quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A relevância da Administração para a Gestão de Negócios



Blog “Gestão e Negócios Sustentáveis”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.



GESTÃO EM NEGÓCIOS



Os negócios ao redor do mundo estão em constante transformação e o Brasil ocupa uma posição estratégica nesse cenário. Isto requer atenção permanente do Gestor para tomada de decisões. O planejamento , a partir de uma visão estratégica e global de longo prazo, deve estar presente no dia-a-dia das organizações.
Dúvidas e questionamentos frequentes demandam atenção constante de um Gestor sobre áreas vitais da organização. Um rol, não terminativo, de questões que se apresentam ao administrador gira sempre em torno de RISCOS. Dividimos os riscos de um negócio em um grupo de hipótese:

·       Riscos do Negócio pelo ambiente de mercado, representados pela oferta de demanda e concorrentes;
·       Riscos Operacionais, representados pelo risco financeiro, tributário, processos não definidos, logísticas e outros riscos da operação;
·       Riscos Ambientais, representados pelo impacto do passivo ambiental que pode ser de natureza punitiva, por infração de Norma ou de rejeição ou no consumo de produtos  julgados não ecologicamente corretos;
·       Riscos Tecnológicos representados pelo inegável impacto das tecnologias desatualizadas, subaproveitadas ou superdimensionadas;
·       Riscos de Informação. A gestão de uma organização deve ser alicerçada em um Sistema de Informações seguro, em tempo real e baseado em Tecnologias de Informação adequadamente projetado.

O desafio do gestor é buscar maior eficiência e eficácia onde a ESTRATÉGIA e a INFORMAÇÃO se apresentam como elementos de maior impacto na administração do negócio. Diagnosticar cenários e estabelecer ações de curto, médio e longo prazo são a melhor forma de alocar corretamente os recursos disponíveis: humanos, tecnológicos e financeiros.
É com a consciência da sua importância que as áreas de Consultoria em Gestão Econômica e Financeira, Gestão Empreendedora, Gestão Estratégica, Gestão Holística, dentre outras, atuam no mercado.

A RELEVÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

Por: Administrador Roberto Carvalho Cardoso, Presidente do CFA.

Segundo o último Censo da Educação Superior de 2008, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC), o país tem 1.805 Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de Administração. São mais de 780 mil alunos matriculados e cerca de 108 mil formandos por ano. Hoje, o curso é uma das graduações mais procuradas em todo o Brasil.
Mas, afinal, qual a função do Administrador? Este profissional é responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da empresa pública ou privada. A atuação do Administrador é bastante ampla, sendo necessário em todo tipo de empresas. Ele atua em diversas áreas como comercial, logística, financeira, compras, recursos humanos, marketing, entre outras, pois o Administrador é um profissional de múltiplas competências.
A profissão foi regulamentada por meio da Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, que criou, também, os Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs). Depois disso, a Administração passou a ser ainda mais valorizada em diversos setores da sociedade. Apesar disso, algumas empresas ainda insistem em não contratarem Administradores. Mas é importante alertar que assim como não existe futuro sem planejamento, não existe organização sem administração. Em todas organizações, seja ela pública ou privada, é necessária a presença deste profissional.
É possível, também, criar uma organização sem o mínimo de administração, mas é impossível mantê-la sem administrá-la. Sabemos que muitas organizações, por exemplo, fecham as portas por falta de administração. Por isso, os Administradores são imprescindíveis para o bom andamento da empresa.
Para ser um bom Administrador, recomendo que a pessoa tenha certas características. Ser proativo, saber gerenciar uma equipe e ter espírito de liderança são algumas delas. Além disso, tem que saber planejar ações, controlar, dirigir e ordenar tarefas, visando maior produtividade e lucratividade.
Por fim, a história prova que em momentos de crises financeiras e políticas as empresas com um bom sistema de gestão conseguiram superar as dificuldades. Mais do que eficiente e capaz, este profissional é acostumado às mudanças e sabe o que é necessário para adaptar-se a elas.
Parabéns Administradores, profissionais de múltiplas competências.


