terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Modelo de Planejamento Estratégico - PN Completo Supermercadista


Blog “Gestão e Negócios Sustentáveis”,  de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.




2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


2.1 Missão empresarial

“Fornecer de forma transparente, justa, competente e ética produtos e serviços de máxima qualidade e melhor preço, satisfazendo plenamente as necessidades dos stakeholders, principalmente as de seus consumidores, e visando a valorização socioprofissional de seus colaboradores”.

2.2 Visão Empresarial

“Conquistar (em, no máximo, uma década) a liderança supermercadista sulmineira, mediante gestão estratégica e empreendedora”.

Os gestores do Supermercado Mercantil X LTDA adotaram a gestão estratégica e a gestão empreendedora para atingirem suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazos. Alicerçam-se na fundamentação de mestres e doutores da administração, conforme explanado a seguir:
Para Hunger e Wheelen (2002) gestão estratégica é o conjunto de decisões e ações estratégicas que determinam a performance de uma empresa a longo prazo. Esse tipo de gestão inclui análise minuciosa dos ambientes interno e externo, formulação (planejamento estratégico ou de longo prazo), implementação, avaliação e controle da estratégia. Defini-se assim, administração estratégica como um processo ou uma série de etapas formadoras de um sistema estratégico, no qual os administradores devem ser criativos e flexíveis ao operar, já que necessita de constante adaptação devido às circunstâncias organizacionais com que se defrontam. A relevância da análise e relacionamento do processo de administração estratégica com as funções do negócio, como: marketing, produção ou operação, recursos humanos e finanças, não podem ser subestimadas. (CERTO, p. 13, 2005). Dentro deste contexto, Sette (1998), Porter (2002) e Machado (2005) apud Alves et al. (2007) corroboram que a estratégia empresarial está diretamente relacionada com a constante interação da organização com seu ambiente e seu público, lembrando que o ambiente é mutável e que a estratégia deve ser adaptativa, incluída essencialmente em um processo ininterrupto e interativo que objetiva abranger a organização em um conjunto que conduza a uma posição única, direcionada pela sua dinâmica de atividades e competências. E Porter (1986) apud Kotler e Keller (2005) diz que as empresas devem lutar para conseguir uma vantagem competitiva sustentável que os concorrentes não podem alcançar.
A gestão empreendedora baseia-se na necessidade de transformar desafios em oportunidades, o que depende de um empreendedor de sucesso, a pessoa que transforma ideias e empresas em grandes realizações com projeção no mercado. O empreendedor, primeiramente, deve ser, no mundo real, aquela pessoa que busca a solução para os problemas, que transforma sonhos em realidade, decide por si e pela empresa a melhor estratégia de penetração e posicionamento no mercado, determina o produto e o público-alvo e arregaça as mangas para alcançar os objetivos e metas traçados. Disciplina, busca do aperfeiçoamento contínuo, muita leitura, estudos e atualização sobre o mercado e tendências, vontade de trabalhar além do habitual; dedicação, paixão, comunicação com as pessoas e empresas, visão holística (profunda compreensão da interrelação entre os agregados micro e macroeconômicos), criatividade, vontade de vencer, persistência para aprender cada vez mais e não hesitar nos erros são os fatores que tornam o empreendimento dos gestores do Supermercado Mercantil X LTDA mais sólido e facilitam a prosperidade de seu trabalho.

2.3 Valores Empresariais

“Transparência organizacional, satisfação dos stakeholders com ênfase nos consumidores, competência profissional, compromisso com as diretrizes governamentais, responsabilidade socioambiental e ética”.

