terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Modelo de Sumário Executivo - PN Completo Supermercadista - Parte 1


 Blog “Gestão e Negócios Sustentáveis”,  de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.

         
1. SUMÁRIO EXECUTIVO

1.1 Resumo do Negócio

1.1.1   Definição do Negócio

O Supermercado Mercantil X LTDA surgiu da oportunidade identificada em se atuar como fornecedor de produtos e serviços de máxima qualidade e melhor preço mediante comércio varejista no Sul de Minas de forma a satisfazer plenamente as necessidades de todos os seus stakeholders: a) dos sócios administradores: propiciando retorno moral, social e financeiro; b) dos funcionários: valorizando-os socioprofissionalmente; c) dos consumidores: fornecendo-lhes produtos de excelência e custos justos e competitivos, bem como valorização pessoal mediante atendimento personalizado e competente; d) dos fornecedores: estabelecendo relação de fidelidade e reciprocidade, liquidando pontualmente nossas compras e exigindo justamente a regularidade, a qualidade e os melhores preços possíveis; e) do governo: prestando contas pontual e transparentemente no que tange ao cumprimento das obrigações tributárias, trabalhistas, previdenciárias, civis, societárias, ambientais e outras às quais estamos sujeitos; f) intermediários: esclarecendo nossa razão de existência e comprovando todas as informações necessárias no intuito de obter a concessão de financiamentos de capital fixo e de giro; g) da mídia: disseminando regularmente todas as informações necessárias ao trade marketing, como, por exemplo, no banckmarketing e nas pesquisas estatísticas do IBGE; h) dos investidores: emitindo e vendendo ações empresariais bem como gerando lucratividade aos mesmos na proporção do que investem em nossa sociedade mercantil; i) da sociedade em geral: educando-a e gerando benefícios para a mesma, tais como trabalho, renda, visão de mercado e de mundo, cultura, valorização ambiental, inclusão digital e social, etc.
O site www.supermx.com.br, a rádio e o jornal impresso Super MX, tanto quanto o Delivery Super MX, a Drogaria Super MX e o Restaurante Super MX agem como facilitadores da aproximação entre o Supermercado MX e seus consumidores. Nossa capacidade comercial interna é de atender aproximadamente 75 consumidores por check out por dia, o que perfaz um total de 3.600 consumidores por dia e 108.000 por mês. Nossos profissionais são plenamente capacitados mediante treinamentos internos, no CTES MX – Centro de Treinamentos Empresariais do Mercantil X – e externos, na AMIS – Associação Mineira Supermercadista – mediante seus excelentes cursos no ramo supermercadista. Nossos fornecedores são especialistas em fornecimento regular de mercadorias de qualidade e concedem-nos os melhores descontos possíveis, nas compras em massa que realizamos mediante parceria efetivada com as redes supermercadistas Produtor e Eldorado.
O modelo de e-commerce que realizamos é dirigido pela demanda e não pela oferta. Disponibilizamos não somente ofertas semanais no site institucional, mas também a seção “Meu carrinho de compras”, na qual os consumidores cadastrados podem selecionar todos os itens na quantidade que desejarem e clicar em “Comprar”, após o qual selecionam uma das duas formas de pagamento disponibilizadas, a saber, boleto bancário e débito automático em conta corrente, e, então, são transferidos para a página do Pag Seguro, seja para geração do boleto ou débito automático em conta.
Todos os processos organizacionais do Super MX são gerenciados pelo Prosoft Comercialização, o qual: registra e analisa os fornecedores, os funcionários, os diretores, os consumidores e os fatos contábeis; contabiliza nossas transações comerciais; calcula todas as nossas obrigações perante a legislação, mormente as trabalhistas, previdenciárias e tributárias; fornece dados estatísticos sobre todos os departamentos propiciando-nos o fundamento específico e preciso necessário à tomada de decisões.
1.1.2   Planejamento Estratégico

Alicerçados em uma análise mercadológica sobremaneira fundamentada em informações reais, confiáveis, precisas, amplas e profundas, elaboramos nosso planejamento estratégico subdividindo-o nos tópicos principais tais como se seguem:

a)    Missão empresarial: “Fornecer de forma transparente, justa, competente e ética produtos e serviços de máxima qualidade e melhor preço, satisfazendo plenamente as necessidades dos stakeholders, principalmente as de seus consumidores, mediante iniciativas socioambientais responsáveis”.

b)   Visão Empresarial: “Conquistar (em, no máximo, uma década) a liderança supermercadista sulmineira, mediante gestão estratégica e empreendedora”.

