detectado
que 74% das consumidoras passam por quase todos os corredores do supermercado
durante seu roteiro de compras. Há apenas uma menor incidência de percurso nas áreas
de bazar dos hipermercados, que são grandes e nem sempre estão nos planos de
compra. Nossos consumidores levam em média uma hora e 30 minutos para fazer uma
compra mensal e uma hora para fazer uma compra semanal. Para passar pelos
caixas, levam mais 10 minutos (em média).
Produtos com maior índice de compra planejada: arroz, sabão em
pó, frios, açúcar, café, feijão, óleo, creme dental, leite em pó, café solúvel
e sabonete.
Produtos com menor índice de planejamento: sobremesas,
calçados utilidades do lar, perfumaria, salgadinhos, guloseimas, congelados,
bazar.
Preferência e escolha fiel de produto e marca: leite, café,
arroz, feijão, margarina, macarrão, artigos de limpeza e de higiene pessoal
(itens da cesta básica).
Menor fidelidade dos consumidores: artigos
supérfluos como sobremesas, guloseimas, perfumaria, utensílios e vestuário,
carentes portanto de mais promoções. Mais de 94% desses produtos são trocados
pelos consumidores (marca ou produto) conforme as ofertas, dependendo do que
lhe é apresentado na loja na hora da compra. Para vender mais produtos
supérfluos, o melhor é investir mais no PDV e para vender mais produtos
básicos, é melhor investir em propaganda.
Freqüência por
sexo
ü
Super
e Hipermercados: 85% mulheres/15% homens;
ü
Mercadinhos:
53% mulheres/47% homens;
ü
Lojas
de Conveniência :30% mulheres/70% homens;
ü
Padarias
:41% mulheres/59% homens.
Tempo médio
gasto na visita ao PDV
ü
Super
e Hipermercados: 78 minutos (1 hora e meia);
ü
Mercadinhos:
8 minutos;
ü
Lojas
de Conveniência: 6 minutos;
ü
Padarias:
7 minutos.
Média de itens
comprados (compra diária)
ü
Super
e Hipermercados: 44;
ü
Mercadínhos:
2;
ü
Lojas
de Conveniência: 1,5;
ü
Padarias:
1,5m e marca.
5.4.1 Propaganda
Objetivos:
ü
Induzir
os intermediários a aceitarem novos itens.
ü
Conseguir
que façam propaganda para o produto.
ü
Conseguir
que lhes concedam mais espaço nas prateleiras.
ü
Levá-los
a comprar com antecedência.
ü
Aumentar
o volume de venda e desova de estoque nos pontos – de - venda, ampliando o giro
do produto;
ü
Melhorar
o nível de relacionamento e reduzir conflitos no processo;
ü
Capacitar
e estimular força de vendas do distribuidor;
ü
Fortalecer
apresentação do produto no ponto de venda, conseguindo realizar ações
promocionais e colocar material de merchandising nesses locais;
ü
Reduzir
força e pressão do concorrente, junto ao intermediário;
Objetiva
estimulá-lo a comprar e a vender para o público final , acelerando o giro de
produtos e serviços.
Vantagens
financeiras
Proporcionam
um ganho adicional:
ü Descontos;
ü Ampliação do
prazo de pagamento (no máximo de 15 dias, padrão internacional);
ü Bonificação em
produtos e serviços;
ü Concursos: como
a compra é feita por pessoa jurídica, o prêmio é dado ao dono da empresa
(diretor, gerente etc.). É comum que a pessoa receba os prêmios (principalmente
se forem produtos de consumo) e os transfira aos seus colaboradores,
balconistas e vendedores, ampliando a cadeia de motivação; existem dois tipos principais de concursos:
a) Quantitativos: São os que se baseiam na quantidade de unidades vendidas
para o público final. Os prêmios oferecidos são em função das metas a serem alcançadas.
A medida da premiação são pontos obtidos pelos participantes em função das
unidades vendidas. Exemplo: 500 pontos, uma bicicleta; b) Qualitativos: São os que exigem do
participante um determinado conhecimento do produto que vendem. São premiados,
os que respondem corretamente às perguntas formuladas. Exemplo: jogo de canetas,
relógios, calculadoras.
ü Brindes: são
oferecidos aos intermediários para serem distribuídos a seus clientes. São
objetos simples e baratos (canetas, chaveiros, bonés, camisetas etc.) para
serem dados ao público, em grandes quantidades. O brinde oferece duas
vantagens: agrada quem recebe e recorda a marca;
ü Campanha de Comunicação: o produtor, ao fazer uma campanha, espera que o intermediário
prepare-se para atender a crescente demanda provocada pela campanha, quer
adquirindo maiores quantidades, quer dando realce ao produto no ponto de venda.
O Produtor deve informar, previamente, à sua rede de revendedores sobre quando,
como e onde será realizada a campanha, sendo pela: a) apresentação para o
intermediário em reuniões ou convenções; b) entrega de material informativo
“broadside”, que é passado aos intermediários pela força de venda (que
aproveita a ocasião para incrementar as vendas) ou por mala direta.
ü Broadside: é
um material, geralmente impresso, que contém informações rápidas claras sobre o
produto e detalhes sobre a campanha.