Os sete os valores do Supermercado Mercantil X LTDA são a seguir explanados:

a)    Transparência organizacional: as relações do Supermercado Mercantil X LTDA são pautadas no princípio da transparência e na adoção de critérios técnicos humildes e respeitosos. Como empresa privada do varejo, estamos comprometidos com a prestação de contas de nossas atividades, dos recursos por nós geridos e com a integridade dos nossos controles. Aos nossos stakeholders – consumidores, fornecedores, investidores, funcionários, parceiros, governo e mídia em geral, dispensamos tratamento justo e respeitoso na disponibilidade de informações claras e tempestivas, por meio de fontes autorizadas e no estrito cumprimento das normas legislativas às quais estamos subordinados. Ademais, valorizamos: a) o processo comunicativo interno, disseminando informações relevantes aos negócios e às decisões corporativas; b) o desenvolvimento socioprofissional, fornecendo qualificação aos funcionários bem como oportunidades de ascensão profissional, bonificações e premiações, com critérios claros e do conhecimento de todos; c) a sustentabilidade socioambiental, aderindo a programas de responsabilidade social – SA 8000 – e de responsabilidade ambiental – ISE.

b)   Satisfação dos stakeholders: reconhecemos que a qualidade dos processos organizacionais está diretamente ligada ao nível motivacional dos stakeholders, o que, por sua vez, depende da plena satisfação de suas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização. Por isso, atentamo-nos à valorização dos mesmos mediante comissões (sobre vendas; aos representantes comerciais), premiações (sorteios de brindes e prêmios entre os stakeholders internos); bonificações (auxílio-alimentação, auxílio-transporte, plano de saúde Unimed, plano odontológico Sisdente, cesta básica, auxílio-creche, gratificação de desempenho I, gratificação de desempenho II, peru natalino), promoções (plano de carreira transparente e acessível) e treinamentos (específicos e eficazes) a fim de otimizar os processo de comunicação, liderança, relacionamento, trabalho e desenvolvimento garantindo, destarte, a qualidade dos produtos e serviços fornecidos.

c)    Competência profissional: desenvolvemos um plano de carreira transparente e um quadro QDT personalizado, o que favorece a gestão de recursos humanos. Como critério de avaliação de desempenho e necessidade de treinamento desenvolvemos e adotamos a dupla da competência HIT, a qual mensura as habilidades interpessoais e técnicas de nossos funcionários identificando precisamente as habilidades específicas que cada um necessita aperfeiçoar. A partir disso, fornecemos, com ou sem o auxílio de parceiros, os treinamentos apropriados.

d)   Compromisso com as diretrizes governamentais: como empresa supermercadista responsável, aplicamos todas as diretrizes legislativas tributárias, trabalhistas, previdenciárias, comerciais, ambientais e do consumidor a que estamos submetidos. Disponibilizamos para fins de fiscalização um Plano de Negócios específico, com todas as informações necessárias.

e)    Responsabilidade socioambiental: satisfazemos todos os requisitos técnicos necessários para a adesão aos programas SA 8000 e ISE, pelo que somos certificados pelos mesmos. Investimos em estratégicas socioambientais utilizadas no segmento de comércio varejista, tais como utilização de produtos recicláveis e biodegradáveis, medidas de economia de energia e água, doações a ONG’s ambientais, valorização socioprofissional aos stakeholders internos, tudo no intuito de manter a qualidade da sustentabilidade socioambiental.

f)    Qualidade: todos os processos organizacionais foram e continuam sendo otimizados mediante implantação de políticas estratégicas de recursos humanos, as quais garantem a qualidade do fornecimento de bens e serviços aos consumidores finais.

g)   Ética: todos os relacionamentos do Supermercado Mercantil X LTDA são alicerçados em princípios éticos, tais como o respeito aos direitos humanos, tratamento imparcial e sem hipocrisia, aplicação das normas externas (legislativas) e internas (regimento interno, código de ética profissional) a que estamos submetidos, parceria fiel e justa, dentre outros. Exigimos de todos os nossos stakeholders – consumidores, fornecedores, investidores, funcionários, parceiros, governo e mídia em geral – o absoluto respeito ao ser humano, pelo bem público, pela sociedade e pelo meio ambiente. Repudiamos todos os tipos de atitudes preconceituosas relacionadas à origem, raça, gênero, cor, idade, religião, credo, classe social, incapacidade física e quaisquer outras formas de discriminação bem como de seus vícios adjacentes (arrogância, inveja, favoritismo, parcialidade e desrespeito). Respeitamos e valorizamos nossos consumidores e seus respectivos direitos de consumidores, com a prestação de informações corretas, cumprimento dos prazos acordados e oferecimento de alternativa para satisfação de suas necessidades de negócios conosco. Preservamos a dignidade de todos os stakeholders. Nossos patrocínios atentam para o respeito aos costumes, tradições e valores da sociedade, bem como a preservação do meio ambiente.