c)    Valores Empresariais: “Transparência organizacional, satisfação dos stakeholders com ênfase nos consumidores, competência profissional, compromisso com as diretrizes governamentais, responsabilidade socioambiental e ética”. Os sete os valores do Supermercado Mercantil X LTDA são a seguir explanados: 1. Transparência organizacional: as relações do Supermercado Mercantil X LTDA são pautadas no princípio da transparência e na adoção de critérios técnicos humildes e respeitosos. Como empresa privada do varejo, estamos comprometidos com a prestação de contas de nossas atividades, dos recursos por nós geridos e com a integridade dos nossos controles. Aos nossos stakeholders – consumidores, fornecedores, investidores, funcionários, parceiros, governo e mídia em geral, dispensamos tratamento justo e respeitoso na disponibilidade de informações claras e tempestivas, por meio de fontes autorizadas e no estrito cumprimento das normas legislativas às quais estamos subordinados. Ademais, valorizamos: a) o processo comunicativo interno, disseminando informações relevantes aos negócios e às decisões corporativas; b) o desenvolvimento socioprofissional, fornecendo qualificação aos funcionários bem como oportunidades de ascensão profissional, bonificações e premiações, com critérios claros e do conhecimento de todos; c) a sustentabilidade socioambiental, aderindo a programas de responsabilidade social – SA 8000 – e de responsabilidade ambiental – ISO 14.001; 2. Satisfação dos stakeholders: reconhecemos que a qualidade dos processos organizacionais está diretamente ligada ao nível motivacional dos stakeholders, o que, por sua vez, depende da plena satisfação de suas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização. Por isso, atentamo-nos à valorização dos mesmos mediante comissões (sobre vendas; aos representantes comerciais), premiações (sorteios de brindes e prêmios entre os stakeholders internos); bonificações (auxílio-alimentação, auxílio-transporte, plano de saúde Unimed, plano odontológico Sisdente, cesta básica, auxílio-creche, gratificação de desempenho I, gratificação de desempenho II, peru natalino), promoções (plano de carreira transparente e acessível) e treinamentos (específicos e eficazes) a fim de otimizar os processo de comunicação, liderança, relacionamento, trabalho e desenvolvimento garantindo, destarte, a qualidade dos produtos e serviços fornecidos; 3. Competência profissional: desenvolvemos um plano de carreira transparente e um quadro QDT personalizado, o que favorece a gestão de recursos humanos. Como critério de avaliação de desempenho e necessidade de treinamento desenvolvemos e adotamos a dupla da competência HIT, a qual mensura as habilidades interpessoais e técnicas de nossos funcionários identificando precisamente as habilidades específicas que cada um necessita aperfeiçoar. A partir disso, fornecemos, com ou sem o auxílio de parceiros, os treinamentos apropriados; 4. Compromisso com as diretrizes governamentais: como empresa supermercadista responsável, aplicamos todas as diretrizes legislativas tributárias, trabalhistas, previdenciárias, comerciais, ambientais e do consumidor a que estamos submetidos. Disponibilizamos para fins de fiscalização um Plano de Negócios específico, com todas as informações necessárias; 5. Responsabilidade socioambiental: satisfazemos todos os requisitos técnicos necessários para a adesão aos programas SA 8000 e ISE, pelo que somos certificados pelos mesmos. Investimos em estratégicas socioambientais utilizadas no segmento de comércio varejista, tais como utilização de produtos recicláveis e biodegradáveis, medidas de economia de energia e água, doações a ONG’s ambientais, valorização socioprofissional aos stakeholders internos, tudo no intuito de manter a qualidade da sustentabilidade socioambiental; 6. Qualidade: todos os processos organizacionais foram e continuam sendo otimizados mediante implantação de políticas estratégicas de recursos humanos, as quais garantem a qualidade do fornecimento de bens e serviços aos consumidores finais; 7. Ética: todos os relacionamentos do Supermercado Mercantil X LTDA são alicerçados em princípios éticos, tais como o respeito aos direitos humanos, tratamento imparcial e sem hipocrisia, aplicação das normas externas (legislativas) e internas (regimento interno, código de ética profissional) a que estamos submetidos, parceria fiel e justa, dentre outros. Exigimos de todos os nossos stakeholders – consumidores, fornecedores, investidores, funcionários, parceiros, governo e mídia em geral – o absoluto respeito ao ser humano, pelo bem público, pela sociedade e pelo meio ambiente. Repudiamos todos os tipos de atitudes preconceituosas relacionadas à origem, raça, gênero, cor, idade, religião, credo, classe social, incapacidade física e quaisquer outras formas de discriminação bem como de seus vícios adjacentes (arrogância, inveja, favoritismo, parcialidade e desrespeito). Respeitamos e valorizamos nossos consumidores e seus respectivos direitos de consumidores, com a prestação de informações corretas, cumprimento dos prazos acordados e oferecimento de alternativa para satisfação de suas necessidades de negócios conosco. Preservamos a dignidade de todos os stakeholders. Nossos patrocínios atentam para o respeito aos costumes, tradições e valores da sociedade, bem como a preservação do meio ambiente

d)   Avaliação Estratégica: utilizamos quatro metodologias para realizarmos tal análise organizacional, a saber: 1. Matriz PFOA, especificando as potencialidades, as fraquezas, as oportunidades e ameaças dos Super MX; 2. Modelo Delta, identificando nossas principais estratégias de custos, diferenciação e foco; 3. Matriz BCG, identificando e classificando nossos 8.400 itens em Estrela (muito rentáveis; grande fatia de mercado), Interrogação (muito rentáveis; pequena fatia de mercado), Vaca Leiteira (rentáveis; grande fatia de mercado) e Abacaxi (pouco rentáveis; pequena fatia de mercado); e 4. Matriz Ansoff, especificando nossas estratégias mercadológicas realizadas e objetivadas a médio e longo prazos. Eis a seguir uma síntese da avaliação estratégica realizada:

1. Matriz PFOA: 1.1 Potencialidades: PN Completo, muito bem elaborado e fundamentado. Pelo fato de a nossa visão ser a de conquistar a liderança supermercadista sulmineira, nossos investimentos são focados na mesma, o que acelera nosso desenvolvimento organizacional. Qualidade máxima na gestão estratégica e empreendedora; 6 lojas estrategicamente localizadas de modo a abranger e atender a todo o  Sul  de Minas.                 E- commerce de qualidade; Pequena fatia de mercado; Profissionais gabaritados no mercado de trabalho, especialmente no ramo supermercadista; Excelentes parceiros fornecedores, com preços e qualidade competitivos, prazo de entrega e serviços de merchandising garantidos; Avaliação de desempenho precisa e treinamentos específicos e práticos; Plano de Carreira transparente e QDT adequado; Tecnologia de ponta: SIGMX – Sistema Integrado Gerencial do MX; intranet; sistema acústico; Grandes investimentos em RSAE e RBV; certificação SA 8000 e ISO 14.001; árvore símbolo; Grandes investimentos em Trade marketing: olfativo, carros de som, internet (downloads pdf: história, sumário executivo e cont. RSAE), merchandising (mídia e ponto de venda), campanhas (vacinação, meio ambiente, consumidor, supermercado, etc.); Estacionamento central e personalizado aos turistas sulmineiros; Adesão ao PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador – e consequentes benefícios fiscais; 1.2 Fraquezas: Forte concorrência supermercadista, mormente da Rede Unissul; logo depois o Eldorado e o Produtor; a seguir, as padarias, os restaurantes, os supermercados menores, mercearias, armazéns, açougues, lan houses, farmácias, quitandas, hotéis; Escassos recursos financeiros comparando-se com o disponível na concorrência; Não temos representantes na AMIS nem na ABRAS; Delivery, Restaurante, Drogaria e CTES MX; Ainda não somos uma rede supermercadista e, por isso, não desfrutamos de aumento competitivo financeiro, estrutural e comercial; não sermos uma empresa encubada em uma universidade de excelência; 1.3 Oportunidades: parcerias com Unimed, Smart Computer, Gaúcho; luta pela preservação do Rio Verde e Rio Furnas; evolução tecnológica supermercadista; ampliação da fatia de mercado, como, por exemplo, estudantes trabalhadores da região e turistas; geração de trabalho, renda e saúde à sociedade sulmineira; valorização da cultura esportiva sulmineira: futebol, dança, natação, artes marciais e basquete; aprendizado com as redes ABC e Rex de Três Corações; 1.4 Ameaças: expansão rede UNISSUL, rede eldorado e rede produtor; e demais concorrentes; rede e, posteriormente, fusão com Eldorado e Produtor; instabilidade econômica: juros muito elevados, inflação e baixo poder de compra dos consumidores sulmineiros; expansão inicial para três corações, local atualmente livre da competição rede UNISSUL; cultura tradicional familiar, muito conservadora; nem sempre está aberta a mudanças competitivas e drásticas;