ü Feiras, exposições e salões: o grande sucesso desse tipo de evento
deve-se a: a) o produtor exibe seu produto diretamente para o público-alvo, seja
ele revendedor, comprador institucional ou consumidor; b) é uma oportunidade em
que o comprador visita o produtor, para conhecer o que ele tem para vender; c)
o visitante pode em um único local, e em pouco tempo, conhecer o que existe de
mais atual no setor. Essa é uma das razões por que as exposições, feiras e
salões são utilizados para lançamentos de produtos.
ü Campanha Cooperativa: esforço conjunto da empresa e dos revendedores
autorizados. A campanha de comunicação da empresa visa divulgar o produto e a cooperativa
busca, adicionalmente, divulgar o ponto- de - venda. A primeira procura criar a
preferência pela marca enquanto a segunda informa onde encontrá-la. Vantagens: a) multiplica - se o
potencial de comunicação do bem; b) transmite mensagens de forma padronizada;
c) canaliza o tráfego do público para o ponto - de - venda do intermediário; d)
associa a imagem do fabricante à do revendedor.
ü Programação Visual: a empresa oferece estudos de programação visual para
os pontos de venda com o objetivo não só de orientar o intermediário para o uso
correto de marcas, logotipos, cores e outros detalhes que identificam a empresa
fabricante, como também de tornar o local visualmente reconhecível. Ex.: Postos
da Shell, Petrobras e McDonald's
ü Layout das instalações: é o estudo da distribuição física dos setores, as
áreas necessárias para funcionamento, a análise do fluxo interno das operações
e outros aspectos que visem a eficiência do atendimento e conforto dos clientes
no ponto-de-venda.
ü Técnicas de Exibição: técnicas de exposição do produto e os pontos
adequados para melhor visualização, como utilizar os materiais de merchandising
e boa iluminação, para destacar o produto nos pontos -de - venda.
ü Treinamento técnico: são oferecidos cursos que visam aperfeiçoar o
conhecimento e o desempenho dos que prestam serviços de assistência técnica ou
instalam os produtos vendidos pelo intermediário.
ü Mala Direta: sempre
associada à entrega de mensagem impressa para um segmento específico de mercado
pelo correio ou pela entrega domiciliar efetuada por firmas especializadas,
para divulgar o produto ou uma promoção. Os profissionais do intermediário que
trabalham em vendas, quer internamente (balconistas, frentistas, atendentes
etc.), quer fora do ponto de venda (promotores, corretores, vendedores etc.),
são alvo de diversas ações promocionais. Eles representam o elo da cadeia de
comercialização mais próximo do comprador final, exercendo um forte poder de
influência na decisão da compra.
ATIVIDADES
PROMOCIONAIS PARA BALCONISTAS
Comprador
fantasma
Também
conhecida como falso comprador ou comprador misterioso. Consiste na visita, aos
pontos-de-venda, de uma pessoa que se comporta como um cliente real, o qual
está indeciso em relação à marca que deve comprar. Caso o balconista ofereça a
marca do patrocinador da promoção, o falso comprador se identifica e dá, no
ato, o prêmio ou vale-prêmio.
Divulgação
das promoções
O
êxito das promoções dirigidas aos balconistas/vendedores depende também da
divulgação dada a elas. O broadside ou circulares dirigidas a esse segmento são
os meios utilizados para: aumentar o volume de compra do produto; criar estoque
do produto no lar, aumentando o consumo; conquistar novos consumidores e
usuários; atrair consumidores da concorrência; reduzir ou bloquear o efeito de
ações da concorrência sobre o consumidor; estimular a experimentação do
produto; auxiliar na formação de novos hábitos e formas de consumo, além da
aceitação de produtos novos; transformar o médio consumidor em grande consumidor,
pelo aumento das unidades compradas, aumentando o índice de participação de
mercado; auxiliar na criação e no fortalecimento da preferência e fidelidade de
marca, além da imagem;
AÇÕES
PROMOCIONAIS PARA O CONSUMIDOR
Descontos
Realizados
dentro e fora do ponto de venda, permitem ao consumidor pagar preço menor pelo
bem. Divide-se em dois grupos principais: a) Desconto Direto: incide sobre o valor da compra e independe do
número de unidades adquiridas; b) Desconto
Indireto: esse tipo de desconto ocorre quando são oferecidas unidades
adicionais do bem, sem acréscimo de preço, para o público comprador. Ex: ‘Leve
três e pague dois'.
Cuponagem
É
um tipo de desconto direto concedido através de um comprovante que serve de
cupom (uma espécie de vale-desconto) e que assegura ao comprador pagar menos pelo
bem adquirido. Técnica de desconto muito pouco explorada no Brasil, é muito
comum nos Estados Unidos, onde cerca de 300 bilhões de cupons são distribuídos
anualmente com retorno comprovado em torno de 5%, ou seja, por volta de 15 bilhões
desses cupons são usados pelos consumidores para obter o desconto. Os cupons
podem ser entregues aos consumidores por: a) via mala-direta com listagem
generalizada ou dirigida (correio); b) encartados em jornais e revistas; c) na
própria embalagem do produto.
