Blog “Gestão
e Negócios Sustentáveis”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.
Disponível
em http://gestaoenegociossustentaveis.blogspot.com
GESTÃO EM
NEGÓCIOS
Os negócios ao redor do mundo estão em constante
transformação e o Brasil ocupa uma posição estratégica nesse cenário. Isto
requer atenção permanente do Gestor para tomada de decisões. O planejamento , a
partir de uma visão estratégica e global de longo prazo, deve estar presente no
dia-a-dia das organizações.
Dúvidas e questionamentos frequentes demandam
atenção constante de um Gestor sobre áreas vitais da organização. Um
rol, não terminativo, de questões que se apresentam ao administrador gira
sempre em torno de RISCOS. Dividimos os riscos de um negócio em um grupo
de hipótese:
·
Riscos do
Negócio pelo ambiente de mercado, representados pela oferta de demanda e
concorrentes;
·
Riscos
Operacionais, representados pelo risco financeiro, tributário, processos não
definidos, logísticas e outros riscos da operação;
·
Riscos
Ambientais, representados pelo impacto do passivo ambiental que pode ser de
natureza punitiva, por infração de Norma ou de rejeição ou no consumo de
produtos julgados não ecologicamente corretos;
·
Riscos
Tecnológicos representados pelo inegável impacto das tecnologias
desatualizadas, subaproveitadas ou superdimensionadas;
·
Riscos de
Informação. A gestão de uma organização deve ser alicerçada em um Sistema de
Informações seguro, em tempo real e baseado em Tecnologias de
Informação adequadamente projetado.
O desafio do gestor é buscar maior eficiência e
eficácia onde a ESTRATÉGIA e a INFORMAÇÃO se apresentam como elementos de maior
impacto na administração do negócio. Diagnosticar cenários e estabelecer ações
de curto, médio e longo prazo são a melhor forma de alocar corretamente os
recursos disponíveis: humanos, tecnológicos e financeiros.
É com a consciência da sua importância que as áreas
de Consultoria em Gestão Econômica e
Financeira, Gestão Empreendedora, Gestão Estratégica, Gestão Holística,
dentre outras, atuam no mercado.
A RELEVÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO
Por: Administrador
Roberto Carvalho Cardoso, Presidente do CFA.
Segundo o último Censo da Educação Superior de
2008, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC), o país tem 1.805
Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de Administração.
São mais de 780 mil alunos matriculados e cerca de 108 mil formandos por ano.
Hoje, o curso é uma das graduações mais procuradas em todo o Brasil.
Mas, afinal, qual a função do Administrador? Este
profissional é responsável pelo planejamento de estratégias e pelo
gerenciamento do dia-a-dia da empresa pública ou privada. A atuação do
Administrador é bastante ampla, sendo necessário em todo tipo de empresas. Ele
atua em diversas áreas como comercial, logística, financeira, compras, recursos
humanos, marketing, entre outras, pois o Administrador é um profissional de
múltiplas competências.
A profissão foi regulamentada por meio da Lei 4.769
de 9 de setembro de 1965, que criou, também, os Conselhos Federal e Regionais
de Administração (CFA/CRAs). Depois disso, a Administração passou a ser ainda
mais valorizada em diversos setores da sociedade. Apesar disso, algumas
empresas ainda insistem em não contratarem Administradores. Mas é importante
alertar que assim como não existe futuro sem planejamento, não existe
organização sem administração. Em todas organizações, seja ela pública ou
privada, é necessária a presença deste profissional.
É possível, também, criar uma organização sem o
mínimo de administração, mas é impossível mantê-la sem administrá-la. Sabemos
que muitas organizações, por exemplo, fecham as portas por falta de
administração. Por isso, os Administradores são imprescindíveis para o bom
andamento da empresa.
Para ser um bom Administrador, recomendo que a
pessoa tenha certas características. Ser proativo, saber gerenciar uma equipe e
ter espírito de liderança são algumas delas. Além disso, tem que saber planejar
ações, controlar, dirigir e ordenar tarefas, visando maior produtividade e
lucratividade.
Por fim, a história prova que em momentos de crises
financeiras e políticas as empresas com um bom sistema de gestão conseguiram
superar as dificuldades. Mais do que eficiente e capaz, este profissional é
acostumado às mudanças e sabe o que é necessário para adaptar-se a elas.
Parabéns Administradores,
profissionais de múltiplas competências.
