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“Gestão e Negócios Sustentáveis”, de
autoria de Superdotado Álaze Gabriel.
Disponível
em http://gestaoenegociosustentaveis.blogspo.com/
2.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.1 Missão
empresarial
“Fornecer de forma transparente, justa, competente e
ética produtos e serviços de máxima qualidade e melhor preço, satisfazendo
plenamente as necessidades dos stakeholders, principalmente as de seus
consumidores, e visando a valorização socioprofissional de seus colaboradores”.
2.2 Visão
Empresarial
“Conquistar (em, no máximo, uma década) a liderança
supermercadista sulmineira, mediante gestão estratégica e empreendedora”.
Os gestores do
Supermercado Mercantil X LTDA adotaram a gestão estratégica e a gestão
empreendedora para atingirem suas metas e objetivos a curto, médio e longo
prazos. Alicerçam-se na fundamentação de mestres e doutores da administração,
conforme explanado a seguir:
Para Hunger e
Wheelen (2002) gestão estratégica é o conjunto de decisões e ações estratégicas
que determinam a performance de uma empresa a longo prazo. Esse tipo de gestão
inclui análise minuciosa dos ambientes interno e externo, formulação
(planejamento estratégico ou de longo prazo), implementação, avaliação e
controle da estratégia. Defini-se assim, administração estratégica como um processo
ou uma série de etapas formadoras de um sistema estratégico, no qual os administradores
devem ser criativos e flexíveis ao operar, já que necessita de constante
adaptação devido às circunstâncias organizacionais com que se defrontam. A
relevância da análise e relacionamento do processo de administração estratégica
com as funções do negócio, como: marketing, produção ou operação, recursos
humanos e finanças, não podem ser subestimadas. (CERTO, p. 13, 2005). Dentro
deste contexto, Sette (1998), Porter (2002) e Machado (2005) apud Alves
et al. (2007) corroboram que a estratégia empresarial está diretamente
relacionada com a constante interação da organização com seu ambiente e seu
público, lembrando que o ambiente é mutável e que a estratégia deve ser
adaptativa, incluída essencialmente em um processo ininterrupto e interativo
que objetiva abranger a organização em um conjunto que conduza a uma posição
única, direcionada pela sua dinâmica de atividades e competências. E Porter
(1986) apud Kotler e Keller (2005) diz que as empresas devem lutar para
conseguir uma vantagem competitiva sustentável que os concorrentes não podem
alcançar.
A gestão
empreendedora baseia-se na necessidade de transformar desafios em oportunidades,
o que depende de um empreendedor de sucesso, a pessoa que transforma ideias e
empresas em grandes realizações com projeção no mercado. O empreendedor,
primeiramente, deve ser, no mundo real, aquela pessoa que busca a solução para
os problemas, que transforma sonhos em realidade, decide por si e pela empresa
a melhor estratégia de penetração e posicionamento no mercado, determina o
produto e o público-alvo e arregaça as mangas para alcançar os objetivos e
metas traçados. Disciplina, busca do aperfeiçoamento contínuo, muita leitura,
estudos e atualização sobre o mercado e tendências, vontade de trabalhar além
do habitual; dedicação, paixão, comunicação com as pessoas e empresas, visão holística
(profunda compreensão da interrelação entre os agregados micro e
macroeconômicos), criatividade, vontade de vencer, persistência para aprender
cada vez mais e não hesitar nos erros são os fatores que tornam o empreendimento
dos gestores do Supermercado Mercantil X LTDA mais sólido e facilitam a
prosperidade de seu trabalho.
2.3 Valores
Empresariais
“Transparência organizacional, satisfação dos
stakeholders com ênfase nos consumidores, competência profissional, compromisso
com as diretrizes governamentais, responsabilidade socioambiental e ética”.