2. MODELO DELTA: 2.1 Custos: parcerias e fusões estratégicas empresariais; 2.2 Diferenciação: estrutura/operação, trade marketing e RSAE; 2.3 Foco: recursos humanos - relação com fornecedores, intermediários financeiros, consumidores, concorrentes, mídia, investidores, etc;

3. Matriz BCG: 3.1. Produtos Estrela: Sorvetes, congelados, açougue; produtos de necessidade básica como arroz, feijão, açúcar, café, sal, óleo, massas, molhos, temperos, farináceos, azeites; bebidas, adega; acesso à internet; 3.2. Produtos Interrogação: remédios, refeições, lanches, padaria, artigos de informática e de escritório, eletrônicos; bazar; bomboniere; confeitaria; 3.3. Produtos Vaca Leiteira: brinquedos, higiene, limpeza, beleza, artigos de R$1,99, lâmpadas, pilhas, ceras; hortifrutigranjeiros; 3.4. Produtos Abacaxi: cigarros, refrigerantes, biscoitos, sucos, lâminas para barbear;  

4. Matriz ANSOFF: 4.1. Penetração de Mercado: utilizamos a diferenciação para transformarmos os consumidores ocasionais em regulares e os regulares em intensivos; 4.2. Desenvolvimento de Produtos: com a implantação do restaurante, da drogaria e do delivery acrescentamos self service, lanches, remédios e acessórios de informática aos consumidores já existentes; 4.3. Desenvolvimento de Mercado: com a parceria feita com a Unimed, os seus clientes externos consomem todos os nosso produtos até então bem conhecidos por preços mais baixos que a concorrência. Quanto aos consumidores mais antigos do supermercado, continua desembolsando o mesmo valor mensal de costume, porém passa a desfrutar não só dos produtos supermercadistas mas também de um plano de saúde Unimed; 4.4. Diversificação: os novos produtos, ou seja, do restaurante, da drogaria e do delivery nós estendemos aos novos consumidores, tanto os clientes da Unimed que passaram a ser nossos bem como clientes externos da rede hoteleira e outros concorrentes sulmineiros.

e)    Estratégias Empresariais: dividimos tal grupo em duas partes: 1. Competitivas: consistem nas estratégias de custos (formamos parcerias supermercadistas no intuito de conseguirmos descontos maiores nas compras em massas realizadas junto a nossos fornecedores), diferenciação (investimos sem parcimônia em trade marketing e RSAE) e foco (concentramos nossos máximos esforços em realizarmos nossas metas e objetivos dentro dos prazos apropriados; investimos no atendimento personalizado ao cliente mediante treinamentos corporativos); 2. Crescimento: interno (implantamos o SIGMX, o CIP, o Layout estratégico, o Plano de Carreira, o Organograma, o Regimento Interno, o Código de Ética e o Manual do Fornecedor), horizontal (fizemos parcerias com Unimed, Smart Computer, Drogaria da Terra e Restaurante Gaúcho) e vertical (Eldorado e Produtor). Adotamos a gestão estratégica e empreendedora como modelo de governança corporativa, a liderança multicultural ( Paul Hersey e Kennedy Blanchard, 1986) como gestão de recursos humanos. Realizamos avaliações de desempenho mediante gestão HIT, com base nos indicadores HI e HT bem como em questionários de DIG relativo mensais e de DIG real trimestrais. Fornecemos treinamentos no CTES MX – Centro de Treinamentos Empresariais do MX.