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO NO DIA-A-DIA
A
dona de casa Lourdes Silva é professora aposentada, o que não significa que ela
não trabalhe: dentro da residência, coordena todas as atividades do lar: 'Eu
cuido de tudo, da cozinha às despesas. No meu freezer, todas as carnes estão
separadas, embaladas e etiquetadas; e as contas são sempre organizadas por data
de vencimento', afirma. Exagero? Nada disso: dona Lourdes é uma administradora
do lar, por isso faz questão de acompanhar, de perto, todos os processos da
casa.
Empresários,
donas de casa e prefeitos têm atuações bem distintas, mas as suas funções estão
mais próximas do que aparentam: todos desempenham tarefas em função de um
grupo, seja o setor público, a companhia ou até mesmo o núcleo familiar. Este é
o trabalho do administrador: planejar, controlar, dirigir e ordenar tarefas,
visando maior produtividade e lucratividade.
A
função é bem antiga: surgiu antes de Cristo, quando a sociedade começava a se
organizar. No período neolítico, os primeiros agricultores passaram a estocar
alimentos, permitindo que a comunidade sempre tivesse o que comer, mesmo em
tempos de dificuldade. Gerenciar este plantio permitiu que os nossos ancestrais
se tornassem sedentários, dando os primeiros passos para a sociedade que
conhecemos.
Lidar
com dinheiro e equilibrar orçamentos de forma competente exige um bom
gerenciamento. A função do administrador é tão importante que, há quatro
décadas, foi reconhecida como profissão no Brasil. No meio acadêmico, é um
curso que está presente em diversas faculdades e universidades do país, sempre
com uma procura muito grande. Segundo dados do portal de ensino Universia
Brasil, de 1991 até 2004 o número de alunos matriculados em cursos de
administração triplicou, e hoje passa de meio milhão de matriculados em todo o
País.
'O
curso de administração, hoje, é o mais procurado do Brasil. Nenhum outro curso
de graduação tem tantos alunos matriculados nas faculdades do país', afirma
Ricardo Gluck Paul, diretor de marketing da FAP (Faculdade do Pará). Aqui,
temos mais de 1.700 alunos cursando administração, e isto se deve ao grande
leque de possibilidades que o curso oferece. ? possível, por exemplo, agregar
pós graduação em várias áreas, gerando uma formação bastante completa. O
administrador adquire conhecimentos para percorrer áreas diversas, o que
facilita a gestão de empresas até a pequena dimensão do lar', comemora Ricardo.
Aline
Tomazo é um destes 1.700 estudantes. Ela estudava na Unip (Universidade
Paulista), e transferiu o curso de São Paulo para Belém, integrando a primeira
turma da FAP. Para Aline, não houve diferença: a instituição parãnse, avaliada
pelo MEC com o conceito CMB (Condições Muito Boas) ofereceu um curso
equivalente ao que ela cursava em São Paulo.
Aline
já apresentou sua monografia e apenas aguarda a festa de formatura, que será
dia 26, para entrar de vez no mercado, aproveitando as diversas oportunidades
que o curso oferece: 'A área de administração é realmente muito ampla: eu posso
atuar em órgãos públicos, privados, escolas e hospitais de qualquer porte',
festeja a colanda que, apesar do grande leque, já fez sua escolha: 'O que me
interessa mesmo é o comércio exterior. Mas também quero lecionar - por isso,
vou agilizar meu mestrado'.
Fonte 2:
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
A partir da teoria do norte-americano
Frederick Winslow Taylor (1856-1915), a da administração científica que a
administração ascende ao posto de ciência.
As organizações são: heterogêneas, de portes, estruturas, objetivos, culturas diferentes, não existindo assim duas organizações iguais, imutáveis.
As organizações são: heterogêneas, de portes, estruturas, objetivos, culturas diferentes, não existindo assim duas organizações iguais, imutáveis.
Existem as organizações formais,
informais e lucrativas, voltadas para as empresas e também as informais e não
lucrativas derecionadas para as empresas públicas e O.N.G.
Administrar é o processo pelo qual se
planeja, organiza, dirige e controla uma empresa,portanto é o trabalho
organizado, onde existem pessoas buscando a realização de objetivos comuns,
podendo-se aplicar conceitos e técnicas administrativas.O administrador não só
tem o dever de solucionar problemas,administrar conflitos, como também o de
dimensionar recursos, planejar a aplicação e efetuar a estratégia, liderar
lucros e motivar pessoas.
Em suma o administrador tem a
responsabilidade pela liderança de pessoas, com o objetivo de máxima eficiência
e eficácia.