Os sete os
valores do Supermercado Mercantil X LTDA são a seguir explanados:
a) Transparência
organizacional: as relações do Supermercado Mercantil X LTDA são pautadas no
princípio da transparência e na adoção de critérios técnicos humildes e
respeitosos. Como empresa privada do varejo, estamos comprometidos com a
prestação de contas de nossas atividades, dos recursos por nós geridos e com a
integridade dos nossos controles. Aos nossos stakeholders – consumidores,
fornecedores, investidores, funcionários, parceiros, governo e mídia em geral,
dispensamos tratamento justo e respeitoso na disponibilidade de informações
claras e tempestivas, por meio de fontes autorizadas e no estrito cumprimento
das normas legislativas às quais estamos subordinados. Ademais, valorizamos: a)
o processo comunicativo interno, disseminando informações relevantes aos
negócios e às decisões corporativas; b) o desenvolvimento socioprofissional,
fornecendo qualificação aos funcionários bem como oportunidades de ascensão
profissional, bonificações e premiações, com critérios claros e do conhecimento
de todos; c) a sustentabilidade socioambiental, aderindo a programas de
responsabilidade social – SA 8000 – e de responsabilidade ambiental – ISE.
b) Satisfação dos
stakeholders: reconhecemos que a qualidade dos processos organizacionais está
diretamente ligada ao nível motivacional dos stakeholders, o que, por sua vez,
depende da plena satisfação de suas necessidades fisiológicas, de segurança,
sociais, de estima e de autorrealização. Por isso, atentamo-nos à valorização
dos mesmos mediante comissões (sobre vendas; aos representantes comerciais),
premiações (sorteios de brindes e prêmios entre os stakeholders internos);
bonificações (auxílio-alimentação, auxílio-transporte, plano de saúde Unimed,
plano odontológico Sisdente, cesta básica, auxílio-creche, gratificação de
desempenho I, gratificação de desempenho II, peru natalino), promoções (plano
de carreira transparente e acessível) e treinamentos (específicos e eficazes) a
fim de otimizar os processo de comunicação, liderança, relacionamento, trabalho
e desenvolvimento garantindo, destarte, a qualidade dos produtos e serviços
fornecidos.
c) Competência
profissional: desenvolvemos um plano de carreira transparente e um quadro QDT
personalizado, o que favorece a gestão de recursos humanos. Como critério de
avaliação de desempenho e necessidade de treinamento desenvolvemos e adotamos a
dupla da competência HIT, a qual mensura as habilidades interpessoais e
técnicas de nossos funcionários identificando precisamente as habilidades
específicas que cada um necessita aperfeiçoar. A partir disso, fornecemos, com
ou sem o auxílio de parceiros, os treinamentos apropriados.
d) Compromisso com
as diretrizes governamentais: como empresa supermercadista responsável,
aplicamos todas as diretrizes legislativas tributárias, trabalhistas,
previdenciárias, comerciais, ambientais e do consumidor a que estamos
submetidos. Disponibilizamos para fins de fiscalização um Plano de Negócios
específico, com todas as informações necessárias.
e) Responsabilidade
socioambiental: satisfazemos todos os requisitos técnicos necessários para a
adesão aos programas SA 8000 e ISE, pelo que somos certificados pelos mesmos.
Investimos em estratégicas socioambientais utilizadas no segmento de comércio
varejista, tais como utilização de produtos recicláveis e biodegradáveis,
medidas de economia de energia e água, doações a ONG’s ambientais, valorização
socioprofissional aos stakeholders internos, tudo no intuito de manter a
qualidade da sustentabilidade socioambiental.
f) Qualidade: todos
os processos organizacionais foram e continuam sendo otimizados mediante
implantação de políticas estratégicas de recursos humanos, as quais garantem a
qualidade do fornecimento de bens e serviços aos consumidores finais.
g) Ética: todos os
relacionamentos do Supermercado Mercantil X LTDA são alicerçados em princípios
éticos, tais como o respeito aos direitos humanos, tratamento imparcial e sem
hipocrisia, aplicação das normas externas (legislativas) e internas (regimento
interno, código de ética profissional) a que estamos submetidos, parceria fiel
e justa, dentre outros. Exigimos de todos os nossos stakeholders –
consumidores, fornecedores, investidores, funcionários, parceiros, governo e
mídia em geral – o absoluto respeito ao ser humano, pelo bem público, pela
sociedade e pelo meio ambiente. Repudiamos todos os tipos de atitudes
preconceituosas relacionadas à origem, raça, gênero, cor, idade, religião,
credo, classe social, incapacidade física e quaisquer outras formas de
discriminação bem como de seus vícios adjacentes (arrogância, inveja,
favoritismo, parcialidade e desrespeito). Respeitamos e valorizamos nossos
consumidores e seus respectivos direitos de consumidores, com a prestação de
informações corretas, cumprimento dos prazos acordados e oferecimento de
alternativa para satisfação de suas necessidades de negócios conosco.