1.1.3   Análise Mercadológica

Antes de qualquer coisa, realizamos uma análise mercadológica completa e muito bem fundamentada em fontes confiáveis do ramo supermercadista como a AMIS – Associação Mineira Supermercadista, ABRAS – Associação Brasileira Supermercadistas – e APAS – Associação Paulista Supermercadista, além, é claro, de entidades governamentais de fomento ao empreendedorismo e negócios empresariais como o SESC, o SENAC e o SEBRAE no intuito de obtermos esclarecimentos adicionais sobre a praticidade de nossas estratégias empresariais bem como da viabilidade da implantação das mesmas. Contamos também com o apoio da Universidade Bráz Cubas, sito em Mogi das Cruzes, interior de SP, sendo representada para nós por membros de seu corpo docente da área de Gestão de Negócios, tais como:
1.    Docente João Luiz de Souza Lima (TGA): administrador, contador, economista, mestre em Administração pela PUC/SP, doutor em Ciências Sociais (Sociologia) pela PUC/SP, consultor “Add-Hoc” do Ministério da Educação (INEP/MEC), consultor em Gestão Empresarial e professor da Universidade Bráz Cubas;
2.    Docente Luciana Cavalcanti Ramos de Mello (Estatística Aplicada; Contabilidade): graduada em Administração de Empresas pela Universidade Bráz Cubas (2002), com três MBA’s, sendo o MBA Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2005), o MBA em International Strategic Business Leadership Paths to the Future for Brazilian Managers pela Ohio University (2006), e o MBA em Gestão Financeira e Gestão de Pessoas pelo Ibmec (2007); foi executiva da Telefônica (2000-2003), gerente de operações da NET Brasil (2003-2007) e atualmente é gerente do segmento Governos & Instituições em um dos maiores bancos do mundo e docente na Universidade Bráz Cubas;
3.    Docente Professora Dra. Cândia Maria Plaza Teixeira (Comportamento Organizacional): psicóloga e pedagoga; professora titular de Psicologia da UBC; mestre e doutora em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP, com estágio pós-doutoral de complementação pela Coordenadoria de Aprimoramento Médico da Faculdade de Medicina da USP.
4.    Docente Claudinei Marchetto Reche (Economia Básica; Matemática Financeira): graduado em Economia pela Universidade São Judas e Pós Graduado em Administração com MBA Pleno pela Fundação Getúlio Vargas; possui especialização em técnicas de liderança internacional com passagens por países da Europa, Ásia e EUA. Atualmente é presente da Höganäs Brasil (transnacional Sueca, líder no seu segmento) na América do Sul.
5.    Docente Alexandre Fillietaz (Estrutura da Atividade Comercial): possui o bacharelado e o mestrado em Administração pela USCS; foi aluno especial da FEA-SP, especialista em administração e Gerência de Marketing pela UNIB. Atualmente é diretor do Instituto Genebra, professor das Faculdades Integradas Rio Branco e Universidade Bráz Cubas; coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Bráz Cubas – modalidade EAD; professor convidado pós graduação SENAI Artes Gráficas Theobaldo de Nigris; consultor credenciado do SEBRAE-SP; professor convidado da Escola SENAC. Atuou na Y2M2 Propaganda Marketing & Editora como diretor de planejamento, na Roche Farmacêutica como Gerente de Território e na H. B. Fuller atendendo empresas como: Bates, Refinações de Milho Brasil, Nestlé, Danone, Cia Antártica Paulista entre outras. Tem experiência na área de Marketing Farmacêutico, CRM, Gestão de Projetos, treinamento e desenvolvimento de equipes.
6.    Docente Marcus Saldanha da Gama Guedes Nogueira (Marketing I; Planejamento Estratégico): bacharel em Marketing pelo Centro Universitário das Cidades (1999) e Licenciado com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Bráz Cubas (2011). Possui especialização em Administração Industrial pela EMBRARE/INPG (2001), especialização MBA Executivo em Gestão Empresarial pelo INPG (2005) e mestrado em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação pela Universidade Bráz Cubas (2007). Com experiência de mais de 10 anos em empresas nacionais e estrangeiras transnacionais de grande porte exercendo cargos de Gerência de Marketing. Atualmente é Empresário e Analista de Mercado. Seguindo a carreira acadêmica atua no momento como Professor da Universidade Bráz Cubas em Mogi das Cruzes-SP e como Professor da Unisuz em Suzano-SP.
7.    Docente Afonso Celso Pancini Pola (Sociologia): sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1987) e esteve ligado ao programa de mestrado em Filosofia e História da Educação na PUC/SP, tendo concluído os créditos em 1992. É Gestor Acadêmico do EAD (Ensino à Distância) e professor da Universidade Bráz Cubas onde ministra as disciplinas de Sociologia, Metodologia e Estudos Sociais, Ambientais e Econômicos.
8.    Docente Dr. Algacir José Rigon (Filosofia e Ética): graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF-2002); mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF-2005) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-SP-2011). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, Filosofia da Educação, Fundamentos da Educação, Metodologia, Genética e Linguagem, Psicologia da Educação e Prática Pedagógica. Trabalha como Professor EAD na Universidade Bráz Cubas – UBC – e em cursos presenciais na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa da Atividade Pedagógica (GEPAPe) e do Grupo sobre Representações da Alunos de Pedagogia e Licenciatura sobre o trabalho docente, junto ao CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos de Representação Social e Subjetividade – Educação e docência).
9.    Docente Marina Alvarenga (Metodologia Científica):socióloga e licenciada em Ciências Sociais, pós graduada em Metodologia do Ensino Superior e Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação. É professora dos cursos presenciais e à distância da Universidade Bráz Cubas; co-autora dos livros Manual De Estágio Supervisionado, Orientação Para Estágio Em Licenciatura, Orientação Para Estágio Em Secretariado e Manual De Estágio Em Turismo, publicados pela Cengage Learning.
10.     Docente Neirylene Cunha de Sena (Comunicação Corporativa): graduada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes (1999), pós-graduada em História, Cinema e Literatura como Práticas Interdisciplinares (2009) e mestre em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação pela Universidade Bráz Cubas (2007). Cientificamente, atua principalmente nos seguintes temas: análise discursiva, metáfora, semiótica, censura e educação brasileira. Responsável pelos periódicos “Alto do Tietê” e “Jornal Itaquaquecetuba”. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo impresso. Foi professora para alunos do ensino fundamental (de 5ª a 8ª série), ministrando a disciplina de inglês (Prog. Nac. de Inc. de Jovens – Projovem – 2006 a 2007). Atualmente ministra aulas para a graduação, tanto na modalidade virtual como presencial.

Concentramo-nos em quatro áreas principais mercadológicas: a) panorama de mercado: especificando minuciosamente a história mercadológica supermercadista mineira e nacional e enfatizando o mercado atual com dados estatísticos atualizados pesquisados pela AMIS, APAS, SEBRAE, ABRAS e IBGE; b) análise dos consumidores: explanando ampla e profundamente as características dos consumidores mineiros; c) análise dos fornecedores: dissertando sobre as 185 principais categorias de produtos de um supermercado, os produtos mais demandados bem como seus respectivos fornecedores e suas características; d) análise dos concorrentes: identificamos as potencialidades e fraquezas de nossos principais concorrentes sulmineiros, a saber: redes supermercadistas UNISSUL, ELDORADO, PRODUTOR e REX. Eis a seguir a síntese dos subsubtópicos por ora referidos:

a)   Panorama de Mercado: em março de 2012, as vendas do setor supermercadista em valores reais, ou seja, deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram crescimento de 7,32% na comparação com o mês imediatamente anterior e 9,57% em relação ao mesmo mês do ano de 2011. No trimestre, as vendas acumularam crescimento de 8,26%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram crescimento de 7,54% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a março do ano anterior, aumento de 15,31%. No acumulado do trimestre, as vendas cresceram 14,50%. A representatividade ampliada da Região Sudeste advém da redução da participação da Região Sul no bolo, que em 2011 ficou em 16,9%, 2,4 pontos percentuais a menos que o ano anterior. Os ganhos das declarantes dessa região foram de R$ 27,3 bilhões. Já as operações do Norte/Nordeste mantiveram representatividade de 19,7%. Por lá foram informados ganhos de R$ 31,7 bilhões, com 17,5% das lojas do grupo declarante. E por fim, quem amplia representatividade é a Região Centro- Oeste. Em 2011, respondeu por 7,6% das vendas das participantes do Ranking, o que significa R$ 12,2 bilhões ante R$ 10,4 bilhões do ano anterior.