2.4 Avaliação Estratégica

2.4.1 Matriz PFOA

2.4.1.1 Ambiente Interno (PF)

SUPERMERCADO MERCANTIL X LTDA
AMBIENTE INTERNO
Potencialidades
Fraquezas
PN Completo, muito bem elaborado e fundamentado. Pelo fato de a nossa visão ser a de conquistar a liderança supermercadista sulmineira, nossos investimentos são focados na mesma, o que acelera nosso desenvolvimento organizacional.
Forte concorrência supermercadista, mormente da Rede Unissul; logo depois o Eldorado e o Produtor; a seguir, as padarias, os restaurantes, os supermercados menores, mercearias, armazéns, açougues, lan houses, farmácias, quitandas, hotéis.
Qualidade máxima na gestão estratégica e empreendedora.
Escassos recursos financeiros comparando-se com o disponível na concorrência.
6 lojas estrategicamente localizadas de modo a abranger e atender a todo o Sul de Minas.
Não temos representantes na AMIS nem na ABRAS.
Delivery, Restaurante, Drogaria e CTES MX.
Ainda não somos uma rede supermercadista e, por isso, não desfrutamos de aumento competitivo financeiro, estrutural e comercial.
E-commerce de qualidade.
Pequena fatia de mercado.
Profissionais gabaritados no mercado de trabalho, especialmente no ramo supermercadista.
Não sermos uma empresa encubada em uma universidade de excelência.
Excelentes parceiros fornecedores, com preços e qualidade competitivos, prazo de entrega e serviços de merchandising garantidos.

Avaliação de desempenho precisa e treinamentos específicos e práticos.

Plano de Carreira transparente e QDT adequado.

Tecnologia de ponta: SIGMX – Sistema Integrado Gerencial do MX; intranet; sistema acústico.

Grandes investimentos em RSAE e RBV; certificação SA 8000 e ISO 14.001; árvore símbolo.

Grandes investimentos em Trade marketing: olfativo, carros de som, internet (downloads pdf: história, sumário executivo e cont. RSAE), merchandising (mídia e ponto de venda), campanhas (vacinação, meio ambiente, consumidor, supermercado, etc.).

Estacionamento central e personalizado aos turistas sulmineiros.

Adesão ao PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador – e consequentes benefícios fiscais.


2.4.1.2 Ambiente Externo (OA)

SUPERMERCADO MERCANTIL X LTDA
AMBIENTE EXTERNO
Oportunidades
Ameaças
Parcerias com Unimed, Sabor da Terra, Drogaria da Terra e Smart Computer.
Expansão rede Unissul, rede Eldorado e rede Produtor; e demais concorrentes.
Parceria e, posteriormente, fusão com Eldorado e Produtor.
Instabilidade econômica: juros muito elevados, inflação e baixo poder de compra dos consumidores sulmineiros.
Expansão inicial para Três Corações, local atualmente livre da competição rede Unissul.
Cultura tradicional familiar, muito conservadora; nem sempre está aberta a mudanças competitivas e drásticas.
Luta pela preservação do Rio Verde e Rio Fernão Dias.

Evolução tecnológica supermercadista.

Ampliação da fatia de mercado, como, por exemplo, turistas consumidores de hotéis e demais concorrentes.

Geração de trabalho, renda e saúde à sociedade sulmineira.

Valorização da cultura esportiva sulmineira: futebol, dança, natação, artes marciais e basquete.

Aprendizado com as redes ABC e REX de Três Corações.