Brindes
O
apelo do brinde está no fato de que todos gostam de ganhar algo. Agrega um
conceito de maior valor ao produto, pela oferta de um benefício adicional,
normalmente outro produto que com ele tem, ou não, afinidade. O produto
ofertado não precisa ser, obrigatoriamente, fabricado pela empresa que está
realizando a promoção. Trata-se de um benefício financeiro extra, que se
acresce à aquisição do produto ou serviço. Não exige divulgação ampla, pois a
própria embalagem pode estimular o comprador no ponto de venda. Divide-se em dois
grupos principais, sendo o primeiro subdividido em sete tipos, a saber:
1.Brinde vinculado à compra do bem: quando
associado à compra de produtos.
On pack (Gift pack): o brinde é
colocado fora da embalagem, através de uma cinta ou invólucro plastificado (shrink),
criando um apelo adicional (e visual). O brinde, de preferência, deve ter
uma ligação com os benefícios e forma de uso do produto, podendo até ser um produto
complementar, desde que não concorrente. Neste caso, pode-se realizar a
promoção de forma cooperada com outros fabricantes.
In pack: o brinde vem dentro da embalagem. Não
tem o mesmo apelo visual, porém reduz o problema da avaria. Pode ser, também,
como serviço agregado ao produto, como instalação gratuita, acertos em roupas,
assistência técnica por um período superior ao de garantia normal.
Compra continuada (Junte e troque): para estimular a
fidelidade de marca o brinde pode ser concedido por troca de comprovantes de
compra (selos, cupons, embalagens vazias, vales etc.). Ex: União - livro de
receitas. É necessário informar os locais de troca. Devem ser distribuídos em
grande número, podendo estar nos pontos de venda e remuniciados, para que não
haja falta e consequente prejuízo para a imagem. Deve-se ter cuidado para não
exigir que o comprador junte grande número de embalagens, o que desestimula a participação
e reduz a expectativa de recebimento; os brindes devem ser atraentes e
interessantes estimulando o esforço do comprador.
Compra subsidiada: é o brinde, para
cuja aquisição o consumidor precisa pagar algum valor monetário para recebê-lo.
Ou seja, para recebê-lo, o consumidor deverá juntar determinada quantidade de comprovantes
de compras e mais algum valor em dinheiro. Essa modalidade apresenta uma grande
vantagem para a empresa promotora da ação: os custos para realização da promoção
podem ser total ou parcialmente amortizados pela receita gerada. Esse tipo de
ação somente terá sucesso se houver um brinde que tenha forte apelo no público
participante, caso contrário, o efeito pode ser duplamente negativo, pois, além
de não girar o produto, a promoção pode acabar com um estoque de brindes encalhados,
o que significa um investimento desperdiçado. Ex: Promoção Mamíferos da
Parmalat. O brinde transformou-se em um objeto de desejo do consumidor, que
deveria apresentar 20 códigos de barras de produtos Parmalat e pagar mais R$
8,00 (para ganhar um dos diversos modelos de bichinhos de pelúcia). Ex:
“Supercopos” da Cola – Cola. Concedidos/vendidos mais de 1,5 milhão de copos
na cidade de São Paulo num prazo inferior ao programado.
Member Get Member (MGM): consiste em
utilizar os próprios clientes ativos, para indicar novos clientes,
oferecendo-lhe brindes e outros benefícios. A grande vantagem dessa ação é que
um cliente ativo tem muita credibilidade e pode mais facilmente convencer e converter
um cliente potencial. A desvantagem é que essa modalidade somente pode ser aplicada
se os clientes atuais estiverem plenamente satisfeitos com o produto ou com a
empresa; caso contrário, não haverá nenhuma disposição deles, mesmo com a
oferta de recompensas (prêmios / brindes), para indicar alguém de seu relacionamento.
O benefício deve ser dado ao indicador e ao indicado, nunca somente para o
indicado. Podem ser progressivos de acordo com a quantidade de indicações,
podendo, ou não, estar atrelados à efetivação da compra pelo indicado. Existem
duas opções de procedimento: a) a empresa somente recompensará o indicador se o
cliente indicado efetivar a compra; b) a empresa somente está interessada na
indicação do novo cliente, ficando sob sua responsabilidade o contato e a
venda. Nesse caso, ambos, indicador e indicado, serão recompensados.
Brindes especiais de preferência (Fidelização): são bens ou
benefícios concedidos pela empresa como compensação pelo uso dos seus produtos
e serviços (mais adequados a estes). Podem ser fornecidos automaticamente ou
mediante alguma mecânica, como pontos que vão sendo somados até atingir um determinado
número, quando o brinde é entregue, o qual pode ser o próprio produto com
características especiais ou outros produtos interessantes. Alguns serviços têm
feito desse tipo de promoção o carro chefe de sua comunicação com excelentes
resultados, tais como: a American Airlines (pioneira) com o plano de milhagem,
copiado por outras companhias aéreas;
Pacote promocional (bandedpack): são reunidas
unidades do produto e vendidas em uma embalagem promocional com preço menor do
que a soma de todas, unitariamente. Ex: leve três pague dois. O pacote pode ser
montado com produtos diferentes, porém associados no uso, do mesmo fabricante
ou em ação cooperada: Ex: uma escova de dente e uma pasta. Algumas vezes o
pacote é utilizado com a finalidade de levar o consumidor a adquirir tipos de
marcas de produtos que não têm muita saída (giro) e que são comercializados
junto com marcas fortes da empresa no pacote.