b)   Consumidor Mineiro: a pesquisa “Hábitos de frequência em supermercados” revelou que a população de Belo Horizonte está mais propensa a escolher o supermercado pela proximidade da residência do que nas outras cidades. Na capital, 27,9% dos entrevistados disseram que o fator para a escolha de um supermercado é a “proximidade da residência”. Este resultado é parecido com o de Poços de Caldas, onde 26,2% afirmaram a mesma coisa. A proximidade de casa tem menos efeito na escolha do supermercado nas outras cidades pesquisadas. O resultado em Uberlândia foi de 14,2%, enquanto em Juiz de Fora foi de 10,7%, em Montes Claros, 10,5% e Governador Valadares é onde as pessoas menos valorizam a loja de vizinhança. Lá, 9,5% das pessoas pesquisadas disseram escolher um supermercado por ele se localizar perto da residência. No entanto, quando perguntados que fatores influenciam na escolha do supermercado, Governador Valadares foi a cidade em que as pessoas mais disseram levar em conta o fator “menores preços”, com 46,9% das respostas. A segunda cidade em que mais se valoriza o preço baixo é Uberlândia, com 40,4% das respostas, seguida de Montes Claros, 38%; Juiz de Fora, 36,7%, Poços de Caldas, 26,7% e, por último, Belo Horizonte, com 32% das respostas. Para escolher os produtos adquiridos em lojas supermercadistas, os consumidores levam em contar dois fatores primordiais. Mesmo que eles sejam conflitantes, o consumidor leva em conta preço e qualidade. O primeiro foi respondido por 48% dos entrevistados, enquanto 45,5% dos consumidores escolhem um produto pela qualidade e 6,1% levam em conta a marca. Quem mais opta por preço dos produtos (quando confrontado com a qualidade) são os consumidores de Poços de Caldas, com 69% e o menor número está em Belo Horizonte, com 42%. “Há uma concorrência muito grande na cidade e isso acaba nivelando os preços por baixo”, justifica o diretor do Supermercado Super Vale, em Poços de Caldas, Marcio Roberto Oliveira, concordando com a pesquisa. Nas demais cidades, o fator preço tem o seguinte peso na hora da compra: Montes Claros, 43%; Uberlândia, 46%; Governador Valadares, 55% e Juiz de Fora com 65%. Quando o assunto é a qualidade do produto como fator decisivo, o ranking das cidades ficou da seguinte forma: quem mais valoriza esse quesito é a população da capital, com 52%. Em sequência vem Uberlândia, com 48%; Montes Claros, 46%; Governador Valadares, 40%; Juiz de Fora, 30% e quem menos valoriza a qualidade, de acordo com a pesquisa é a população de Poços de Caldas, com 25%, o que corrobora a afirmação de que é o consumidor que mais quer preço baixo.

c)    Fornecedores: as principais exigências supermercadistas com relação ao produtor/fornecedor são: qualidade, preço, regularidade na oferta, mercadoria padronizada e embalada e nota fiscal do produto. Ressaltamos nesse subsubtópico em quadro sintético de nossos itens divididos em cinco grupos principais identificados por cores específicas, a saber: o laranja simbolizando os alimentos não perecíveis; o vinho, os alimentos perecíveis; o verde, bazar; o azul, bebidas; o lilás, higiene e limpeza; o bege, limpeza; o vermelho, artigos de informática; e o marrom, os produtos farmacêuticos. Classificamo-los de acordo com 185 categorias diferentes  e seus respectivos fornecedores.

d)   Concorrentes: são nossos concorrentes os supermercados, os mercados, as mercearias, os armazéns, as padarias, as drogarias, os deliveries (lan houses), os restaurantes, dentre outros. No entanto, ressaltamos as características pormenorizadas exclusivamente dos concorrentes mais competitivos do Sul de Minas, ou seja, aqueles que oferecem ameaças diretas ao nosso negócio. Vide a seguir:

Empresa: Rede Unissul. Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. Realiza comércio convencional e e-commerce. Possui atacado, drogaria (farmácia) e posto de combustível.
Mercado: interestadual: MG (sul e sudoeste) e SP (nordeste).
Atuação: Cambuí (MG), São Lourenço (MG), Caxambu (MG), Pouso Alegre (MG), Varginha (MG), Três Pontas (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Itajubá (MG), Andradas (MG), Monte Sião (MG), Ouro Fino (MG), Socorro (SP), Pinhalzinho (SP), Santa Rita do Sapucaí (MG), Águas de Lindoya (SP), Paraisópolis (SP), Alfenas (MG), Passos (MG), Pouso Alegre (MG) e Campos Gerais (MG).
Pontos fortes                                                 Pontos fracos
Maior rede supermercadista sulmineira.        PN parcial, isto é, não é o completo.
13 empresas supermercadistas associadas.    Não possui gestão empreendedora.
28 lojas, sendo 27 varejistas e 1 centro         Como já líder supermercadista sulmineira
de distribuição.                                              seu desenvolvimento desacelerou muito        Gestão estratégica.                         relação ao que realizava quando não era  Associados AMIS.                                         líder.
Possui 1,8 milhões de consumidores.        Sua visão não é mais alcançar a liderança,         Possui mais de 2,4 mil colaboradores.  pelo que suas estratégias atuais possuem           Realiza e-commerce e banchmarketing.        outros fins.
           
Empresa: Rede Rex Supermercados. Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. Realiza comércio convencional e e-commerce. Possui atacado, drogaria (farmácia) e posto de combustível.
Mercado: mineiro, mesorregiões sul/sudoeste (8) e campo das vertentes (1).
Atuação: Lavras, Perdões, Carrancas, Três Corações (sul de minas), São Gonçalo do Sapucaí (sul de minas) e Cláudio.
Pontos fortes                                                Pontos fracos
10ª maior rede sup. mineira                           Sua visão não é atingir a liderança Qualidade; tecnologia de ponta.                   supermercadista sulmineira.
Possui 16 lojas varejistas, 1 loja                    Seu campo de atuação não é predominan- atacadista e 2 centros de distribuição.           temente sulmineiro.
Possui atacado, drogaria e
posto de combustível.           
Grandes investimentos em RSAE.   
Realiza e-commerce e banchmarketing.       

Empresa: Rede Produtor Supermercados.
Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. Realiza comércio convencional e e-commerce. Possui delivery (internet).
Mercado: interestadual: MG (sul), SP (nordeste) e RJ (sudoeste).
Atuação: São Lourenço, Itanhandu, Cruzeiro, Cachoeira Paulista e Cruzeiro.
Pontos fortes                                                   Pontos fracos
Rede Supermercadista.                                    Falta de PN (Gestão Estratégica).
Bons fornecedores e boa fatia de mercado.    Apenas 2 lojas no Sul de Minas.
Delivery e e-commerce.        