A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO NO DIA-A-DIA

 

A dona de casa Lourdes Silva é professora aposentada, o que não significa que ela não trabalhe: dentro da residência, coordena todas as atividades do lar: 'Eu cuido de tudo, da cozinha às despesas. No meu freezer, todas as carnes estão separadas, embaladas e etiquetadas; e as contas são sempre organizadas por data de vencimento', afirma. Exagero? Nada disso: dona Lourdes é uma administradora do lar, por isso faz questão de acompanhar, de perto, todos os processos da casa.
Empresários, donas de casa e prefeitos têm atuações bem distintas, mas as suas funções estão mais próximas do que aparentam: todos desempenham tarefas em função de um grupo, seja o setor público, a companhia ou até mesmo o núcleo familiar. Este é o trabalho do administrador: planejar, controlar, dirigir e ordenar tarefas, visando maior produtividade e lucratividade.
A função é bem antiga: surgiu antes de Cristo, quando a sociedade começava a se organizar. No período neolítico, os primeiros agricultores passaram a estocar alimentos, permitindo que a comunidade sempre tivesse o que comer, mesmo em tempos de dificuldade. Gerenciar este plantio permitiu que os nossos ancestrais se tornassem sedentários, dando os primeiros passos para a sociedade que conhecemos.
Lidar com dinheiro e equilibrar orçamentos de forma competente exige um bom gerenciamento. A função do administrador é tão importante que, há quatro décadas, foi reconhecida como profissão no Brasil. No meio acadêmico, é um curso que está presente em diversas faculdades e universidades do país, sempre com uma procura muito grande. Segundo dados do portal de ensino Universia Brasil, de 1991 até 2004 o número de alunos matriculados em cursos de administração triplicou, e hoje passa de meio milhão de matriculados em todo o País.
'O curso de administração, hoje, é o mais procurado do Brasil. Nenhum outro curso de graduação tem tantos alunos matriculados nas faculdades do país', afirma Ricardo Gluck Paul, diretor de marketing da FAP (Faculdade do Pará). Aqui, temos mais de 1.700 alunos cursando administração, e isto se deve ao grande leque de possibilidades que o curso oferece. ? possível, por exemplo, agregar pós graduação em várias áreas, gerando uma formação bastante completa. O administrador adquire conhecimentos para percorrer áreas diversas, o que facilita a gestão de empresas até a pequena dimensão do lar', comemora Ricardo.
Aline Tomazo é um destes 1.700 estudantes. Ela estudava na Unip (Universidade Paulista), e transferiu o curso de São Paulo para Belém, integrando a primeira turma da FAP. Para Aline, não houve diferença: a instituição parãnse, avaliada pelo MEC com o conceito CMB (Condições Muito Boas) ofereceu um curso equivalente ao que ela cursava em São Paulo.
Aline já apresentou sua monografia e apenas aguarda a festa de formatura, que será dia 26, para entrar de vez no mercado, aproveitando as diversas oportunidades que o curso oferece: 'A área de administração é realmente muito ampla: eu posso atuar em órgãos públicos, privados, escolas e hospitais de qualquer porte', festeja a colanda que, apesar do grande leque, já fez sua escolha: 'O que me interessa mesmo é o comércio exterior. Mas também quero lecionar - por isso, vou agilizar meu mestrado'.

Fonte 2:

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO


A partir da teoria do norte-americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915), a da administração científica que a administração ascende ao posto de ciência.
As organizações são: heterogêneas, de portes, estruturas, objetivos, culturas diferentes, não existindo assim duas organizações iguais, imutáveis.
Existem as organizações formais, informais e lucrativas, voltadas para as empresas e também as informais e não lucrativas derecionadas para as empresas públicas e O.N.G.
Administrar é o processo pelo qual se planeja, organiza, dirige e controla uma empresa,portanto é o trabalho organizado, onde existem pessoas buscando a realização de objetivos comuns, podendo-se aplicar conceitos e técnicas administrativas.O administrador não só tem o dever de solucionar problemas,administrar conflitos, como também o de dimensionar recursos, planejar a aplicação e efetuar a estratégia, liderar lucros e motivar pessoas.
Em suma o administrador tem a responsabilidade pela liderança de pessoas, com o objetivo de máxima eficiência e eficácia.