2.Brinde
sem vínculo de compra do bem: a distribuição
dos brindes é muito diversificada, podendo ser entregue por vendedores,
balconistas, promotores etc. Ex: Canetas, chaveiros, camisetas e
bonés.
“Como
problema podemos ter a grande quantidade de brindes definida de maneira
aleatória e, dependendo do processo de distribuição, torna-se difícil
selecionar o público que o recebe”.(presidente da AMIS, 2009)
Concurso
Para
ganhar o prêmio, o participante usa sua habilidade na criação de uma frase ou
de um slogan, no acerto de uma resposta etc. Se o objetivo é realçar a marca, o
mais indicado é propor a criação de uma frase ou slogan em que deve constar a
marca do produto ou serviço. Se for enfatizar determinado atributo do bem, o
melhor caminho é propor perguntas cuja resposta realce essa vantagem. O
concurso oferece ao patrocinador o benefício de fazer com que os participantes
ampliem o conhecimento da marca.
Sorteio
É
a promoção em que o comprador ganha o brinde com base em um único critério: a
sorte. Com isso, é introduzido um novo componente na atividade promocional, que
é a emoção do jogo. Pode realizar-se mediante loteria, por envio de cupom com
uma resposta conhecida, que deve ser sorteado em público ou com a presença de
auditor credenciado (mesmo em programa ao vivo em televisão) e cujos resultados
devem ser amplamente divulgados para evitar dúvidas quanto à lisura. O
regulamento do sorteio é mais simples do que do concurso, porém é
indispensável. Dispensa a formação de comissão de julgamento. O sorteio deve
ter grande divulgação e deve ser usado material de merchandising no
ponto-de-venda. O sorteio também pode ter, ou não, vinculação com a compra de
produto. Quando não se vincula à compra, o resultado que se pretende diz
respeito ao fortalecimento de imagem e lembrança do produto. O sorteio é um
tipo de ação muito utilizado por varejistas, em datas especiais, para aumentar
o volume de compra e combater a concorrência. As mecânicas devem ser simples,
claras, motivadoras e práticas, não exigindo esforços excessivos. O valor do
prêmio oferecido é o fator de maior emulação para a participação do público,
vindo em seguida a quantidade, porque esta aumenta as chances.
Vale-brinde
O
comprador deve encontrar um comprovante distribuído pelo fabricante em alguma
parte da embalagem, ou do produto, e trocar pelo prêmio correspondente nos
postos de troca credenciados e informados. O inconveniente do vale - brinde é o
risco de violação da embalagem no ponto-de-venda, não podendo ser usado em qualquer
produto. Uma forma muito usada é o arranhe - ganhe (raspadinha) que pode evitar
o uso da embalagem, e impede sua violação. O consumidor sabe na hora se ganhou
e qual é o prêmio. É conhecida como ‘Achou, Ganhou’. É a ação promocional de
menor índice de custo, em função da quantidade de prêmios que pode ser
distribuída por número de embalagens do produto (um para cada 200 mil). Cuidados
essenciais devem ser tomados em relação à distribuição das embalagens premiadas
de modo a que não haja concentração de prêmios em um mesmo ponto de venda e,
ainda, quanto aos postos de troca que devem ser bem divulgados e em grande
quantidade, não podendo faltar prêmios para os ganhadores.
Amostragem
(Sampling)
É
uma atividade promocional que dá direito ao público-alvo a oportunidade de
conhecer o produto antes de ser comprado. Baseia-se na teoria de que se o
público aprova uma parte do bem (amostra) provavelmente aprovará o todo. É um
teste de aceitação dos atributos do produto.
Jogos
(contestes)
São,
na verdade, formas de concursos, na maioria das vezes, mais estimulantes. Podem
ser em forma de quebra - cabeça, palavras cruzadas, bingo, formação de
palavras, preenchimento de álbuns, etc. Sua divulgação pode restringir-se ao
local de realização ou necessitar maior volume quando envolver a compra de grande
número de unidades do produto como condição para participar.
Cross
Sampling
Técnica
de amostragem cruzada que utiliza um produto de grande penetração no mercado
"dando carona" para divulgar outro desconhecido, facilitando sua
experimentação. Amostra de lançamento que vem de brinde em outro produto conhecido.
O carona sempre assimila um pouco da confiabilidade já adquirida pelo produto
de sucesso. É a ação que permite aos consumidores, experimentar algum alimento
ou bebida. São usados balcões especiais ou bandejas. Demonstradoras servem aos interessados
uma amostra do produto promovido.
Bandeja
para degustação
É
um prático suporte preso aos ombros (para lojas onde não cabe um balcão), que
permite fazer degustações rápidas e em um supermercado. Por sua mobilidade,
praticidade e custo baixo, ela é muito usada atualmente.
Degustação
O
índice de eficácia desse tipo de promoção alcança os 49% de acréscimo de
vendas. Numa degustação é importante ouvir e anotar todos os comentários dos
consumidores sobre o produto, para detectar seu nível de satisfação e
aprovação.
Demonstração
Uma
demonstradora bem treinada, demonstrando um bom produto, consegue alavancar
suas vendas em aproximadamente 40% de acréscimo de vendas. É uma das ações com
maior recall, após a degustação.