Empresa: Rede Eldorado Supermercados. Segmento, Produto/Serviços: supermercado – fornece mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. Realiza comércio convencional.
Mercado: sulmineiro.
Atuação: São Lourenço, Caxambu, Baependi e Cruzília.
Pontos fortes                                                      Pontos fracos
Rede Supermercadista.                                       Falta de PN (Gestão Estratégica).
Bons fornecedores e boa fatia de mercado.       Não realiza e-commerce.
Possui 5 lojas no Sul de Minas.                          Não possui delivery.

e)    Perspectivas Futuras Supermercadistas: segundo relatório publicado pela empresa norte-americana de Consultoria e Pesquisa em Tendências e Inovações, a PFSK, as 10 principais tendências que impactarão o varejo no futuro são: 1. O mundo como experiência de varejo; 2. Pré-visualização da compra; 3. Serviços habilitados para tablets; 4. A venda do ideal; 5. Toda loja como principal; 6. Curadoria complementar; 7. Decoração mutável; 8. Levando as lojas até o consumidor; 9. Show & Tell Instantâneo; e 10. A força do grupo.

1.1.4   Planejamento Estrutural/Operacional

Alicerçados numa análise mercadológica e num planejamento estratégico bem fundamentados, desenvolvemos o planejamento estrutural e operacional dividindo-o nos tópicos principais tais como se seguem:

a)   Localização Geográfica: especificamos os endereços de cada uma das lojas, cada qual situada nos seguintes municípios: São Lourenço, Itajubá, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Alfenas e Varginha.
b)   Layout – Arranjo Físico das Instalações: abrangemos todos os tópicos relevantes do arranjo físico (layout) das instalações do Super MX; pra ser exato: quadro distributivo do trabalho (departamentalização, cargos por departamento), iluminação, cores, sons, ventilação, áreas adequadas, distribuição máquinas e equipamentos, etc. Inclusive disponibilizamos no PN a planta baixa do Super MX projetada pelo engenheiro civil Ruy Armênio Albuquerque por ocasião da construção do estabelecimento, há 50 anos.

c)    Capacidade comercial/serviços: especificamos de forma precisa e assertiva todas as variáveis influentes no processo comercial. Em suma, destacamos os seguintes dados: 1. Número de funcionários por loja: 81, assim distribuídos: 8 repositores, 8 empacotadores, 4 assistentes operacionais, 8 operadores de check out, 2 seguranças, 1 monitor, 1 padeiro, 1 auxiliar de padaria, 1 açougueiro, 1 auxiliar de açougueiro, 1 confeiteiro, 1 auxiliar de confeitaria, 3 cozinheiros, 2 auxiliares de cozinha, 1 analista de TI, 1 assistente em informática, 1 farmacêutico, 3 auxiliares de farmácia, 10 motoristas, 10 auxiliares de expedição, 2 faxineiros, 3 assistentes contábeis, 1 assistente administrativo, 1 gerente financeiro/contábil, 1 gerente administrativo/R.H.,  1 gerente comercial/operacional, 2 operadores de telemarketing, 1 assistente comercial e 1 terapeuta ocupacional; 2. Número total de funcionários: 486; 3. Número de sócios administradores: 04; 4. Número de stakeholders internos: 490; 5. Número total de shareholders (fornecedores): 250; 6. Número total de itens: 8.400; 7. Número de automóveis: 12 por loja, perfazendo um total de 72; 8. Total de departamentos por loja: 23, assim distribuídos: 1 supermercado com oito seções principais – Bazar, Hortifrutigranjeiros, Bebidas, Básicos/Farináceos, Higiene, Beleza, Bomboniere e Mercearia – e três seções acessórias – Padaria, Açougue/Frios e Confeitaria; 1 delivery; 1 drogaria; 1 restaurante; 1 departamento comercial; 3 estoques (supermercado, delivery e drogaria); 1 departamento de R.H.; 1 departamento contábil; 1 diretoria executiva; e 2 refeitórios (1 ao lado dos estoques e 1 ao lado do R.H.) com geladeira, fogão, microondas e acesso à internet para os stakeholders internos; 9. Total de departamento do MX: 138; 10. Média de consumidores: 75 por check out por dia, perfazendo totais de 3.600 por dia, 25.200 por semana e 756 mil por mês.

d)   Processos operacionais: adotamos a gestão Balanced Scorecard, a qual estabelece a relação de causa e efeito entre as quatro áreas chaves de uma organização  empresarial, a saber: 1. Aprendizagem e Crescimento; 2. Processos de Negócio Internos; 3. Clientes; 4. Retorno dos Investimentos (financeiro, moral, social).

e)    Política de recursos humanos: partindo do princípio de que os direitos humanos precisam ser valorizados e preservados, elaboramos, promulgamos e implantamos no Super MX: 1. O Plano de Carreira Completo, composto por: 1.1. Plano de Cargos e Salários, estabelecendo os cargos bem como suas respectivas atribuições e remunerações; 1.2. Regimento Interno, salientando todos os procedimentos e prazos para concessão de bonificações, progressões e promoções; e 1.3. Organograma Funcional, identificando visualmente a estrutura hierárquica simples e com a proximidade da pico e da base da pirâmide, o que denominamos downsizing; 2. O Código de Ética Profissional, no intuito de nortear os relacionamentos entre todos os nossos públicos de interesse (stakeholders), a saber, funcionários, fornecedores, consumidores, concorrentes, governo, mídia e comunidade; 3. O Manual do Fornecedor, salientando nossa missão, visão e valores tais quais nossa conduta socioambientalmente responsável bem como nossas exigências gerais, mormente no que tange a RSAE – Responsabilidade Social e Ambiental Empresarial.

f)    Tecnologia Supermercadista: no intuito de mantermos nossa competitividade, lucratividade e ações socioambientais não somente no momento atual, mas também nas próximas gerações, dedicamos a apresentar as tecnologias supermercadistas mais utilizadas no contexto da atualidade. Apresentamos as 21 tecnologias mais frequentes no MX, a saber: Identificador Biométrico; Monitor tipo touch-screen; Software de Frente de Caixa; Terminal de Consulta de Preço (TCP); Balança Eletrônica; Pin-Pad; Transferência Eletrônica de Fundos (TEF); Memória de Fita Detalhe (MFD); Emissor de Cupom Fiscal – ECF; PDV; Leitora de Cheques e Boletos Bancários; Impressora de Termo Transferência; Price Look-Up (PLU); EAN; Transferência Eletrônica de Dados (TED); Software de Retaguarda; Coletor de Dados; Scanner ou Leitor de Códigos de Barras; Handheld; Notebook; e Microcomputador.

