sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Modelo de Análise Mercadológica Supermercadista - PN Completo - Parte 5



Blog "Gestão e Negócios Sustentáveis”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.



3.3 Estudo dos fornecedores

EXIGÊNCIAS SUPERMERCADISTAS: Qualidade, Regularidade e Preço.

Supermercados têm vantagens em adquirir hortifrutícolas diretamente do produtor, mas encontrar um bom fornecedor exige esforço. Muitos produtores não estão acostumados com as formalidades e com as inúmeras exigências da comercialização com os supermercados e, por isso, nem todos os produtores de FLV (frutas, legumes e verduras) estão aptos a fornecer para grandes redes. Para cumprir tais requisitos, o produtor, na maioria dos casos, tem que ter uma estrutura de packing house e de logística.
Os próprios supermercados admitem que são muitas as exigências feitas aos seus fornecedores. As principais características procuradas em um produtor/fornecedor são: qualidade, preço, regularidade na oferta, mercadoria padronizada e embalada e nota fiscal do produto – esses aspectos são detalhados a seguir pelos representantes das duas maiores redes varejistas do País: Leonardo Miyao, do Pão de Açúcar, e Marcel Honda, do Carrefour.
Os representantes do Pão de Açúcar e Carrefour consideram que a relação comercial produtor/fornecedor de FLV evoluiu muito e hoje é muito semelhante à com outros fornecedores da rede. A mensagem é clara a todos os fornecedores: quem deseja ser parceiro tem que se adequar às exigências dos supermercados.
O produtor que fornece para o supermercado analisa como muito positiva essa relação, segundo pesquisa realizada pela Hortifruti Brasil com seus leitores nos meses de julho e agosto/10. Dos 118 produtores consultados pela equipe da Hortifruti Brasil a respeito do tema, apenas 21 fornecem para os supermercados, e estes são o alvo da pesquisa desta edição, que avalia os aspectos positivos e negativos da relação comercial com as grandes redes em comparação com a venda para outros clientes.
Uma característica relevante do perfil do grupo de produtor/fornecedor é que 90% deles possuem estrutura de packing house, requisito importante para que o produto seja entregue nos padrões exigido pelos supermercados. No entanto, nem todos consideraram o supermercado um bom comprador. Apesar de ser crescente a negociação direta com supermercados, ainda há muitos produtores que não são adeptos desse tipo de parceiro.
Dos 97 produtores entrevistados que não negociam com supermercados, 57% alegaram que nunca procuraram nem foram procurados por supermercados. Outros 11% declararam que já foram fornecedores, mas que o deixaram de ser. O principal motivo da desistência seria a crescente exigência de qualidade por parte dos supermercados, aliada ao grande número de descontos/bonificações.
Além disso, há grande volume de produtos devolvidos, o que acabaria prejudicando a rentabilidade do produtor. Esses foram os mesmos motivos alegados pelos 32% restantes, que já procuraram ou foram procurados, mas não efetuaram negócios com os supermercados porque não acharam vantajoso.
Pelo fato de esta pesquisa ter ouvido, no lado comprador, somente representantes de grandes redes, a avaliação das vantagens e desvantagens da relação entre fornecedor e supermercado se restringiu às grandes redes. No entanto, um dos tópicos da entrevista questionou fornecedores a respeito das diferenças entre negociar com grandes redes e com supermercados/redes de pequeno e médio porte.

GRANDES REDES OU “SUPERMERCADOS”?

A maioria dos fornecedores entrevistados pela pesquisa AMIS 2009 declarou que há algumas diferenças entre ser fornecedor de uma grande rede e de supermercados de pequeno e médio porte. Na negociação com pequenos e médios, a exigência quanto ao padrão das mercadorias é menor. Apesar de procurarem qualidade, não há tanta cobrança e os riscos de devolução do produto são pequenos. Além disso, os preços pagos são melhores, já que as deduções sobre o valor final também são menores. No entanto, o volume adquirido pelos supermercados de pequeno e médio porte é muito inferior ao requerido pelas grandes redes.
O principal atrativo do supermercado de pequeno e médio porte é o valor menor de deduções e descontos e, muitas vezes, a negociação é mais fácil porque é direta com o gerente ou próprio dono do estabelecimento, enquanto que as grandes redes destacam-se pela demanda por elevado volume.