Catálogos
No
segmento empresarial, o catálogo é o de maior importância, pois contêm dados
técnicos (especificações), indispensáveis para profissionais analisarem o
produto ou serviço oferecido. Com a Internet, o envio e a recepção de catálogos
tornaram-se mais fáceis, mas isso não elimina o catálogo impresso.
Boletins
informativos – Murais informativos
Um
misto de institucional e promocional tem a finalidade de transmitir um conjunto
de informações atualizadas sobre a empresa, produtos ou serviços, novidades do
setor, soluções técnicas inovadoras, fornecimentos para empresas de prestígio.
PONTOS PROMOCIONAIS
EXTRAS
ILHA: é o ponto de maior visibilidade por se situar em locais de passagem do público,
podem ser vista por muitos ângulos. Tem de ter a forma de blocos simples,
círculos e semicírculos.
PILHA: é constituída por produtos empilhados e apoiados em colunas, paredes ou
cantos do ponto-de-venda. Oferece as mesmas vantagens da ilha, porém com menos
ângulos de visualização, dependendo do local em que o produto é exposto.
TÚNEL: consiste em estruturas em forma de túnel repletas de produtos expostos
nas laterais e no teto. Como o túnel exige a montagem de uma estrutura especial
e também de muito espaço, é usado somente em épocas festivas como Carnaval,
Festas Juninas, Páscoa e Natal para exibir produtos característicos da época.
CESTAS: as cestas de ofertas se prestam muito para liquidações,
"queimas" de saldos de estoques ou ofertas especiais, podendo abrigar
produtos sem estrutura rígida (que não podem ser empilhados), como confecções
de pequeno volume. As cestas são contra-indicadas para a promoção de produtos
de primeira linha porque tendem a associar menor valor e para novos/lançamentos
porque sempre sugerirão "fim de estoque" (produtos não tiveram
aceitação).
AGRUPAMENTO: devem-se agrupar produtos por categoria ou segmento (como o consumido
procura). Vários produtos de uma mesma marca podem estar juntos, desde que
sejam afins. Ex: as cafeteiras da Arno
podem estar juntas, pois são todas cafeteiras.
ASSOCIAÇÃO: os corredores e gôndolas têm seu layout composto por produtos correlatos
que têm usos concomitantes ou relacionados. Exemplo: calças perto dos cintos, molhos próximos às massas, xampu
perto dos sabonetes etc. “Quem compra um terno pode precisar de uma
camisa ou de uma gravata, se exposto junto, criará mais possibilidades de
impulso e desejo de compra”.
ÂNGULO DE VISÃO
E PONTO DE PEGA: o tamanho das gôndolas, prateleiras e expositores
pode variar conforme a loja, mas devemos respeitar o ângulo de visão e o
alcance das mãos dos consumidores.
IMPULSORES: quando temos um produto impulsor (top de linha), este deve ficar
posicionado de
forma a puxar as vendas dos outros menos importantes. Os outros produtos é que
pegam uma carona na posição melhor do campeão de vendas. Os impulsores
geralmente são produtos de consumo obrigatório ou líderes de mercado. Como a
maioria das pessoas é destra (usam mais a mão direita), os produtos que
precisam de impulso devem posicionar-se à direita do principal produto para
terem um acesso mais fácil.
VOLUME: o volume deve estar compatível com a rotação da mercadoria nas
prateleiras. Quando gira muito, devemos ter a previsão da quantidade de
mercadoria vendida da prateleira por hora, para evitar sua falta, durante o dia.
ARRUMAÇÃO DE GONDOLA:
todo o sistema de prateleira deve ser móvel, isto é,
com cremalheiras que permitem mover para cima ou para baixo qualquer
prateleira, conforme o tamanho da caixa do produto. Não se deve expor uma caixa
de 10 cm de altura numa prateleira com 40 cm de altura, deixando 30 cm sem
nada. Deve manter os seguintes padrões: altura máxima para colocar um produto:
2,00 m; altura dos olhos (melhor local para expor): 1,60 m; altura das mãos
(ponto de pega): de 1,20 a 1,60 m; altura mínima para expor um produto: 0,50 m.
Os consumidores fazem compras da mesma forma que lêem jornal – da esquerda para
a direita, de cima para baixo. Portanto, a arrumação das mercadorias deve
seguir o movimento natural dos olhos. Assim, os produtos maiores, daquela
categoria, devem ficar expostos sempre à direita dos menores, pois se permite melhor
visualização. Outra estratégia é estar à direita dos concorrentes, pelos mesmos
motivos. Deve-se agrupar todos os tamanhos de um mesmo produto e sempre dar
noção de ordem e alinhamento nas embalagens. Isso ajuda a identificar mais rapidamente
o produto procurado.
VERTICALIZAÇÃO: a melhor arrumação é a feita no sentido vertical, quando o mesmo produto
ocupa todas as prateleiras de cima a baixo, com frentes equivalentes. Gera
maior impacto e clareza visual para quem escolhe os produtos e facilita sua
pega.
HORIZONTALIZAÇÃO:
pouco usado, pois confunde visualmente. São formadas
linhas longas do mesmo produto em uma prateleira.