Preservamos a dignidade de todos os stakeholders. Nossos patrocínios atentam
para o respeito aos costumes, tradições e valores da sociedade, bem como a
preservação do meio ambiente.
2.4 Avaliação
Estratégica
2.4.1 Matriz PFOA
2.4.1.1 Ambiente
Interno (PF)
SUPERMERCADO MERCANTIL X LTDA
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AMBIENTE INTERNO
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Potencialidades
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Fraquezas
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PN Completo,
muito bem elaborado e fundamentado. Pelo fato de a nossa visão ser a de
conquistar a liderança supermercadista sulmineira, nossos investimentos são
focados na mesma, o que acelera nosso desenvolvimento organizacional.
|
Forte
concorrência supermercadista, mormente da Rede Unissul; logo depois o
Eldorado e o Produtor; a seguir, as padarias, os restaurantes, os
supermercados menores, mercearias, armazéns, açougues, lan houses, farmácias,
quitandas, hotéis.
|
Qualidade
máxima na gestão estratégica e empreendedora.
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Escassos
recursos financeiros comparando-se com o disponível na concorrência.
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6 lojas
estrategicamente localizadas de modo a abranger e atender a todo o Sul de
Minas.
|
Não temos
representantes na AMIS nem na ABRAS.
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Delivery,
Restaurante, Drogaria e CTES MX.
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Ainda não
somos uma rede supermercadista e, por isso, não desfrutamos de aumento
competitivo financeiro, estrutural e comercial.
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E-commerce de
qualidade.
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Pequena fatia
de mercado.
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Profissionais gabaritados
no mercado de trabalho, especialmente no ramo supermercadista.
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Não sermos uma
empresa encubada em uma universidade de excelência.
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Excelentes
parceiros fornecedores, com preços e qualidade competitivos, prazo de entrega
e serviços de merchandising garantidos.
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Avaliação de
desempenho precisa e treinamentos específicos e práticos.
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Plano de
Carreira transparente e QDT adequado.
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Tecnologia de
ponta: SIGMX – Sistema Integrado Gerencial do MX; intranet; sistema acústico.
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Grandes investimentos
em RSAE e RBV; certificação SA 8000 e ISO 14.001; árvore símbolo.
|
|
Grandes
investimentos em Trade marketing: olfativo, carros de som, internet
(downloads pdf: história, sumário executivo e cont. RSAE), merchandising
(mídia e ponto de venda), campanhas (vacinação, meio ambiente, consumidor,
supermercado, etc.).
|
|
Estacionamento
central e personalizado aos turistas sulmineiros.
|
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Adesão ao PAT
– Programa de Alimentação do Trabalhador – e consequentes benefícios fiscais.
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2.4.1.2 Ambiente
Externo (OA)
SUPERMERCADO MERCANTIL X LTDA
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AMBIENTE EXTERNO
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Oportunidades
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Ameaças
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Parcerias com
Unimed, Sabor da Terra, Drogaria da Terra e Smart Computer.
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Expansão rede
Unissul, rede Eldorado e rede Produtor; e demais concorrentes.
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Parceria e, posteriormente,
fusão com Eldorado e Produtor.
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Instabilidade
econômica: juros muito elevados, inflação e baixo poder de compra dos
consumidores sulmineiros.
|
Expansão
inicial para Três Corações, local atualmente livre da competição rede
Unissul.
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Cultura tradicional
familiar, muito conservadora; nem sempre está aberta a mudanças competitivas
e drásticas.
|
Luta pela
preservação do Rio Verde e Rio Fernão Dias.
|
|
Evolução
tecnológica supermercadista.
|
|
Ampliação da
fatia de mercado, como, por exemplo, turistas consumidores de hotéis e demais
concorrentes.
|
|
Geração de
trabalho, renda e saúde à sociedade sulmineira.
|
|
Valorização da
cultura esportiva sulmineira: futebol, dança, natação, artes marciais e
basquete.
|
|
Aprendizado
com as redes ABC e REX de Três Corações.
|
2.4.2 Modelo Delta
1.
Custos:
parcerias e fu-
sões estratégicas empresariais;
2.