Volume negociado: Mais da metade dos entrevistados (62%) destacaram como diferença importante o volume comprado por estabelecimentos de um grupo e outro. Um dos entrevistados observou que as compras de uma grande rede equivaleriam a cerca do volume adquirido por quatro ou cinco pequenas e médias redes supermercadistas juntas.

Padrão: Mais da metade dos entrevistados também ressaltou o padrão de qualidade requerido como diferença importante. De acordo com fornecedores, os pequenos e médios supermercados têm um padrão mínimo de qualidade e de classificação do produto, mas as exigências são menores.

Rastreabilidade: essa inovação vem sendo exigida por praticamente todas as principais redes de supermercados. As pequenas e médias, por enquanto, não têm um programa de rastreabilidade com os seus fornecedores. A tendência, no entanto, é que, com o maior interesse do consumidor pela procedência dos alimentos, isso venha a ser cada vez mais comum em todos os supermercados.

Fidelidade de compra: não existe nas grandes redes nem nas de médio e pequeno porte. Segundo um produtor de maçã, “não existe fidelidade de compra, independentemente do tamanho do supermercado”. No quesito negociação, alguns produtores citaram que é mais fácil lidar com as pequenas e médias redes porque o acerto é direto com o dono ou gerente do estabelecimento.

Preço: a opinião é divergente. Metade dos entrevistados afirmou que os supermercados de pequeno e médio porte pagam mais que as grandes redes, outros argumentaram que é indiferente. Os que afirmaram que o preço final dos pequenos e médios compradores é melhor se baseiam no fato de que os descontos e bonificações são menores.

Descontos e Bonificação: o menor valor líquido pago pelas grandes redes está relacionado aos descontos/bonificações pedidos pelas grandes redes. Um ponto bastante citado pelos fornecedores é que o valor bruto pago pela grande rede é até superior em certos casos quando comparado com o atacado e com o de pequenas e médias redes supermercadistas. No entanto, os descontos são superiores aos exigidos por atacadistas e supermercados menores. As grandes redes costumam pedir descontos e geralmente os justificam por estarem negociando em grandes volumes.

Legenda para a tabela a seguir:
 

O laranja simboliza os alimentos não perecíveis; o vinho, os alimentos perecíveis; o verde, bazar; o azul, bebidas; o lilás, higiene e limpeza; o bege, limpeza; o vermelho, artigos de informática; e o marrom, os produtos farmacêuticos.