EM BLOCOS: misturam - se os tipos de produto sem respeitar uma linha vertical. É de
visualização difícil, complicando a escolha, mas é muitas vezes o único recurso
para a falta de lugar nas prateleiras. Eles são colocados lado a lado, formando
pequenos blocos. Fileiras compactas e cheias inibem um pouco o público. A retirada
de algumas unidades da pilha é uma técnica usada para dar a impressão que
alguém já comprou.
RODÍZIO: é a técnica de expor na frente da prateleira o produto de fabricação com
data mais antiga e atrás o de fabricação mais recente - PEPS (Primeiro que
Entra, Primeiro que Sai). Na arrumação dos estoques, deve-se seguir o mesmo.
LIMPEZA: todos os produtos devem apresentar aspecto que transmita ao consumidor
certeza de sua qualidade.
5.4.2 Publicidade
v Merchandising na mídia: propaganda em programas, intervalos comerciais, jornais televisivos e
novelas - (o valor dessa promoção geralmente é muito elevado em qualquer
emissora), jornais e revistas impressos, webmarketing, feiras, amostras grátis,
carros de som, degustação, enfim, publicidade em geral.
v Merchandising no ponto de
venda: realizado mediante os materiais de merchandising visam justamente destacar o produto,
serviço ou uma promoção no ponto de venda em questão. No Trade-Marketing, isto
é, no marketing do varejo, são utilizados diversos materiais de merchandising
fornecidos pelo fabricante ou pelo distribuidor ao intermediário – comerciante
varejista, tais como cartazes, cartazetes, displays, bandeirolas, adesivo, papel
forração, take one (pegue um), wobbler, stoppers, faixas de gôndola, móbile e banners.
ü Impressos: mais utilizados
em razão do baixo custo, pequenas dimensões e facilidade de distribuição.
-
Folhetos e volantes: são
colocados o mais próximo possível do produto ou no local de atendimento
ao público. Folhetos de uma única folha oferecem ao interessado
informações importantes sobre o bem ou sobre uma promoção que está sendo
realizada. Textos curtos, fortemente promocionais e visuais atraentes.
É importante ter tamanho pequeno para não ocupar muito espaço e ser,
ao mesmo tempo, um convite à leitura. A ação que consiste em distribuir
folhetinhos ou panfletos em calçadas, sinais, portas de colégios, PDVs,
saída de shows e outros eventos é conhecida como panfletagem.
-
Cartazes e cartazetes: são peças que, por suas dimensões e colorido, procuram causar impacto.
A função é transmitir a alteração no produto ou embalagem,
lançamento, uma nova vantagem ou promoção. Criados para provocar
impacto visual, feitos em papel, papelão ou plástico, apresentam
enormes fotografias ou desenhos, frases curtas e incisivas. Muitas
lojas e supermercados, por falta de espaço e para evitar a poluição
visual, proíbem esses materiais. Os carrinhos de compra dos supermercados têm
um cartão, denominado cartaz de carrinho que vai à frente com a mensagem de um
produto.
-
Bandeirolas: não
representam problema de espaço tão acentuado, pois são instalados
na parte aérea do ponto - de - venda. Não representam problema de espaço tão
acentuado, pois são instalados na parte aérea do ponto - de - venda. Contribuem
para transmitir um aspecto festivo ao ambiente. Bandeirinhas coladas num
fio, que decoram o teto de lojas, ou sinalizam um evento. São
pouco aceitas em supermercados, mas funcionam bem no pequeno varejo, no
ramo automotivo, em loja de materiais de construção, farmácias, papelarias etc.
São sinalizadores de quaisquer tamanhos feitos em papel, plásticos
ou tecidos que parecem faixas na vertical. Geralmente, vêm
esticados entre dois roletes de madeira, fixos num estandarte ou
presos diretamente no local.
-
Banners: são
mais usados em lojas de conveniência, pequenos mercados, farmácias e
lojas especializadas. Eles geralmente não funcionam em supermercados,
devido à altura do teto e à falta de locais apropriados para sua
colocação. São mais utilizados para imagens e marcas. Torna-se
difícil passar qualquer informação escrita com letras pequenas, devido à
altura e movimento do ar, que dificulta a leitura. Pelo fato de terem
volume e formas inusitadas, chamam a atenção do público que se encontra
no interior do estabelecimento, e por serem móveis tornam a mensagem
visível (e legível) sob os mais diversos ângulos.
-
Móbile: peça
promocional sustentada por fios que ficam dependurados no teto ou presos
entre gôndolas. Podem ser definidos como bandeirolas tridimensionais:
cubos, cilindros, esferas etc. De confecção mais complexa e cara,
são usados em menor quantidade.
-
Faixas de gôndola: são
tiras de papelão ou plástico aplicadas nas prateleiras das gôndolas, que
exercem várias funções. Ao mesmo tempo em que transmitem uma informação,
servem também para 'aparar' o produto exposto, além de delimitar o
espaço destinado à marca, inibindo a ação da concorrência.
-
Stoppers: o stopper tem vários pontos em comum com a
faixa de gôndola, porém são diferentes no formato. Tem uma parte
saliente que se projeta em direção ao corredor para chamar a atenção do
público passante, daí o termo stopper, de stop (parar). É
uma peça muito usada pelos supermercados para destacar produtos que
estão em promoção.
-
Wobbler: possuem
uma lingüeta plástica transparente que dá certo balanço à peça com o
deslocamento do ar e que com este movimento chama ainda mais a atenção.