2.4.2 Modelo Delta

 


                                                          


1.   Custos: parcerias e fu-
   sões estratégicas empresariais;


2.   Diferenciação: estrutura/operação,
             trade marketing e RSAE;

3.    Foco: recursos humanos - relação com fornecedores,
         intermediários financeiros, consumidores, concorrentes,
                                   mídia, investidores, etc.
2.4.3 Matriz BCG


Participação Relativa de Mercado
Crescimento do Mercado
Alta
Baixa
Alto
1.Produtos Estrela: Sorvetes, congelados, açougue; produtos de necessidade básica como arroz, feijão, açúcar, café, sal, óleo, massas, molhos, temperos, farináceos, azeites; bebidas, adega; acesso à internet.
2.Produtos Interrogação: remédios, refeições, lanches, padaria, artigos de informática e de escritório, eletrônicos; bazar; bomboniere; confeitaria.
Baixo
3.Produtos Vaca Leiteira: brinquedos, higiene, limpeza, beleza, artigos de R$1,99, lâmpadas, pilhas, ceras; hortifrutigranjeiros.
4.Produtos Abacaxi: cigarros, refrigerantes, biscoitos, sucos, lâminas para barbear.

2.4.4 Matriz de Ansoff


Produtos
Mercados
Existentes
Novos
Existentes
1.Penetração de Mercado: utilizamos a diferenciação para transformarmos os consumidores ocasionais em regulares e os regulares em intensivos.
2.Desenvolvimento de Produtos: com a implantação do restaurante, da drogaria e do delivery acrescentamos self service, lanches, remédios e acessórios de informática aos consumidores já existentes.
Novos
3.Desenvolvimento de Mercado: com a parceria feita com a Unimed, os seus clientes externos consomem todos os nosso produtos até então bem conhecidos por preços mais baixos que a concorrência. Quanto aos consumidores mais antigos do supermercado, continua desembolsando o mesmo valor mensal de costume, porém passa a desfrutar não só dos produtos supermercadistas mas também de um plano de saúde Unimed.
4.Diversificação: os novos produtos, ou seja, do restaurante, da drogaria e do delivery nós estendemos aos novos consumidores, tanto os clientes da Unimed que passaram a ser nossos bem como clientes externos da rede hoteleira e outros concorrentes sulmineiros.

2.5 Estratégias Empresariais

COMPETITIVAS GENÉRICAS

A formulação das estratégias genéricas de Porter (1986), segundo Kotler e Keller (2005) estabelecem três pontos que toda empresa deve levar em conta, que são:

Liderança em custos: a empresa deve esforçar-se para conseguir os menores custos de produção e de distribuição, como forma de oferecer mais baixos preços que seus concorrentes e ainda obter uma participação maior no mercado. No nosso caso, enquanto Supermercado Mercantil X LTDA, preocupamo-nos em cumprir nossa missão de fornecer produtos e serviços de máxima qualidade e melhor preço, de modo que em cada uma de nossas lojas há um departamento comercial, no qual tanto o gerente comercial/operacional como seu assistente comercial operam o SIGMX – Sistema de Informações Gerenciais do MC – gerenciando os estoques, solicitações de compras, comparações com preços atualizados de mercado, sendo tais atribuições realizadas diariamente mediante fontes confiáveis. Podemos garantir que nossos preços são os mais competitivos do Sul de Minas e tão bons quanto os das melhores e maiores redes supermercadistas nacionais e internacionais, tais como o Carrefour, o Pão de Açúcar, o Walt Smart, o Compre Bem, o Extra, o Bretas e o Sendas. Outrossim, nossas parcerias com as redes Produtor e Eldorado propiciaram-nos a partir de então fornecedores de qualidade, regularidade e excelentes descontos, visto que solicitamos nossas compras em conjunto.

Diferenciação: a empresa deve esforçar-se para conseguir um desempenho superior em uma área específica de benfeitoria aos clientes, estimada pela grande maioria do mercado. Indubitavelmente, nossos maiores diferenciais são os investimentos que aplicamos em três área chaves: a) estrutura e operação: facilidade na execução dos processos internos mediante operação de tecnologias de ponta atuais, plano de carreira justo e transparente, satisfação dos stakeholders, layout, mix de produtos; b) trade marketing: telemarketing (ouvidoria 0800), webmarketing (site), publicidade (merchandising) e propaganda (campanhas, panfletagem, eventos); c) RSAE – Responsabilidade Socioambiental Empresarial – mediante certificação SA 8000 (social) e ISO 14.0001 (ambiental) bem como adoção à gestão GRI, a qual nos impulsiona a seguir diretrizes internacionais de RSAE no que tange à publicação periódica da contabilidade socioambiental dentro dos rígidos padrões exigidos.