1.1.5   Planejamento de Trade Marketing

Alicerçados numa análise mercadológica e num planejamento estratégico bem fundamentados, desenvolvemos o planejamento de Trade Marketing dividindo-o nos tópicos principais tais como se seguem:

a)    Produto: operamos com 8.400 itens diversos agrupando-os em 185 categorias. Apresentamos, entretanto, somente os produtos mais demandados, no intuito de fazer conhecer os principais dentre nossos itens.

b)   Preço: atualizamos diariamente nossos preços de acordo com a necessidade advinda do mercado supermercadista regional, estadual, nacional e internacional. Em fontes confiáveis respaldamos nossas pesquisas. Apresentamos, outrossim, uma tabela informativa de todos os preços praticados pelo Super MX no caso de todos os itens apresentados no subsubtópico anterior.

c)    Praça: explanamos toda a lógica da  nossa localização geográfica no Sul de Minas. Nossas seis lojas foram instaladas em municípios pólos em acesso, de maiores fluxos econômicos e quantitativos populacionais. Todas se situam em áreas centrais e cada uma cada uma delas possui seu próprio campo de abrangência regional, divididos em rotas externas e internas, conforme minuciosamente explanado nesse subsubtópico no planejamento de Trade Marketing.

d)   Promoção: sendo o quarto elemento do Mix de Marketing, a promoção divide-se em dois grupos principais: 1. Publicidade: alude-se às técnicas de merchandising, seja no ponto de venda seja na mídia em geral; seus custos são variáveis e estão embutidos no valor de compra dos produtos aos consumidores; 2. Propaganda: alude-se às demais técnicas de disseminação e promoção dos produtos e serviços, dividindo-se em internas – concursos, descontos, brindes, sorteios, promoções relâmpagos, bandejas de degustação, degustação, catálogos, boletins informativos internos, brindes, etc. – e externas – feiras, exposições, campanhas, eventos em geral, etc. Na unidade número quatro desse compêndio segue-se uma explanação pormenorizada sobre Trade Marketing; entretanto, de forma sintética, dividimo-la em dois grupos para melhor representá-las nesse subtópico, o resumo do negócio:

v Promoções online: site institucional (endereço eletrônico na World Wide Web) com seção “Notícias” ou “Novidades”, “Ofertas da Semana”, “Contato”, “Quem Somos”, “Trabalhe Conosco”, “Responsabilidade Socioambiental Empresarial – RSAE”, “Meu carrinho de Compras”; cadastro em sites de busca como Google e Yahoo (gratuito ou pago); utilização de e-mail marketing (utilização efetiva do mesmo junto a clientes cadastrados, visando à divulgação de lançamentos e novidades da organização; utilização de Newsletter como canal permanente de comunicação com os clientes e ferramenta de relacionamentos); e-commerce (transferência automática para o Pag Seguro após clique simples em Comprar; selecionar forma de pagamento: boleto bancário ou débito em conta corrente); banners pagos por cliques (parcerias com sites de conteúdos complementares que concordem em direcionar visitantes em troca de pagamento por visitante);

v Promoções off-line: publicidade em jornais e revistas (fecha-se um contrato por tempo e valor determinados. Ex: dois anúncios mensais por um ano no Jornal Correio do Papagaio pelo valor de R$600,00, ou um anúncio semanal na revista Época Negócios pelo valor de R$750,00); promoções relâmpagos (sessenta segundos repentinos concedidos aos consumidores que estiverem realizando compras no momento em questão para que levem gratuitamente tantos quantas mercadorias conseguirem e comuniquem a todos os seus conhecidos); bonificações/premiações (concessão de brindes/prêmios ou serviço específico – como a utilização de rede wifi ou wireless - a clientes que adquirirem em produtos/serviços um valor monetário mínimo. Ex: concorra a uma moto ao adquirir R$50,00 em produtos/serviços, ou consuma R$20,00 e utilize a rede wifi/wireless; ou pode consistir em concessão de crédito a clientes efetivos cujas indicações, provenientes da concorrência, adquirirem determinado valor monetário em produtos/serviços. Ex: a cada indicação que consumir acima de R$30,00 ganhe metade em crédito); outdoor (placas ou letreiros visíveis expostos do lado de fora do supermercado); descontos estratégicos (são estratégicos quando visam a maior lucratividade possível. Ex: primeiro aumenta-se o preço do açúcar em 30% em um determinado mês; depois, em um mês posterior, reduz-se o preço do mesmo em 50%; para os consumidores, eles estão comprando os produtos pela metade do preço, quando, na realidade, a redução real do açúcar foi de 35% em relação ao valor original, ou oferece-se desconto de 23,07%, o que para o consumidor significa redução, mas para a empresa o valor é um centavo a mais para cada cem reais do valor original); carro de som e faixas; mala direta (correspondências impressas remetidas aos consumidores efetivos e em potencial para seus endereços postais); amostras grátis (em feiras, acompanha também o serviço de degustação); panfletagem (panfletos, folhetos, catálogos, cartões de visita. Geralmente toma-se um coordenador ou uma equipe coordenadora dessa promoção, a qual se responsabiliza pelo serviço realizado por terceiros. Ex: João é o coordenador de panfletagem das lojas e comércio varejista do município, ele contata terceiros para realizarem o serviço em troca de R$20,00/mil panfletos entregues e os paga); propaganda em eventos (feiras, festas – do padroeiro, municipais e regionais, cerimônias religiosas – semana santa, novenas, etc).

e)    Logística Empresarial: especificamos assertivamente nossos dois canais de distribuição, nosso meio de transporte – o rodoviário – e sua utilização, além das finalidades das estratégias de localização geográfica, layout, quadro distributivo do trabalho, processos operacionais, etc.

f)    Parcerias Estratégicas: explanamos nossas parcerias com Smart Computer, Unimed, Restaurante Sabor da Terra, Drogaria da Terra, Eldorado e Produtor, especificando os resultados obtidos da aplicação das mesmas.

g)   Endomarketing: investimos sem parcimônia em comunicação interna organizacional, mediante intranet, utilização de memorandos e/ou circulares, treinamentos no CTES MX – Centro de Treinamentos Empresariais Supermercadistas do MX, terapia ocupacional, reuniões corporativas, ouvidoria, murais informativos, dentre outras práticas de endomarketing.
1.1.6   Planejamento de Responsabilidade Socioambiental Empresarial – RSAE

Alicerçados numa análise mercadológica e num planejamento estratégico bem fundamentados, desenvolvemos o planejamento de Responsabilidade Social e Empresarial -  RSAE - dividindo-o nos tópicos principais tais como se seguem:

a)   Conscientização interna sobre RSAE e RBV: explana sobre o que os profissionais gabaritados dessas áreas disseminam a respeito o tema de Responsabilidade Social e Ambiental Empresarial – RSAE – e Visão Baseada em Recursos – RBV. Mediante treinamentos corporativos tais informações são incorporadas na cultura organizacional do Super MX.