- Adesivo: material
plástico autocolante, contendo mensagens promocionais;
-
Papel Forração: são
bobinas de papel ou plástico decorado com motivo repetitivo (marca da
empresa ou nome do produto) que são usados para decorar ilhas, pontas de
gôndolas, espaços extras, pilhas de caixas de papelão etc. Devem
ter motivos grandes, para serem vistos pelo consumidor a pelo menos uma
distância de 4 metros.
-
Take one (pegue um): caixinha aberta (dispenser) onde
se colocam folhetinhos ou panfletos para serem pegos pelos
consumidores nas prateleiras ou balcões.
-
Displays: a
função do display é colocar em evidência o produto; no display, é
preciso considerar que a embalagem passa a ser parte de um todo maior ao
qual ela deve estar relacionada harmonicamente; o termo abriga um número
considerável de materiais de merchandising muito diferentes em forma,
matéria - prima e uso, sendo o mais simples constituído por um cartazete de
papelão ou plástico com apoio que o faça permanecer em pé; é móvel, o
que facilita sua colocação nos pontos de boa visibilidade sem atrapalhar;
dentre os displays mais utilizados no varejo podemos citar: displays de balcão – são aqueles
usados em lojas especializadas que costumam fazer atendimento
personalizado, onde ficam expostos os testadores ou produtos sobre os
balcões, como, por exemplo, lojas de cosméticos, perfumes, relógios, bancos,
padarias etc; displays
de piso (chão) – são todos os grandes displays independentes
de gôndolas, que ficam apoiados no chão; displays de check out (caixa registradora) – nos supermercados,
só são usados para expor produtos que paguem pelo ponto extra e por ser
uma área de parada obrigatória (pelo menos por 10 minutos), são áreas de
alto impulso e alto giro; displays
de prateleira – apesar de serem parecidos com os displays de
balcão, eles necessariamente precisam encaixar-se no tamanho das
prateleiras dos supermercados ou lojas; displays de linha – feitos em qualquer material, expõem toda
uma linha de produtos correlatos e agregam a novos produtos a imagem da
empresa, fortificando a imagem institucional perante os consumidores, dentro do
PDV; displays de ponta de
gôndola – localizado
na extremidade de uma gôndola, sua diferença fundamental é que,
além de expor o produto, ele cumpre a função adicional de divulgação de
mensagens.
ü Pintados: são faixas,
tabuletas e bandeiras promocionais usadas principalmente em eventos especiais,
como promoções e lançamentos importantes. Por serem de grandes dimensões são
usados, a maior parte, em pontos - de - venda exclusivos de determinadas marcas
(concessionárias de veículos, por exemplo), onde não disputam espaço com os
concorrentes.
ü
Audiovisuais (In Store Midia): veículos de
propaganda ou promoção colocados dentro da loja, como TVs interativas em
circuito fechado exibindo comerciais, vídeos em pontas de gôndola passando
receitas, informações e comerciais. Também podemos chamar de In Store Midia os
espaços promocionais em luminosos internos, placas sobre as gôndolas, back -
lights internos.
ü Luminosos: podem ser
internos como relógios, marcas, produtos e outros motivos, e podem ser feitos
de néon, fibra óptica, elétricos etc. São usados em bares, restaurantes,
padarias, lojas etc. Os externos são colocados em fachadas ou nos topos de
edifícios para identificação do estabelecimento ou produto e divulgação noturna.
Os back - lights e front - lights também são luminosos, mas são visíveis
à noite e também durante o dia.
Back - lights: sinalização plástica
ou acrílica, iluminada internamente (por trás), Front - light: placas
metálicas pintadas, iluminadas com holofotes frontais. Pelo seu alto custo,
complexidade de instalação e espaço disponível, não são utilizados em grande
escala.
ü Inflável: está cada vez
mais presente nos pontos-de-venda em razão de ser possível dar ao inflável as
formas mais diversas - garrafas, latas, pessoas, figuras etc. e em grandes
dimensões.
5.5
Logística Empresarial
Utilizamos os
seguintes canais de distribuição: a) produtor – indústria – comércio varejista
– consumidor final (mais utilizado, por ser menos dispendioso); e b) produtor –
indústria – comércio atacadista/distribuidor – comércio varejista (menos
utilizado, por ser mais dispendioso) – consumidor final. Possuímos cerca de
seis mil itens comprados de cerca de 250 fornecedores, sendo aproximadamente
150 indústrias e 100 atacadistas ou distribuidores.
O nosso canal de
transporte é totalmente rodoviário, realizado por veículos automotores de posse
empresarial, sendo todos os seus custos (IPVA, taxa de licenciamento, seguro,
combustível, pneus, alinhamento, balanceamento, outros) onerados pela
sociedade; incluímos a alimentação e a telefonia celular gastos durante as
entregas de mercadorias dos motoristas e de seus respectivos ajudantes.