Fonte 3: http://perspectivaspositivas.blogspot.com.br/2008/11/importncia-da-administrao-no-mundo.html
A
IMPORTÂNCIA DE UM LIVRO DE ADMINISTRAÇÃO PARA A GESTÃO DE NEGÓCIOS
Por: Werner
Kugelmeier - Consultor Empresarial – publicado em 10/05/2009
A gestão empresarial e,
consequentemente, os gestores, estão expostos aos efeitos que o mundo
corporativo atual provoca com sua interconexão sem fronteiras, chamada de
globalização.
A globalização veio para ficar e
nada será capaz de segurá-la. As empresas estão “condenadas” a ajustar suas
práticas de gestão empresarial, seja no âmbito comportamental, gerencial ou
tecnológico. Vale tudo desde que isto possibilite a manutenção ou melhoria de
resultados.
Mais do que nunca tem razão o
guru conceituado, Peter Senge, quando alerta que a empresa deve ser uma
“Organização de Aprendizado (Learning Organization).
Antes a gente dizia: “vamos indo,
devagar e sempre”; hoje dizemos: “vamos mudando, rápido – e sempre”
Afinal estamos enfrentando um
cenário onde as distâncias se reduziram “a zero”, onde negócios se movem “na
velocidade da internet” e onde os stakeholders da empresa, isto é, os
colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e investidores, estão
transitando do regional/pessoal para o internacional/profissional, tornando-se
cada vez mais exigentes.
Existem muitas organizações que
despertaram por esta contingência, mas não sabem como fazer diante do ritmo
frenético que não permite uma reflexão sobre ferramentas que possam facilitar o
dia-a-dia do gestor.
Os stakeholders mais
importantes da empresa são seus colaboradores; o grande propulsor da gestão
empresarial são os gestores. Um livro de administração para a gestão
empresarial e/ou para os gestores contribui para multiplicar o potencial
produtivo e, assim, maximizar o desempenho superior do gestor no seu dia-a-dia.
O despertar da aplicação dos
conhecimentos, das dicas e dos aprendizados de um livro de administração
convida a usar ousadia, inspiração e inovação com o intuito de participar ou
até de antecipar as tendências do mundo da globalização dos negócios.
Um livro de administração, com
estas características, ganha ainda mais importância na medida em que ele aborda
assuntos que estão na moda, ou seja, todos que giram em torno da modernização e
profissionalização da Gestão Empresarial.
Atualmente, entre as práticas
mais valorizadas de gestão empresarial podemos citar:
·
Gestão
Baseada em Valor – GBV (Value Based Management – VBM), o modelo de
gestão executiva que desmembra o processo gerencial em suas fases-chave como
objetivo – estratégia – prioridade – pessoas – recursos – organização;
monitoramento com foco na criação de valor para os stakeholders: a
ferramenta para o Gestor Executivo com visão de negócio;
·
Gestão de
Capital Humano, que facilita para o gestor a tarefa de multiplicar o potencial
produtivo do intra-empreendedor (intrapreneur) no seu time -o
profissional que ousa em seus propósitos, inspira pessoas e promove o
aprendizado e a inovação organizacional e comportamental: a ferramenta para
o Gestor Humano como educador corporativo;
·
Gestão de
Marketing, Comunicação e Vendas “de guerra” voltada para o mercado
internacional, buscando aumentar a receita e lucratividade de forma
sustentável, através do gestor intercultural e/ou Trader Internacional “go-to-market”:a
ferramenta para o Gestor Comercial que sabe lidar com diversidade multicultural
e incorporação da internacionalização nos negócios;
·
Gestão de
Resultado que explora os recursos da Tecnologia de Informação e de Comunicação
– TIC, para facilitar o monitoramento completo, correto, explícito e em tempo
real de resultados, através de ferramentas digitais como Balanced ScoreCard
e Business Intelligence:a ferramenta para o Gestor piloto do seu negócio
(cockpit manager).
Resta enfatizar que idéias como
as colocadas em um livro administração devem ser questionadas, discutidas e
melhoradas; nenhum autor conhece tudo. O que importa é desencadear uma mudança,
seja ela lenta ou radical. Livros de administração não existem para servir de
solução pronta, mas para estimular o gestor a participar ativamente das
decisões na organização onde ele está inserido, tornando-se, assim, um agente
de mudança efetivo de uma Organização de Aprendizado e não um mero refém da
mudança; aliás, reclamar e pichar é fácil, mas o que é difícil e também o que
realmente importa é agir e exigir de si próprio, antes de tudo, nem que seja só
para cultivar o hábito de leitura!
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