Diferenciação:
estrutura/operação,
trade marketing e RSAE;
3. Foco: recursos
humanos - relação com fornecedores,
intermediários financeiros,
consumidores, concorrentes,
mídia,
investidores, etc.
2.4.3 Matriz BCG
Participação Relativa de Mercado
|
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Crescimento do Mercado
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Alta
|
Baixa
|
Alto
|
1.Produtos
Estrela: Sorvetes, congelados, açougue; produtos de necessidade básica como
arroz, feijão, açúcar, café, sal, óleo, massas, molhos, temperos, farináceos,
azeites; bebidas, adega; acesso à internet.
|
2.Produtos
Interrogação: remédios, refeições, lanches, padaria, artigos de informática e
de escritório, eletrônicos; bazar; bomboniere; confeitaria.
|
Baixo
|
3.Produtos
Vaca Leiteira: brinquedos, higiene, limpeza, beleza, artigos de R$1,99,
lâmpadas, pilhas, ceras; hortifrutigranjeiros.
|
4.Produtos
Abacaxi: cigarros, refrigerantes, biscoitos, sucos, lâminas para barbear.
|
2.4.4 Matriz de Ansoff
Produtos
|
||
Mercados
|
Existentes
|
Novos
|
Existentes
|
1.Penetração
de Mercado: utilizamos a diferenciação para transformarmos os consumidores
ocasionais em regulares e os regulares em intensivos.
|
2.Desenvolvimento
de Produtos: com a implantação do restaurante, da drogaria e do delivery
acrescentamos self service, lanches, remédios e acessórios de informática aos
consumidores já existentes.
|
Novos
|
3.Desenvolvimento
de Mercado: com a parceria feita com a Unimed, os seus clientes externos
consomem todos os nosso produtos até então bem conhecidos por preços mais
baixos que a concorrência. Quanto aos consumidores mais antigos do
supermercado, continua desembolsando o mesmo valor mensal de costume, porém
passa a desfrutar não só dos produtos supermercadistas mas também de um plano
de saúde Unimed.
|
4.Diversificação:
os novos produtos, ou seja, do restaurante, da drogaria e do delivery nós
estendemos aos novos consumidores, tanto os clientes da Unimed que passaram a
ser nossos bem como clientes externos da rede hoteleira e outros concorrentes
sulmineiros.
|
2.5 Estratégias
Empresariais
COMPETITIVAS
GENÉRICAS
A
formulação das estratégias genéricas de Porter (1986), segundo Kotler e Keller (2005)
estabelecem três pontos que toda empresa deve levar em conta, que são:
Liderança em
custos:
a empresa deve esforçar-se para conseguir os menores custos de produção e de
distribuição, como forma de oferecer mais baixos preços que seus concorrentes e
ainda obter uma participação maior no mercado. No nosso caso, enquanto
Supermercado Mercantil X LTDA, preocupamo-nos em cumprir nossa missão de
fornecer produtos e serviços de máxima qualidade e melhor preço, de modo que em
cada uma de nossas lojas há um departamento comercial, no qual tanto o gerente
comercial/operacional como seu assistente comercial operam o SIGMX – Sistema de
Informações Gerenciais do MC – gerenciando os estoques, solicitações de
compras, comparações com preços atualizados de mercado, sendo tais atribuições
realizadas diariamente mediante fontes confiáveis. Podemos garantir que nossos
preços são os mais competitivos do Sul de Minas e tão bons quanto os das
melhores e maiores redes supermercadistas nacionais e internacionais, tais como
o Carrefour, o Pão de Açúcar, o Walt Smart, o Compre Bem, o Extra, o Bretas e o
Sendas. Outrossim, nossas parcerias com as redes Produtor e Eldorado
propiciaram-nos a partir de então fornecedores de qualidade, regularidade e
excelentes descontos, visto que solicitamos nossas compras em conjunto.
Diferenciação: a empresa deve
esforçar-se para conseguir um desempenho superior em uma área específica de
benfeitoria aos clientes, estimada pela grande maioria do mercado. Indubitavelmente, nossos maiores diferenciais
são os investimentos que aplicamos em três área chaves: a) estrutura e
operação: facilidade na execução dos processos internos mediante operação de
tecnologias de ponta atuais, plano de carreira justo e transparente, satisfação
dos stakeholders, layout, mix de produtos; b) trade marketing: telemarketing
(ouvidoria 0800), webmarketing (site), publicidade (merchandising) e propaganda
(campanhas, panfletagem, eventos); c) RSAE – Responsabilidade Socioambiental
Empresarial – mediante certificação SA 8000 (social) e ISO 14.0001 (ambiental)
bem como adoção à gestão GRI, a qual nos impulsiona a seguir diretrizes
internacionais de RSAE no que tange à publicação periódica da contabilidade
socioambiental dentro dos rígidos padrões exigidos.