Possuímos seis
lojas estrategicamente localizadas em seis municípios de ampla abrangência e
cobertura do inteiro Sul de Minas. Itajubá, Pouso Alegre, Poços de Caldas,
Alfenas, Varginha e São Lourenço são os municípios sulmineiros nos quais
estamos situados. Para facilitar o sistema de entregas de mercadorias nós
dividimos cada um dos municípios pólos em cinco rotas estratégicas, de acordo
com a demanda diária média de mercadorias. Para cada rota são disponibilizados
números apropriados de motoristas e ajudantes proporcionais ao número de
compras a serem entregues. Como o tempo mínimo de entrega que adotamos é de
seis horas e nosso expediente se inicia às 08:00hs em todas as lojas, logo
aguardamos até às 14:00hs para encerrarmos o limite de entrega diária e
enviarmos as entregas aos domicílios; isso evita viagens repetitivas
desnecessárias ao mesmo bairro ou local nesse curto intervalo de tempo; as
compras realizadas a partir das 14:00hs são entregues no período matutino do
dia seguinte, exceto quando dá para entregar antes disso. Cada motorista está
vinculado à sua rota, só podendo transportar mercadorias em outra caso encerre
ou não haja atividades na sua e seja necessário o seu auxílio na rota de outro
motorista; incentivamos, destarte, a cooperação mútua entre os membros.
5.6 Parcerias
Estratégicas
Temos parceria
com a Unimed no que tange à ampliação de nossas fatias de mercado, cada empresa
no seu segmento, evidentemente. Todos os nossos funcionários possuem planos de
saúde Unimed pagos pelo Super MX e todos os clientes Unimed auferem promoções
exclusivas e preços mais baixos que a concorrência e que os demais clientes do
Super MX que não são clientes Unimed; outrossim, aproveitamos a ocasião para
educarmos nossa clientela tradicional quanto à prevenção e controle da saúde
mediante um plano de saúde Unimed, sendo que essa continuará despendendo
mensalmente relativamente o mesmo valor monetário, porém agora não só vai
comprar mais barato no Super MX mas também terá seu plano de saúde que sempre
sonhou; dessa forma, nossos clientes serão os da Unimed e os dela serão os
nossos; ambas as empresas estão ampliando suas fatias de mercado bem como
aumentando suas respectivas lucratividades e competitividades em seus segmentos
mercadológicos. Nossa parceria com a Smart Computer a trouxe para nosso Super
MX Delivery, o qual não só fornece acesso à internet por preço mui acessível ao
público alvo, mas também acessórios de informática (multifuncionais, monitores,
mouses, teclados, pendrives, HD’s externos, CD’s, DVD’s, webcan, caixas de som,
CD-ROM de instalação de sistema operacional e drivers diversos), materiais de
escritórios (envelopes, papel sulfite, grampeador, grampos, furador, relatórios,
canetas, lápis, borracha, apontador, régua, cola, corretivo, etc.), eletrônicos
conhecidos (celulares, iphone, iphad, smart fhone, GPS, filmadoras, MP5, MP6,
games) e eletrônicos especiais importados. Nossa parceria com o Restaurante
Sabor da Terra o trouxe para nosso Super MX Restaurant, com toda a sua cultura
em preparação de refeições mineiras, cariocas e paulistas. Nosso restaurante
opera com self service, não realizamos entregas domiciliares de marmitex; nosso
foco é fornecer refeições, bebidas e lanches especiais aos estudantes técnicos
da rede federal de educação e universitários bem como aos trabalhadores dos
municípios nos quais estamos instalados e de suas respectivas regiões; os
estudantes técnicos e universitários com carteira estudantil recebem descontos
promocionais de 30% em qualquer refeição, bebida ou lanche; com isso, queremos
atrair pessoas renomadas e de mente aberta aos nossos estabelecimentos bem como
incentivar e educar a cultura local e regional no que tange à continuidade dos
estudos em cursos técnicos da rede federal de educação, graduação e
pós-graduação; os trabalhadores cujo intervalo para almoço seja curto demais
economizam seu tempo adquirindo nossos lanches, bebidas e/ou refeições. Nossa
parceria com as redes supermercadistas Produtor e Eldorado garantiu-nos a união
entre os melhores fornecedores e preços mais baixos, visto que nossas compras
são realizadas em massa e, em virtude de enormes quantidades de mercadorias,
conseguimos negociar descontos maiores. Outrossim, nossa parceria com a
Drogaria da Terra trouxe tanto a nós como a ela vantagens competitivas,
lucrativas e socioambientais.
5.7 Endomarketing
Implantamos
a intranet empresarial, sendo essa utilizada somente pelos stakeholders
internos para comunicações de processos operacionais; utilizamos internamente,
na recepção, um sistema acústico para convocação de clientes junto ao balcão
para informações necessárias; o uso de formulários, relatórios e planilhas é
obrigatório em todos os departamentos. Concedemos programas de treinamentos
empresariais no CTES MX – Centro de Treinamento Empresarial Supermercadista do
MX, utilizado pelos colaboradores corporativos; por sermos associados da AMIS –
Associação Mineira Supermercadista, nossos funcionários auferem excelentes
descontos promocionais em seus mais variados cursos, como, por exemplo, o
destacado G10, todos no ramo supermercadista. Os funcionários fazem jus a dois
intervalos diários de 10 minutos cada – sendo um matutino e um vespertino –
para cofeebreack e relacionamento interno corporativo; participam diariamente
da terapia de relaxamento empresarial, realizada todas as manhãs por um
professor especializado em terapia organizacional. Utilizamos memorandos,
circulares, ouvidoria e murais internos.
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