Estudo dos fornecedores

Ordem
Descrição dos itens a serem adquiridos (mercadorias e serviços)
Nome do fornecedor
1
Achocolatado em pó (nescau, toddy, quick, etc.)
Nestlé, Pepsico, Paladar
2
Açúcar Cristal Caeté
Grupos Carlos Lyra, Cosan
3
Açúcar Refinado
Cosan, Estrela, Alto Alegre
4
Adoçante Edulcorante Líquido e em pó
Hipermarcas, Gold Nutricion
5
Arroz Tipo Comum
Josapar, Pirahy, Camil, Codil
6
Arroz Tipo Parboilizado
Codil, Urbano, Camil
7
Atum e Bonito
G. da Costa, Pepsico
8
Azeite de Oliva
Cargill, Simão e Cia.
9
Bala Caramelos
Miralva, Yasmim, Arcor
10
Biscoito Água e Sal
Arcor, Piraquê, Mabel
11
Biscoito Maria/Maisena
Arcor, Piraquê, Nestlé
12
Biscoito Recheado
Kraft Foods, Nestlé, Bauducco
13
Biscoito Wafer
Bauducco, Arcor, Piraquê
14
Bolo segmento bolo
Bimbo, Casa Suíça, Pane Vita
15
Bolo segmento monoporção
Bimbo, Bauducco, Parmalat
16
Café Cappuccino
Santa Clara, Mellita
17
Café com leite
Santa Clara, Nestlé
18
Café em pó
Sara Lee, Santa Clara, Melitta
19
Café solúvel
Nestlé, Santa Clara, Iguaçu
20
Caldo
Unilever, Nestlé, Ajinomoto
21
Cereal Matinal
Kellogg’s, Nestlé
22
Chá
Leão Júnior, Maratá, Schurr
23
Chocolate Bombom
Nestlé, Garoto, Kraft
24
Chocolate Candy Bar
Nestlé, Masterfoods, Ferrero
25
Chocolate Confeito
Mars Brasil, Kraft Foods, Dori
26
Chocolate em pó
Nestlé, Garoto, Bretzke
27
Chocolate Tablete
Garoto, Kraft Foods, Hershy’s
28
Complemento Alimentar à base de cereais
Nestlé, Unilever, Pepsico
29
Creme de leite
Nestlé, Itambé, Goias Minas
30
Drops
Cadbury Adams, Riclan S.A.
31
Extrato/Concentrado de tomate
Unilever, Coni Expess
32
Farinha de Trigo
J. Macêdo, Predileto, Past. Selmi
33
Fermento Químico
Kraft Foods, Dr. Oetker
34
Gelatina
Kraft Foods, Dr. Oetker
35
Gomas de Mascar (bola)
Cadbury Adams, Arcor
36
Goma de Mascar (pastilha)
C. Adams, Perf. V. Melle
37
Goma de Mascar (stick)
C. Adams, Arcor
38
Leite Condensado
Nestlé, Itambé, Embaré
39
Leite Longa Vida (integral)
BRFOODS, Cemil, Ilpisa
40
Leite Longa Vida (desnatado/semidesnatado)
BRFOODS, Parmalat, Cemil
41
Leite em pó
Nestlé, Itambé, BRFOODS
42
Leite com sabor
Pepsico, Nestlé, Itambé
43
Maionese
Unilever, Cargill, Bunge
44
Massa Alimentícia
Past. Selmi, M. D. Branco
45
Massa Instantânea
Nissin Ajinomoto, Nestlé
46
Mistura para bolos/doces e salgados
J. Macêdo, Vilma, Asa
47
Molho Refogado
Unilever, Fugini Alimentos
48
Molho para salada
Unilever, F. Alim., Coni Express
49
Óleo Composto
Cargill, Bunge, Olima
50
Óleo de soja
Bunge, Cargill, ADM, IMCOPA
51
Outros óleos (alg./canola/misto/gir./milho/arroz)
Bunge, Cargill, Caramuru
52
Pão
Wickbold, Bimbo, Seven Boys
53
Pastilhas
Ferrero, Perf. V. Melle
54
Peixe Enlatado (sardinha)
Pepsico, G. da Costa, Femepe
55
Purê/Polpa de tomate
Coni Express, Unilever, Asa
56
Salgadinho Aperitivo/Batata
Elma Chips, Yoki, Mico’s
57
Sobremesa em pó (pudim/flan e maria mole)
Dr. Oetker, Kraft Foods
58
Sopas
Nestlé, Ajimoto, Unilever
59
Suplemento Nutricional
Mead Johnson, Nestlé, Danone
60
Tempero Industrializado pó/tablete
Ajinomoto, Yoki, Nestlé
61
Tempero Industrializado líquido/pasta
Ajinomoto, Unilever, Pirata
62
Vinagre
Castelo, Koller, R. da fonte