Foco: a empresa deve
focar-se em públicos alvos específicos, analisando suas características a fim
de tornar os consumidores inativos em regulares e os regulares em intensos;
faz-se isso mediante análise mercadológica bem fundamentada e potencializada
pelas estratégias de diferenciação e custos, buscando sempre a liderança. Nesse
respeito, nossas parcerias com a Unimed, Restaurante Gaúcho, Drogaria Avenida e
Smart Computer visam ampliar nossas fatias de mercado aumentando
significativamente nossa lucratividade e educando nossos consumidores e aqueles
que conquistamos da clientela no que tange aos cuidados com saúde, educação,
inclusão social e digital, pelo que adotamos estrategicamente ao PAT – Programa
de Alimentação do Trabalhador, mediante o qual agimos socialmente para com
nossos funcionários e ao PID – Programa de Inclusão Digital – pelo que
fornecemos todos os melhores artigos e acessórios em informática assim como
fazemos doações a entidades filantrópicas sulmineiras, como as associações
comunitárias a fim de que elas, dentro dos espaços que lhes fornecemos, prestem
serviços de assistência tecnológica à inteira sociedade sulmineira e visitantes
com acesso gratuito à internet para famílias de baixa renda.
DE CRESCIMENTO
Interno: investimos internamente em três áreas
principais: a) Estrutura e Operação: desenvolvemos um quadro distributivo de
trabalho (QDT) estratégico; criamos o CTES MX – Centro de Treinamentos
Empresariais Supermercadistas do MX; elaboramos, promulgamos e implantamos o
Plano de Carreira, composto por: Plano de Cargos e Salários, Organograma
Funcional e Regimento Interno; elaboramos, promulgamos e implantamos o Código
de Ética Profissional, norteando os relacionamentos com todos os nossos
públicos de interesse (stakeholders); elaboramos, promulgamos e implantamos o
Manual do Fornecedor, exigindo deles, além da qualidade, regularidade e bom
preço, atitudes socioambientalmente responsáveis; b) Trade Marketing: nossos
8.400 produtos são todos catalogados e
os principais deles são expostos em outdoor em nossas lojas; investimos em
publicidade: merchandising nos nossos seis pontos de venda e merchandising na
TV, nas rádios AM/FM, no jornal impresso Super MX e no site institucional;
investimos em propaganda: trabalhamos com panfletagem, realizamos campanhas,
participamos de feiras e outros eventos regionais tais como festa do padroeira,
mega cycle, semana santa, dentre outros; c) Responsabilidade Social e Ambiental
Empresarial – RSAE: somos certificados pela SA 8.000 e pela ISO 14.001, pelo
que satisfazemos plenamente todas as condições socioambientais necessárias à
adoção e certificação das mesmas; aderimos a gestão GRI, publicando
semestralmente o Balanço Socioambiental de acordo com as diretrizes
internacionais do GRI e nacionais do CFC NBC T-15, a qual entrou em vigor em 1°
de janeiro de 2006.
Horizontal: nosso crescimento horizontal consiste
atualmente nas parcerias estratégicas que realizamos com: 1. Smart Computer, de
assistência e comercialização na área de informática; 2. Drogaria da Terra,
farmácia sulmineira bem conhecida, tradicional e com elevada credibilidade por
parte de seus consumidores; 3. Sabor da Terra, restaurante sulmineiro muito
prático na oferta de refeições caseiras mineiras, cariocas e paulistas; 4.
Unimed, cooperativa de trabalho médico do Circuito das Águas.
Vertical: nosso crescimento vertical consiste
atualmente nas parcerias estratégicas que efetivamos com: 1. Eldorado, rede
supermercadista com cinco lojas no Sul de Minas; 2. Produtor, rede supermercadista
com duas lojas no Sul de Minas e duas no nordeste de São Paulo.
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