Foco: a empresa deve focar-se em públicos alvos específicos, analisando suas características a fim de tornar os consumidores inativos em regulares e os regulares em intensos; faz-se isso mediante análise mercadológica bem fundamentada e potencializada pelas estratégias de diferenciação e custos, buscando sempre a liderança. Nesse respeito, nossas parcerias com a Unimed, Restaurante Gaúcho, Drogaria Avenida e Smart Computer visam ampliar nossas fatias de mercado aumentando significativamente nossa lucratividade e educando nossos consumidores e aqueles que conquistamos da clientela no que tange aos cuidados com saúde, educação, inclusão social e digital, pelo que adotamos estrategicamente ao PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador, mediante o qual agimos socialmente para com nossos funcionários e ao PID – Programa de Inclusão Digital – pelo que fornecemos todos os melhores artigos e acessórios em informática assim como fazemos doações a entidades filantrópicas sulmineiras, como as associações comunitárias a fim de que elas, dentro dos espaços que lhes fornecemos, prestem serviços de assistência tecnológica à inteira sociedade sulmineira e visitantes com acesso gratuito à internet para famílias de baixa renda.

DE CRESCIMENTO

Interno: investimos internamente em três áreas principais: a) Estrutura e Operação: desenvolvemos um quadro distributivo de trabalho (QDT) estratégico; criamos o CTES MX – Centro de Treinamentos Empresariais Supermercadistas do MX; elaboramos, promulgamos e implantamos o Plano de Carreira, composto por: Plano de Cargos e Salários, Organograma Funcional e Regimento Interno; elaboramos, promulgamos e implantamos o Código de Ética Profissional, norteando os relacionamentos com todos os nossos públicos de interesse (stakeholders); elaboramos, promulgamos e implantamos o Manual do Fornecedor, exigindo deles, além da qualidade, regularidade e bom preço, atitudes socioambientalmente responsáveis; b) Trade Marketing: nossos 8.400 produtos são todos catalogados  e os principais deles são expostos em outdoor em nossas lojas; investimos em publicidade: merchandising nos nossos seis pontos de venda e merchandising na TV, nas rádios AM/FM, no jornal impresso Super MX e no site institucional; investimos em propaganda: trabalhamos com panfletagem, realizamos campanhas, participamos de feiras e outros eventos regionais tais como festa do padroeira, mega cycle, semana santa, dentre outros; c) Responsabilidade Social e Ambiental Empresarial – RSAE: somos certificados pela SA 8.000 e pela ISO 14.001, pelo que satisfazemos plenamente todas as condições socioambientais necessárias à adoção e certificação das mesmas; aderimos a gestão GRI, publicando semestralmente o Balanço Socioambiental de acordo com as diretrizes internacionais do GRI e nacionais do CFC NBC T-15, a qual entrou em vigor em 1° de janeiro de 2006.

Horizontal: nosso crescimento horizontal consiste atualmente nas parcerias estratégicas que realizamos com: 1. Smart Computer, de assistência e comercialização na área de informática; 2. Drogaria da Terra, farmácia sulmineira bem conhecida, tradicional e com elevada credibilidade por parte de seus consumidores; 3. Sabor da Terra, restaurante sulmineiro muito prático na oferta de refeições caseiras mineiras, cariocas e paulistas; 4. Unimed, cooperativa de trabalho médico do Circuito das Águas.

Vertical: nosso crescimento vertical consiste atualmente nas parcerias estratégicas que efetivamos com: 1. Eldorado, rede supermercadista com cinco lojas no Sul de Minas; 2. Produtor, rede supermercadista com duas lojas no Sul de Minas e duas no nordeste de São Paulo.

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