63
Bacon
Sadia, BRFOOS, Cotrel
64
Batata Congelada
Mccain, Reginaves, BRFOODS
65
Hambúrguer Congelado
Sadia, São Mateus, BRFOODS
66
Iogurte Branco Normal/Batido
Nestlé, Itambé, Danone
67
Iogurte Camadas
Nestlé, Danone, Itambé
68
Iogurte Líquido
Danone, Piá, Nestlé, Bertin
69
Iogurte Pedaços de Fruta
Danone, Nestlé, BRFOODS
70
Iogurte Poupa de Fruta
Danone, Nestlé, BRFOODS
71
Leite Fermentado
Yakult, BRFOODS, Nestlé
72
Linguiça
Sadia, Aurora, BRFOODS
73
Margarina Diet/Light
Sadia, Bunge, BRFOODS
74
Margarina Regular
Sadia, Bunge, Unilever, BRF.
75
Massa Refrigerada
Massa Leve, Sadia, Gen. Mills
76
Mortadela
BRFOODS, Sadia, Marba
77
Petit Suisse
Danone, Nestlé, Itambé
78
Pizza
Sadia, Pif Paf, BRFOODS
79
Prato Pronto Congelado
Sadia, Pif Paf, BRFOODS
80
Presunto
Sadia, Pif Paf, Aurora, BRF.
81
Queijo Cremoso
Kraft Foods, Polenghi
82
Queijo Especial
Bertin, Sta. Amália, Boa Nata
83
Queijo Minas Frescal
S. Bril., P. Selada, Polenghi
84
Requeijão
Itambé, Danone, Nestlé
85
Salame
Sadia, BRFOODS, Marfrig
86
Salgadinho Congelado
BRFOODS, Sadia
87
Salsicha
Pif Paf, Sadia, BRFOODS
88
Sobremesa Pronta Gelificada
Danone, Nestlé, BRFOODS
89
Sorvete (doméstico)
R’ Bom, Unilever, Nestlé
90
Sorvete (impulso)
Unilever, Garoto
91
Vegetal Congelado
BRF., Reginaves, Bonduelle
92
Alimento para cães (seco)
Mars Brasil, Nutriara, Mogiana
93
Alimento para cães (úmido/semi-úmido)
Mars Brasil, Mog., Nestlé Purina
94
Alimentos para gatos
Mars Brasil, Mogiana, N. Purina
95
Caneta
Bic, Compactor, F. Castell, Pilot
96
Cera Automotiva
Ceras Johnson, Windauto
97
Cola Escolar (branca/bastão)
Henkel Loctite, 3M, Maxi Cola
98
Cola (cianoacrilato)
H. Loc., Three Bond, 3M
99
Envoltório/Alumínio
Kenpack, Wyda, Rochedo
100
Envoltório/Filme Plástico
Wyda, Kenpack, Roc., G. Plast
101
Filtro de Papel
Melitta, Sta. Clara, Rosa Lee
102
Guardanapos de Papel
Santher, Melhoramentos
103
Lâmpada Incandescente
GE, OSRAM, Sylvania
104
Lâmpada PL Compacta
FLC, OSRAM, GE, Sylvania
105
Lápis de Cor
F. Castell, Bic, Compactor
106
Pilha Alcalina
Gillette, Energizer, Panasonic
107
Recipiente Térmico
Invicta, Aladdim, Termolar
108
Toalhas de Papel
Santher, Melhoramentos
109
Aguardente de Cana
Müller, Paris, Ypióca, Cereser
110
Água Mineral com Gás
Nestlé W., Coca-Cola, Sch.
111
Água Mineral sem Gás
P. Manoel, Nestlé Waters
112
Bebidas à base de soja
Unilever, Yoki, Nestlé, Coca-C.
113
Bebidas Energéticas
Red Bull, Coca-Cola, Globalbev
114
Cerveja
Ambev, Petrópolis, FEMSA
115
Chá Pronto p/ Consumo
Leão-Júnior, Coca, Wow, Pepsi
116
Champagne
Salton, Chandon, Aurora
117
Conhaque
Campari, Salton, Pernod Ricard
118
Isotônico
Pepsi, Coca-Cola, Globalbev
119
Refrigerante
Coca-Cola, Ambev, Pepsi-Cola
120
Refrigerantes Alcoólicos/“ICE”
Diageo, P. Ricard, R. Imperial
121
Rum
B. Martini, P. Ricard, Diageo
122
Sidra
Cer., V. Amália, R. Pas. & Fil.
123
Sucos Concentrados
Ebba, Jandaia, Imbiara
124
Sucos em pó
Domingos Costa, Kraft Foods
125
Suco Pronto Para Consumo
Coca-Cola, Wow, Tial
126
Vermute
Bac. Martini, Contini, Cereser
127
Vinho Branco
Pernod Ricard, Interfood
128
Vinho Rosé
Pernod Ricard, B.Martini, Salton
129
Vinho Tinto