A IMPORTÂNCIA DE UM LIVRO DE ADMINISTRAÇÃO PARA A GESTÃO DE NEGÓCIOS

Por: Werner Kugelmeier - Consultor Empresarial – publicado em 10/05/2009

A gestão empresarial e, consequentemente, os gestores, estão expostos aos efeitos que o mundo corporativo atual provoca com sua interconexão sem fronteiras, chamada de globalização.
A globalização veio para ficar e nada será capaz de segurá-la. As empresas estão “condenadas” a ajustar suas práticas de gestão empresarial, seja no âmbito comportamental, gerencial ou tecnológico. Vale tudo desde que isto possibilite a manutenção ou melhoria de resultados.
Mais do que nunca tem razão o guru conceituado, Peter Senge, quando alerta que a empresa deve ser uma “Organização de Aprendizado (Learning Organization).
Antes a gente dizia: “vamos indo, devagar e sempre”; hoje dizemos: “vamos mudando, rápido – e sempre”
Afinal estamos enfrentando um cenário onde as distâncias se reduziram “a zero”, onde negócios se movem “na velocidade da internet” e onde os stakeholders da empresa, isto é, os colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e investidores, estão transitando do regional/pessoal para o internacional/profissional, tornando-se cada vez mais exigentes.
Existem muitas organizações que despertaram por esta contingência, mas não sabem como fazer diante do ritmo frenético que não permite uma reflexão sobre ferramentas que possam facilitar o dia-a-dia do gestor.
Os stakeholders mais importantes da empresa são seus colaboradores; o grande propulsor da gestão empresarial são os gestores. Um livro de administração para a gestão empresarial e/ou para os gestores contribui para multiplicar o potencial produtivo e, assim, maximizar o desempenho superior do gestor no seu dia-a-dia.
O despertar da aplicação dos conhecimentos, das dicas e dos aprendizados de um livro de administração convida a usar ousadia, inspiração e inovação com o intuito de participar ou até de antecipar as tendências do mundo da globalização dos negócios.
Um livro de administração, com estas características, ganha ainda mais importância na medida em que ele aborda assuntos que estão na moda, ou seja, todos que giram em torno da modernização e profissionalização da Gestão Empresarial.
Atualmente, entre as práticas mais valorizadas de gestão empresarial podemos citar:

·       Gestão Baseada em Valor – GBV (Value Based Management – VBM), o modelo de gestão executiva que desmembra o processo gerencial em suas fases-chave como objetivo – estratégia – prioridade – pessoas – recursos – organização; monitoramento com foco na criação de valor para os stakeholders: a ferramenta para o Gestor Executivo com visão de negócio;

·       Gestão de Capital Humano, que facilita para o gestor a tarefa de multiplicar o potencial produtivo do intra-empreendedor (intrapreneur) no seu time -o profissional que ousa em seus propósitos, inspira pessoas e promove o aprendizado e a  inovação organizacional e comportamental: a ferramenta para o Gestor Humano como educador corporativo;
·       Gestão de Marketing, Comunicação e Vendas “de guerra” voltada para o mercado internacional, buscando aumentar a receita e lucratividade de forma sustentável, através do gestor intercultural e/ou Trader Internacional “go-to-market”:a ferramenta para o Gestor Comercial que sabe lidar com diversidade multicultural e incorporação da internacionalização nos negócios;

·       Gestão de Resultado que explora os recursos da Tecnologia de Informação e de Comunicação – TIC, para facilitar o monitoramento completo, correto, explícito e em tempo real de resultados, através de ferramentas digitais como Balanced ScoreCard e Business Intelligence:a ferramenta para o Gestor piloto do seu negócio (cockpit manager).

Resta enfatizar que idéias como as colocadas em um livro administração devem ser questionadas, discutidas e melhoradas; nenhum autor conhece tudo. O que importa é desencadear uma mudança, seja ela lenta ou radical. Livros de administração não existem para servir de solução pronta, mas para estimular o gestor a participar ativamente das decisões na organização onde ele está inserido, tornando-se, assim, um agente de mudança efetivo de uma Organização de Aprendizado e não um mero refém da mudança; aliás, reclamar e pichar é fácil, mas o que é difícil e também o que realmente importa é agir e exigir de si próprio, antes de tudo, nem que seja só para cultivar o hábito de leitura!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para enriquecer a participação nesse blog com seus comentários. Após análise dos mesmos, fornecer-lhe-ei um feedback simples.