b)   Estratégias Socioambientais Não Concorrenciais: apresenta e analisa as estratégias socioambientais praticadas por empresas de outros segmentos, como, por exemplo, Sidore Refrigerantes e Unilever.

c)    Estratégias Socioambientais Concorrenciais: apresenta e analisa as estratégias socioambientais praticadas por empresas supermercadistas, como, por exemplo, Carrefour, Pão de Açúcar, Unissul, Rex e Produtor.

d)   Contabilidade e Marketing Socioambiental: explana sobre as práticas de disseminação das iniciativas socioambientais empresariais segundo diretrizes internacionais, tanto da Social Accountability Internacional – ONG norte-americana SAI, como da  International Organization for Standartization – ISO – e da Global Reporting Inititive – GRI.

Enfim, respaldados nas iniciativas socioambientais praticados por empresas concorrenciais e não concorrenciais o Supermercado Mercantil X LTDA desenvolveu – e continua desenvolvendo – todas as suas estratégias em RSAE. como, por exemplo, a instalação de dois pontos de venda em Três Corações, a criação e implantação do Instituto de Responsabilidade Social e Ambiental Comunitário – IRSAC – bem como da preservação do Rio Grande e seus afluentes.

1.1.7   Planejamento Tributário

Alicerçados numa análise mercadológica e num planejamento estratégico bem fundamentados, desenvolvemos o planejamento de tributário explanando os encargos tributários, trabalhistas e previdenciários empresariais aos quais estamos sujeito segundo a legislação vigente. Como síntese, entretanto, apresentamos as tabelas a seguir:

OBRIGAÇÕES PRINCIPAIS

TRIBUTOS CALCULADOS SOBRE AS VENDAS
PERCENTUAL

PIS/PASEP – Cont. para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público
1,65%

COFINS- Contribuição para Financ. da Seguridade Social
7,6%
ICMS – Imp. sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
Variável por estado
TRIBUTOS CALC. SOBRE O LUCRO LÍQUIDO
PERCENTUAL
IRPJ - Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas opção pela tributação com base no regime do LUCRO REAL trimestral
15%
CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
9%

ENCARGOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS
PERCENTUAL
INSS parte da EMPRESA – COTA PATRONAL
20%
SES, SESC ou SEST
1,50%
SENAI, SENAC OU SENAT
1,00%
SEBRAE
0,60%
INCRA
0,20%
SALÁRIO EDUCAÇÃO
2,50%
RISCO DE ACIDENTE DE TRABALHO - RAT
2,00%
FGTS
8,00%
INSS SOBRE 13º SALÁRIO
1,67%
TOTAL          
   27,8% INSS + 8% FGTS + 1,67 INSS 13°




OUTRAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS PRINCIPAIS
GPS
GUIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
FGTS
FUNDO DE GARANTIA DE TEMPO DE SERVIÇO
IRRF
IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE
CSRF
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL RETIDA NA FONTE
GRRF
GUIA DE RESCISÃO CONTRATUAL E RECOLHIMENTO DO FGTS
COSIN
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
COCON
CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA
COASSIN
CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL
COASSO
CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVA
LIT
LIVRO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO
LRE
LIVRO DE REGISTRO DE EMPREGADOS
NR 5
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
NR 7
PROGRAMA DE CONTRIBUIÇÃO MÉDICA E SAÚDE OCUPACIONAL
NR 9
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

OUTRAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS PRINCIPAIS
LRE
LIVRO DE REGISTRO DE ENTRADAS
LRS
LIVRO DE REGISTRO DE SAÍDAS
LRI
LIVRO DE REGISTRO DE INVENTÁRIOS
LAICMS
LIVRO DE APURAÇÃO DO ICMS
LRUDFTO
LIVRO DE REG. DE UTIL. DE DOC. FISCAIS E TERMOS DE OCOR.

OBRIGAÇÕES CONTÁBEIS
E/CS
ESTATUTO/CONTRATO SOCIAL
LDI
LIVRO DIÁRIO INDIVIDUAL
LDC
LIVRO DIÁRIO CONSOLIDADO
LR
LIVRO RAZÃO
LC
LIVRO CAIXA
LALUR
LIVRO DE APURAÇÃO LUCRO REAL
BP
BALANÇO PATRIMONIAL
DRE
DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO
DMPL
DEMONSTRATIVO DAS MUTAÇÕES DO PL
DOAR
DEMONSTRATIVO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
DLPA
DEMONSTRATIVO DE LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

ACESSÓRIAS TRIBUTÁRIAS
EFD PIS/COFINS
APRESENTAÇÃO MENSAL – APURAÇÃO DO PIS/COFINS
EFD ICMS/IPI
APRESENTAÇÃO MENSAL – APURAÇÃO ICMS/IPI
DACON
APRESENTAÇÃO MENSAL – PIS/COFINS
DCTF
APRESENTAÇÃO MENSAL – DEBITOS/CRÉDITOS TRIBUT.
GIA
GUIA DE PAGAMENTO DO ICMS APURADO – MENSAL
DIPJ
DECLARAÇÃO DE IR DA PESSOA JURÍDICA
DIRF
DECLARAÇÃO DO IRRF – FONTES PAGADORAS
PER/DECOMP
PED. ELET. DE RESTIT. / DECLARAÇÃO DE COMPENSAÇÃO

ACESSÓRIAS TRABALHISTAS/PREVIDENCIÁRIAS
CAGED
CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS
GEFIP
GUIA DE RECOL. DO FGTS E INFORMAÇÕES À PREVID. SOCIAL
SEFIP
SIST. EMPRESA DE RECOL. DO FGTS E INFORM. À PREVID. SOCIAL
RAIS
RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS
TRCT
TERMO DE RESCISÃO CONTRATUAL E TEMPO DE SERVIÇO
CRH
CONTROLE E REGISTRO DE HORÁRIO
RP
RECIBO DE PAGAMENTOS EFETUADOS
RF
RECIBO DE FÉRIAS
CT
CONTRATO DE TRABALHO
PAT
PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR
PID
PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL

ACESSÓRIAS CONTÁBEIS
ECD
ESCRIT. CONTÁBIL DIGITAL – ANUAL (ATÉ 30/06) – DEM. CONT.
IR
INFORME DE RENDIMENTOS

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