C. y Toro, Pernod Ricard
130
Vodca
Pernod Ricard, Diageo
131
Whisky
Diageo, Grant’s, Pernod Ricard
132
Absorventes Higiênicos - Externo
Santher, K. Clark, P&G
133
Absorvente Higiênico – Protetor Diário
J&J, K. Clark, Shanter
134
Antisséptico Bucal
Colgate-Palmolive, J&J, P&G
135
Aparelho de Barbear (sistema)
P&G, Schick, American Safety
136
Bronzeador/Bloqueador Solar
J&J, Beierdorf, Red Apple
137
Condicionador
Unilever, C. Palmolive, L’Oréal
138
Creme para assadura
P&G, Baruel, K. Clark, K. Hertz
139
Creme de Barbear
Hypermarcas, P&G, Bic
140
Creme para o Corpo
Hypermercas, Beierdorf, J&J
141
Creme Dental
C. Palmolive, Unilever
142
Creme para Pentear
Unilever, Niely, L’Oréal
143
Creme para o Rosto
L’Oréal, Beierdorf, J&J
144
Creme para pontas/Tratamento
Unilever, SNC, Embelleze
145
Curativo Antisséptico
J&J, York, Nature’s, 3M
146
Depilatórios
QGN, Reckitt Benckiser
147
Desodorante Aerossol
Unilever, Beierdorf, Garnier
148
Desodorante Creme
Dana, Unilever, Dap
149
Desodorante Roll-On
Unilever, Beierdorf, L’Oréal
150
Desodorante Spray
Unilever, Hypermarcas
151
Escova de Dente
C. Palmolive, Gillette, J&J
152
Esmalte para Unha
Hypermarcas, C. Maybelline
153
Esponja para Banho
3M, Bettanin, Unilever
154
Fralda Descartável – Pacote Econômico (+41un)
Sapeka, P&G, J&J, Mabesa
155
Fralda Descartável – Pacote Regular (até 41 un)
K. Clark, P&G, J&J, Mabesa
156
Lâmina de Barbear (descartável)
P&G, Bic, Schick
157
Lenço de Papel
Santher, CMPC, Kimberly-Clark
158
Papel Higiênico – Folha Dupla
Kimberly-Clark, Santher
159
Papel Higiênico – Folha Simples
Santher, Milli, Copapa, CVG
160
Preservativo Masculino
Hypermarcas, Inal, Blowtex
161
Rejuvenescedor
Hypermarcas, Combe, L’Oréal
162
Repelentes
Ceras Johnson, R. Benckiser
163
Sabonete Líquido Adulto
Unilever, Sardalina, C. Palmol.
164
Sabonete Líquido Infantil
J&J, Granado, K. Clark
165
Sabonete Líquido Íntimo
Sanofi-Aventis, Kimberly-Clark
166
Sabonete Sólido
Unilever, Bertin, C. Palmolive
167
Talco
J&J, York, Memphis, Suissa
168
Tintura para Castelo
L’Oréal, Garnier, P&G, Niely
169
Transformação dos Cabelos
Depiroll, Embelleze, Never
170
Xampu Anticaspa
Unilever, L’Oréal
171
Xampu Normal
Unilever, L’Oréal, C. Palmolive
172
Água Sanitária/Alvejante sem cloro
Reckitt Benckiser, Unilever
173
Água Sanitária/Alvejante com cloro
Anhembi, Unilever, S. Globo
174
Amaciante de Roupa
Ypê, Unilever, Scarlat, Bombril
175
Cera para Assoalho
K&M, Inglesa, R. Benckiser
176
Concentrados de Limpeza
R. Benckiser, Inglesa, K&M
177
Desengordurantes Cozinha
Reckitt Benckiser, Unilever
178
Desinfetantes
C. Palmolive, Bombril, Scarlat
179
Desodorizador Sanitário
Inquisa, Ceras Johnson, Q. Odor
180
Detergente Líquido
Química Amparo, Bombril
181
Esponja Sintética
3M, Bettanin, Limpanno
182
Inseticida Aerossol
Ceras Johnson, Bombril
183
Inseticida Elétrico
C. Johnson, Bombril
184
Acessórios de Informática
Asiatronic, Terion
185
Produtos farmacêuticos
Drogaria Pop. do Brasil (gov.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para enriquecer a participação nesse blog com seus comentários. Após análise dos mesmos, fornecer-lhe-ei um feedback simples.